A odisseia tecnológica mais famosa dos cinemas está voltando ao Disney+. Tron: Ares, o novo filme da renomada e revolucionária franquia Tron, chega ao streaming nesta quarta-feira (7). Protagonizada por Jared Leto, a produção retorna ao pulsante e neon mundo virtual da saga para uma aventura ainda mais alucinante.
O longa é o capítulo mais recente de uma jornada criada há mais de 40 anos e que conta com produções que marcaram época. Para ajudar você a preparar uma maratona pelo mundo eletrônico da Grade, reunimos abaixo uma lista completa com todos os títulos para conferir no Disney+ antes de Tron: Ares:
Confira o Trailer legendado: https://youtu.be/zva3cTnEJ4s?si=HM0dFuwdmA00G6C_
1- Tron: Uma Odisseia Eletrônica (1982)
Tron: Uma Odisseia Eletrônica (1982) conta a história de Kevin Flynn (Jeff Bridges), programador de videogames que decide invadir o sistema da empresa em que trabalhava para provar que teve projetos roubados pelo executivo Ed Dillinger (David Warner). No processo, ele acaba transportado para dentro de um mundo virtual, chamado Grade, onde precisa sobreviver a jogos mortais enquanto tenta derrubar o Programa Master Control, a Inteligência Artificial maligna que controla o local. Tarefa que ele precisa realizar com a ajuda de programas de computador, como o guerreiro Tron (Bruce Boxleitner).
Primeiro filme da saga, Tron: Uma Odisseia Eletrônica esteve à frente de seu tempo em muitos aspectos. Situado em um ambiente virtual meses antes da estreia da internet no mundo real, o longa foi o primeiro a trazer cenas construídas inteiramente por meio de computação gráfica, uma inovação que chacoalhou Hollywood e influenciou grandes blockbusters que o sucederam.
2- Tron: O Legado (2010)
Quase três décadas após o lançamento do primeiro filme, a franquia retornou em Tron: O Legado (2010). A sequência conta que, anos após salvar a Grade do Programa Master Control, Kevin desapareceu misteriosamente. Anos depois, seu filho Sam Flynn (Garrett Hedlund) recebe um chamado e acaba transportado para o mundo virtual. Lá, o jovem parte em uma jornada junto ao pai e Quorra (Olivia Wilde) para libertar esse ciberespaço da tirania de Clu (também vivido por Jeff Bridges), programa criado por Kevin, que se tornou maligno ao tentar moldar o local à própria imagem.
Com direção de Joseph Kosinski (Top Gun: Maverick), O Legado utilizou todo o avanço tecnológico pelo qual a computação gráfica passou desde o filme de 1982 para atualizar o visual da Grade e seus elementos icônicos, dando nova vida à saga Tron. O universo neon da saga ficou ainda mais grandioso e pulsante, expandindo o impacto de momentos icônicos, como as corridas de Motos de Luz ou os combates mano a mano. Tudo isso ao som da memorável trilha sonora assinada pelo Daft Punk.
3- Tron: A Resistência (2012)
Com o sucesso de Tron: O Legado, a franquia ganhou uma série animada para chamar de sua. Tron: A Resistência nasceu como uma ponte entre os filmes da saga, mostrando o que aconteceu na Grade após a ascensão de Clu ao poder, anos antes da chegada de Sam Flynn. A história acompanha Beck, um jovem que decide combater a opressão com a ajuda de ninguém menos que Tron, o guerreiro lendário, que decide treinar o novo herói.
Ao longo de 19 episódios, Tron: A Resistência explora a Grade contando histórias de mocinhos, vilões e pessoas comuns que precisam sobreviver nesse ambiente hostil. Produção do Disney XD, a animação teve um elenco de vozes estelar no áudio original, contando com os retornos de Bruce Boxleitner e Olivia Wilde para dublar Tron e Quorra, respectivamente, e a chegada de nomes como Elijah Wood, Aaron Paul, Mandy Moore e mais.
4- Tron: Ares (2025)
A saga retornou aos cinemas em 2025 com Tron: Ares, filme que trouxe a Grade para o mundo real. O longa acompanha Ares (Jared Leto), programa que deixa o ciberespaço para cumprir uma perigosa missão na nossa realidade a mando do executivo Jullian Dillinger (Evan Peters). Conforme avança na tarefa, ele passa a questionar a própria programação em uma jornada que pode mudar o mundo.
Com direção de Joachim Rønning (Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar), o longa realiza um sonho antigo dos fãs e transporta elementos icônicos da Grade, como as Motos de Luz e as naves Recognizers, para fora do mundo virtual em cenas de ação de tirar o fôlego. Uma jornada que contou com o retorno de Jeff Bridges como Kevin Flynn, a chegada de nomes como Greta Lee e Gillian Anderson, e uma trilha sonora inesquecível do Nine Inch Nails, renomado grupo de rock industrial formado por músicos vencedores do Oscar.
—
Os controles parentais do Disney+ garantem que a plataforma continue sendo uma experiência de streaming adequada para todos os integrantes da família. Os assinantes podem criar perfis protegidos por PIN e definir limites de acesso para determinados perfis com base na classificação de conteúdo.
Fonte: https://imprensa.disney.com.br/streaming/disney-plus