Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade abre inscrições para startups com foco em negócios de impacto social.
Como anunciado na Campus Party Brasília o Ford Foundm e a Artemísia estarão recebendo as inscrições.
O Ford Fund, braço filantrópico da Ford, e a Artemisia vão selecionar e apoiar empreendedores de startups focadas no desenvolvimento de negócios de impacto social.
O Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade está com as inscrições abertas até 17 de setembro, por meio do website www.artemisia.org.br/fordfundlab.
“O objetivo da parceria é formar uma base para o desenvolvimento de negócios de impacto social na área da mobilidade e transporte no Brasil;
Com foco principalmente nas famílias de baixa renda, e sua dificuldade de acesso a serviços essenciais como escolas, hospitais;
Bancos e até oportunidades de emprego”.
Afirma Adriane Rocha, gerente de Relações Corporativas e Responsabilidade Social da Ford.
As organizações vão identificar e selecionar startups de todo o Brasil, em estágio de validação de produto/serviço;
Com protótipo desenvolvido e possivelmente já em primeiras vendas – que apresentem soluções inovadoras focadas em mobilidade;
E com potencial de gerar alto impacto social para milhares de pessoas da baixa renda.
O processo de aceleração de curto prazo – cinco semanas – tem como base a metodologia exclusiva da Artemisia;
Pioneira no fomento de negócios de impacto social no Brasil.
O programa conta com dois workshops presenciais e webinares temáticos.
Os inscritos passarão por um processo de seleção com três fases eliminatórias:
Análise das informações preenchidas no formulário de inscrição; entrevista com negócios mais alinhados; e seleção final pelo comitê.
Até 20 startups serão selecionadas e terão acesso a ferramentas inovadoras, conteúdos exclusivos;
Conexão com outros empreendedores do setor e mentorias com especialistas de negócio, impacto social e mobilidade;
Que apoiarão a formatação de modelo de negócio e o refinamento do impacto social que as soluções têm potencial de gerar.
Todo o programa foi elaborado para que os empreendedores possam ter maior clareza sobre os próximos passos de seu negócio;
E avancem no desenvolvimento de sua solução, além de estarem mais preparados para crescer e impactar positivamente a sociedade dentro do setor atuante.
Ao final do programa, serão escolhidos três negócios que receberão a doação de US$ 6.600 dólares cada do Ford Fund como capital semente.
As organizações serão selecionadas com base em critérios que enfatizam o propósito social do uso desse valor.
Potenciais soluções
São elegíveis negócios de todo o Brasil que apresentem soluções focadas em mobilidade com potencial impacto social positivo para a população de menor renda.
Além disso, o uso de fontes de energia limpa e sustentável e a contribuição para a redução de impactos ambientais negativos serão quesitos levados em consideração na análise das organizações.
A busca recai por soluções que aumentem a disponibilidade e a diversidade dos meios de transporte; otimizem o deslocamento ao aumentar a previsibilidade, agilidade e qualidade e reduzam custos e distâncias;
Viabilizem o acesso a mercados ou reduzam custos de logística de empreendedores e produtores de menor renda;
Aumentem a segurança, acessibilidade e autonomia e reduzam vulnerabilidades no deslocamento; facilitem o deslocamento para conectar pessoas a produtos e serviços básicos (saúde, educação);
E possibilitem adequações ao espaço público para aprimorar a mobilidade, tornando as cidades mais eficientes e fortalecendo a cidadania.
Análise setorial
A parceria prevê ainda o desenvolvimento de uma Tese de Impacto Social em Mobilidade, uma análise que reunirá informações relevantes sobre os desafios reais enfrentados pela população de baixa renda e levantará as oportunidades de negócios que atendam a esses desafios, com potencial para crescer e impactar milhões de pessoas.
O mapeamento tem previsão de lançamento para novembro deste ano.
“Garantir mobilidade é garantir o acesso a direitos básicos e promover uma sociedade mais saudável e autônoma.
A aliança estratégica entre a Artemisia e o Ford Fund tem o objetivo de desenvolver e fortalecer uma nova geração de negócios de impacto social com soluções inovadoras em mobilidade – tema que é transversal a outros setores estruturantes para o desenvolvimento da população de baixa renda”;
Explica Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia.
Negócios de impacto social são empresas que oferecem, de forma intencional, soluções para problemas sociais da população de baixa renda.
De acordo com a Artemisia, as principais características desse tipo de negócio são:
Foco na base da pirâmide (desenhados de acordo com as necessidades e características da população de baixa renda);
Intencionalidade (que possuem a missão explícita de causar impacto social e são geridos por empreendedores éticos e responsáveis);
Potencial de escala (podem ampliar o alcance por meio da expansão do próprio negócio);
Rentabilidade (possuem um modelo robusto que garante a rentabilidade sem depender de doações ou subsídios);
Impacto social relacionado à atividade principal (o produto ou serviço gera diretamente impacto social); e distribuição ou não de dividendos a acionistas.
FORD BRASIL
A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller;
E uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí.
Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.
SOBRE O FORD MOTOR COMPANY FUND AND COMMUNITY SERVICES
O Ford Motor Company Fund and Community Services;
Trabalha com parceiros comunitários e globais para promover a segurança no trânsito, a educação e a vida em comunidade.
O Ford Motor Company Fund tem atuado por mais de 67 anos com recursos da Ford Motor Company.
Ford Driving Skills for Life é um treinamento prático, gratuito e interativo focado no desenvolvimento de habilidades e técnicas de direção;
Que também aborda as consequências da inexperiência e distração ao volante.
A educação e inovação são encorajadas por meio do Ford Blue Oval Scholars;
Ford Driving Dreams, Ford Next Generation Learning e outros programas inovadores que apoiam estudantes do Ensino Médio e concedem bolsas para universitários.
O Ford Volunteer Corps recruta mais de 30.000 empregados e aposentados da Ford a cada ano para trabalharem;
Em projetos locais que fortalecem suas comunidades e melhoram a vida das pessoas em mais de 40 países ao redor do mundo.
Para obter mais informações, visite http://community.ford.com.
ARTEMISIA
A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil.
A missão da organização é inspirar, capacitar e potencializar talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios;
Que rompam com os padrões precedentes e (re)signifiquem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos.
Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, a Artemisia é signatária do Pacto Global das Nações Unidas; Possui atuação nacional e escritório em São Paulo.
A Artemisia foi a primeira organização do Brasil a fazer parte da Omidyar Foundation;
A mais respeitada organização no setor de investimento de impacto, fundada por Pierre Omidyar, empreendedor do Ebay.
Recentemente, a Artemisia também foi anunciada como uma das cinco organizações selecionadas;
Entre 115 de toda a América Latina, pelo edital da Rockefeller Foundation, Avina, Avina Americas e Omidyar. www.artemisia.org.br.
Artigos relacionados
#CPBSB Ford apresentou programa de impacto social em mobilidade na Campus Party