O Governador José Ivo Sartori, acompanhado de secretários, participou ontem dia 6/3, da abertura da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, no parque da cooperativa.
A Exposição, feira vai até o dia 10 de março e reúne mais de 500 expositores nacionais e internacionais de máquinas e equipamentos para a produção vegetal e animal, pesquisa, agricultura familiar, serviços, instituições financeiras e entidades vindos de aproximadamente 70 países.
Em visita ao Espaço do Cooperativismo do Sistema Ocergs na Expodireto Cotrijal, nesta segunda-feira (6), em Não-Me-Toque, o governador José Ivo Sartori se encontrou com o ministro do Trabalho e Previdência Social, Ronaldo Nogueira, que falava sobre a reforma da previdência. No momento, a proposta está em análise em comissão especial da Câmara dos Deputados.
Sartori destacou o exemplo do cooperativismo, definido como um esforço conjunto para produzir mais e melhor. Lembrou que no início de fevereiro o governo formalizou a criação de um grupo de fomento ao setor que possa ajudar as cooperativas a investir na ampliação ou na criação de novos negócios no Rio Grande do Sul. “Todos queremos uma sociedade mais forte e mais colaborativa. Só o mundo cooperativo pode ensinar isso”, completou.
Só em 2016, as cooperativas agropecuárias no Brasil faturaram R$ 20,45 bilhões – crescimento de 11,3% ante 2015, sendo responsável por aproximadamente 50% da produção agrícola. O cooperativismo gaúcho congrega cerca de 2,7 milhões de associados e é responsável por mais de 10% do PIB estadual.
O governador esteve ainda nas casas do Sistema Farsul – Senar e da Prefeitura de Não-Me-Toque, nos estandes da Jan e da Stara, nos espaços do Banrisul, do Badesul, do Banco do Brasil, além de visitar os veículos de comunicação.
Expodireto
Neste ano, serão mais de 500 expositores nacionais e internacionais de máquinas e equipamentos para a produção vegetal e animal, pesquisa, agricultura familiar, serviços, instituições financeiras e entidades vindos de pelo menos 70 países. No ano passado, o faturamento ficou na casa de R$ 1,5 bilhão. Em 2016, recebeu mais de 210 mil visitantes. A expectativa dos organizadores é de que o faturamento seja pelo menos 15% superior.
Além dos espaços para conhecer novas tecnologias no setor primário, a programação inclui debates tradicionais como o Fórum Nacional da Soja (28ª edição), Fórum do Milho (9ª Edição) e o Fórum Estadual do Leite (13ª Edição). Estão previstos eventos promovidos pela Emater RS/ Ascar, o Fórum Florestal e o Fórum da Agricultura Familiar, além da 6ª Edição do Fórum Internacional do Jovem Cooperativista do Fórum Soja Brasil.
Fonte: http://www.rs.gov.br
Créditos: Eliane Iensen, de Não-Me-Toque