Atendimento ao cliente é um fator essencial para que uma bike shop tenha sucesso. Ter preço bom e ambiente convidativo não é o suficiente; é a partir da qualidade do atendimento que os clientes irão se sentir compelidos em comprar na loja, além de recomendar para outros possíveis interessados.
Boas práticas de atendimento
Quando um cliente entra na bike shop, é importante tratá-lo tão bem quanto faria com uma visita importante em casa. É necessário evitar jargões ultrapassados como “posso ajudar?” logo que alguém chega – o mais importante é cumprimentar com educação e mostrar-se disposto a auxiliar no que for possível.
É necessário evitar seguir o cliente pela loja e pressioná-lo, deixando que ele explore suas possibilidades com calma e de forma casual. Responder as dúvidas, dar dicas de uso e perguntar as necessidades para poder indicar qual é a melhor opção em cada caso.
O esforço em personalização do atendimento é importante. Ao conhecer bem as necessidades dos clientes e os produtos ofertados, é possível guiá-lo para a opção que seja mais recomendada.
Vale também ir além do que o cliente entende como bom atendimento. Encarar mais do que atendimento de qualidade, como oferecer café ou água, dando um cartão de visita para caso queira fazer mais perguntas posteriormente e chamando os clientes assíduos pelo nome.
Uma equipe bem treinada é uma equipe de sucesso. Esse meio de suporte faz com que cada colaborador entenda não apenas o que fazer em sua função, mas também compreenda melhor as necessidades da bike shop.
Engana-se quem pensa que o treinamento é algo feito apenas quando o funcionário entra na empresa. A capacitação é um processo constante, pois sempre há novidades que podem ser aprendidas e novos caminhos a serem explorados.
É interessante montar um calendário de treinamentos, oferecer novas oportunidades com frequência. Procurar por profissionais capacitados de fora da empresa para as realizações, mas não esquecer que muitos dos colaboradores também possuem muito o que ensinar para os seus colegas!
O atendimento não acaba no momento da venda. Pelo contrário, um bom atendimento deve se atentar a entregar um pós-compra de qualidade.
É nesse momento que é necessário mostrar ao cliente que ele não é só um número, e que a satisfação realmente importa. Assim que a venda for concluída, vale mandar uma mensagem agradecendo a compra, colocando-se em prontidão para auxiliar no que for necessário. É interessante também oferecer um desconto ou benefício para a próxima compra, estimulando o cliente a voltar à bike shop.
Para mais dicas acesse: Blog ClubeB2B
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