A Identidade visual: quando o segredo do seu sucesso está bem à vista.
O segredo de um negócio de sucesso pode estar bem à mostra, para todo mundo ver.
A frase que parece contraditória, na verdade, refere-se ao que chamamos de identidade visual que define a forma como uma empresa;
Por exemplo, deseja ser reconhecida e percebida pelos seus clientes e pela sociedade de modo geral, se diferenciando da concorrência.
A identidade visual, portanto, é o conjunto de elementos formais que representa visualmente e de forma sistematizada;
Um nome, uma ideia, um produto, uma empresa, instituição ou serviço.
Esse conjunto de elementos costuma ter como base uma logomarca integrada a um logotipo, com cores bem determinadas e relacionadas ao segmento que representa.
Em um cenário econômico onde a concorrência é crescente, a identidade visual distingue as empresas e os produtos;
Aumentando a confiabilidade dos clientes no momento da compra do bem ou serviço.
No conjunto de elementos que compõem a identidade visual, temos, entre outros, o padrão de cores, a imagem, a tipologia.
Regra número um da identidade visual
Para que a junção destes itens seja harmônica e expresse com fidelidade tudo o que se pode esperar de uma empresa ou produto é necessário que o trabalho seja desenvolvido por profissionais da área, com conhecimento suficiente para que o negócio/produto de fato apareça e se diferencie dos demais, ao mesmo tempo em que ganha uma identidade única e exclusiva.
A identidade visual é expressa nas mais diversas formas de apresentação.
Ela deve estar bem definida na fachada da empresa, na papelaria (cartão de visita, envelope, papel timbrado, folder, portfólio, etc);
Na sinalização externa e interna (letreiros e placas indicativas, por exemplo), no website;
Nas redes sociais, em assinaturas de e-mails, nas embalagens.
Ou seja, em todo e qualquer material que será percebido pelo cliente.
Todas as empresas, independente do porte, devem investir seus recursos na construção de uma boa identidade visual.
O retorno do valor aplicado será infinitamente maior com o passar dos anos e virá com a fixação da marca e com a fidelização dos clientes;
Dois fatores preponderantes para o sucesso de qualquer organização.
Por isso, após a criação da identidade visual, com seu padrão próprio de cores, nome e logotipo;
É importante difundi-la, para que mais pessoas possam ter contato com ela, identificá-la.
Uma identidade bem construída, obedecendo os modernos padrões do design gráfico, tem grande responsabilidade no sucesso de um empreendimento, porque informa, por si só, ao mercado comprador quesitos, como confiabilidade, solidez, qualidade e cuidado.
Daí porque dizer que a forma como a empresa/produto se apresenta ao mercado é determinante para seu sucesso.
A imagem nas Redes Sociais
Para quem mantém canais de comunicação e de interface com clientes nas redes sociais;
Todo o cuidado é pouco em se tratando da imagem.
Como esses canais têm grande poder de disseminar a informação;
É preciso se valer da cautela e do bom senso, além, é claro, de um cuidado muito especial no que tange;
À grafia correta das palavras e às demais exigências da língua portuguesa.
Páginas simples, mas bem feitas, expressam muito mais sobre o negócio que qualquer arsenal tecnológico que contenha erros primários;
Como palavras escritas incorretamente.
Identidade visual nas fachadas
Nas fachadas, uma boa opção para que à identidade visual se aliem fatores que agregam valor ao negócio, está o uso de painel em ACM e placa em ACM.
ACM é a sigla em inglês para (Aluminum Composite Material), ou seja, Material de Alumínio Composto. Graças às suas características, este material contribui para alavancar negócios e impulsionar empreendimentos que ganham muito mais visibilidade, com baixo custo de manutenção.
Modernos, extremamente adaptáveis a formas curvas e planas, o painel em ACM;
E a placa em ACM estão ganhando cada vez mais espaço no mercado;
E sendo utilizados pelas empresas de diversos segmentos, tanto interna quanto externamente.
Colorido, versátil e arrojado, esse material oferece ainda outra grande vantagem para quem opta pela modernização de fachadas a partir de sua utilização.
O tempo de obra é muito reduzido, visto que os painéis em ACM são aplicados por sobre a estrutura existente, melhorando e muito seu acabamento.