Home Atualidades Ford Fund Lab: abre inscrições para startups

Ford Fund Lab: abre inscrições para startups

por Paulo Fernandes Maciel
Ford Fund

Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade abre inscrições para startups com foco em negócios de impacto social.

Ford Fund

Como anunciado na Campus Party Brasília o Ford Foundm e a Artemísia estarão recebendo as inscrições.

O Ford Fund, braço filantrópico da Ford, e a Artemisia vão selecionar e apoiar empreendedores de startups focadas no desenvolvimento de negócios de impacto social.

O Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade está com as inscrições abertas até 17 de setembro, por meio do website www.artemisia.org.br/fordfundlab.

“O objetivo da parceria é formar uma base para o desenvolvimento de negócios de impacto social na área da mobilidade e transporte no Brasil;

Com foco principalmente nas famílias de baixa renda, e sua dificuldade de acesso a serviços essenciais como escolas, hospitais;

Bancos e até oportunidades de emprego”.

Afirma Adriane Rocha, gerente de Relações Corporativas e Responsabilidade Social da Ford.

As organizações vão identificar e selecionar startups de todo o Brasil, em estágio de validação de produto/serviço;

Com protótipo desenvolvido e possivelmente já em primeiras vendas – que apresentem soluções inovadoras focadas em mobilidade;

E com potencial de gerar alto impacto social para milhares de pessoas da baixa renda.

 

O processo de aceleração de curto prazo – cinco semanas – tem como base a metodologia exclusiva da Artemisia;

Pioneira no fomento de negócios de impacto social no Brasil.

 

O programa conta com dois workshops presenciais e webinares temáticos.

Os inscritos passarão por um processo de seleção com três fases eliminatórias:

Análise das informações preenchidas no formulário de inscrição; entrevista com negócios mais alinhados; e seleção final pelo comitê.

 

Até 20 startups serão selecionadas e terão acesso a ferramentas inovadoras, conteúdos exclusivos;

Conexão com outros empreendedores do setor e mentorias com especialistas de negócio, impacto social e mobilidade;

Que apoiarão a formatação de modelo de negócio e o refinamento do impacto social que as soluções têm potencial de gerar.

 

Todo o programa foi elaborado para que os empreendedores possam ter maior clareza sobre os próximos passos de seu negócio;

E avancem no desenvolvimento de sua solução, além de estarem mais preparados para crescer e impactar positivamente a sociedade dentro do setor atuante.

Ao final do programa, serão escolhidos três negócios que receberão a doação de US$ 6.600 dólares cada do Ford Fund como capital semente.

As organizações serão selecionadas com base em critérios que enfatizam o propósito social do uso desse valor.

 

Potenciais soluções

São elegíveis negócios de todo o Brasil que apresentem soluções focadas em mobilidade com potencial impacto social positivo para a população de menor renda.

Além disso, o uso de fontes de energia limpa e sustentável e a contribuição para a redução de impactos ambientais negativos serão quesitos levados em consideração na análise das organizações.

A busca recai por soluções que aumentem a disponibilidade e a diversidade dos meios de transporte; otimizem o deslocamento ao aumentar a previsibilidade, agilidade e qualidade e reduzam custos e distâncias;

Viabilizem o acesso a mercados ou reduzam custos de logística de empreendedores e produtores de menor renda;

Aumentem a segurança, acessibilidade e autonomia e reduzam vulnerabilidades no deslocamento; facilitem o deslocamento para conectar pessoas a produtos e serviços básicos (saúde, educação);

E possibilitem adequações ao espaço público para aprimorar a mobilidade, tornando as cidades mais eficientes e fortalecendo a cidadania.

 

Análise setorial

A parceria prevê ainda o desenvolvimento de uma Tese de Impacto Social em Mobilidade, uma análise que reunirá informações relevantes sobre os desafios reais enfrentados pela população de baixa renda e levantará as oportunidades de negócios que atendam a esses desafios, com potencial para crescer e impactar milhões de pessoas.

O mapeamento tem previsão de lançamento para novembro deste ano.

 

“Garantir mobilidade é garantir o acesso a direitos básicos e promover uma sociedade mais saudável e autônoma.

A aliança estratégica entre a Artemisia e o Ford Fund tem o objetivo de desenvolver e fortalecer uma nova geração de negócios de impacto social com soluções inovadoras em mobilidade – tema que é transversal a outros setores estruturantes para o desenvolvimento da população de baixa renda”;

Explica Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia.

Negócios de impacto social são empresas que oferecem, de forma intencional, soluções para problemas sociais da população de baixa renda.

De acordo com a Artemisia, as principais características desse tipo de negócio são:

Foco na base da pirâmide (desenhados de acordo com as necessidades e características da população de baixa renda);

Intencionalidade (que possuem a missão explícita de causar impacto social e são geridos por empreendedores éticos e responsáveis);

Potencial de escala (podem ampliar o alcance por meio da expansão do próprio negócio);

Rentabilidade (possuem um modelo robusto que garante a rentabilidade sem depender de doações ou subsídios);

Impacto social relacionado à atividade principal (o produto ou serviço gera diretamente impacto social); e distribuição ou não de dividendos a acionistas.

 

FORD BRASIL
A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller;

E uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí.

Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.

SOBRE O FORD MOTOR COMPANY FUND AND COMMUNITY SERVICES
O Ford Motor Company Fund and Community Services;

Trabalha com parceiros comunitários e globais para promover a segurança no trânsito, a educação e a vida em comunidade.

O Ford Motor Company Fund tem atuado por mais de 67 anos com recursos da Ford Motor Company.

Ford Driving Skills for Life é um treinamento prático, gratuito e interativo focado no desenvolvimento de habilidades e técnicas de direção;

Que também aborda as consequências da inexperiência e distração ao volante.

A educação e inovação são encorajadas por meio do Ford Blue Oval Scholars;

Ford Driving Dreams, Ford Next Generation Learning e outros programas inovadores que apoiam estudantes do Ensino Médio e concedem bolsas para universitários.

O Ford Volunteer Corps recruta mais de 30.000 empregados e aposentados da Ford a cada ano para trabalharem;

Em projetos locais que fortalecem suas comunidades e melhoram a vida das pessoas em mais de 40 países ao redor do mundo.

Para obter mais informações, visite http://community.ford.com.

ARTEMISIA
A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil.

A missão da organização é inspirar, capacitar e potencializar talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios;

Que rompam com os padrões precedentes e (re)signifiquem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos.

Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, a Artemisia é signatária do Pacto Global das Nações Unidas; Possui atuação nacional e escritório em São Paulo.

A Artemisia foi a primeira organização do Brasil a fazer parte da Omidyar Foundation;

A mais respeitada organização no setor de investimento de impacto, fundada por Pierre Omidyar, empreendedor do Ebay.

Recentemente, a Artemisia também foi anunciada como uma das cinco organizações selecionadas;

Entre 115 de toda a América Latina, pelo edital da Rockefeller Foundation, Avina, Avina Americas e Omidyar. www.artemisia.org.br.

Artigos relacionados

#CPBSB Ford apresentou programa de impacto social em mobilidade na Campus Party

 

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações