Home / Ecoverde / Sistemas de irrigação aumentam qualidade e produtividade agrícola
Banner MAV 300x250

Sistemas de irrigação aumentam qualidade e produtividade agrícola

Um bom sistema de irrigação garante a quantidade necessária de água para uma boa produção e produtos de qualidade.

Imagem campo irrigado Atibaia

 

Hoje em dia, 70% do volume de água doce são utilizados na agricultura irrigada. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, este número deve ampliar em 30 a 40% até o ano de 2030, já que é crescente a demanda por alimentos e matéria-prima em todo o planeta.

De todas as tecnologias desenvolvidas para serem aproveitadas na produção de alimentos, uma das mais eficientes é a irrigação, através dela é possível transferir grandes volumes de água para locais naturalmente secos e nos quais seria impossível o plantio de alimentos ou outros tipos de plantas.

Não existe um método ideal, cada plantação, tipo de solo e local demanda um estudo particular, são diversos os métodos para compensar as limitações naturais. Escolher o sistema adequado à produção agrícola irá aumentar a eficiência e produtividade, reduzir custos, maximizar o retorno dos investimentos feitos nos equipamentos de irrigação e avaliar o sucesso do empreendimento.

São utilizados atualmente quatro métodos de aplicação de água às plantas e deles surgem os principais sistemas de irrigação, entre eles o que se aproveita de aspersores para aplicar água à área total. Neste sistema, um jato de água é lançado sob pressão no ar atmosférico, como se fosse chuva.

A irrigação por aspersão apresenta vantagens como: isenta o proprietário do preparo da área, permite um controle da água a ser utilizada; economia de mão-de-obra; economia de água por ser mais eficiente e pode ser usado para aplicação de fertilizantes e tratamentos fitossanitários.

Uma mangueira flexível de descarga e transporte de água e ar  resistente à pressão, abrasão, tração, atrito com a superfície do solo e intempéries é o elemento principal deste sistema. É ela que fará conexão entre a estrutura de irrigação e os hidrantes ou fontes de água. Na hora da compra deste item, escolher as fabricadas com borracha sintética que irão auxiliar da melhor maneira o sistema de irrigação e dar menos dor de cabeça com manutenções periódicas. A Acflex  é uma empresa que oferece esta gama de serviços, além de outros produtos.

 

Fonte: www.dino.com.br

 

Assuntos relacionados:

 

Imagem, premiação do desafio-john-deere

Finalistas do Desafio John Deere apresentam projetos

 

Imagem John Deere em apoio a Campus party

Campus Party Brasil chega à sua 10ª edição com apoio da John Deere

 

 

 

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*