Empresa quer ampliar atuação em software e está em busca de parcerias para o desenvolvimento da próxima versão do sistema móvel.
A Intel informou na quinta-feira (8/11) que está “totalmente comprometida” com o sistema operacional móvel MeeGo, apesar de sua principal parceira, a Nokia, ter pulado do navio este ano para se aliar à Microsoft.
O gerente da divisão de softwares de sistemas da Intel, Doug Fisher, recusou-se a comentar a especulação de que a Samsung Electronics estaria interessada em adquirir o MeeGo como parte de uma grande investida na área de software.
“Eu só posso comentar o que está acontecendo hoje”, disse o gerente, quando perguntado sobre as notícias sobre a Samsung publicadas na última terça-feira (6/9) no site Mobiledia, que citou fontes anônimas do setor.
Mas Fisher declarou que a empresa continua comprometida com o MeeGo e, não surpreendentemente, afirmou que a Intel está em busca de parceiros para trabalhar com o sistema. “Estamos muito abertos à participação e à ajuda de outras empresas para moldarmos a nova versão da plataforma aberta”.
Segundo Fisher, a Intel percebeu que precisará ser uma concorrente significativa no mercado de softwares se quiser que seus processadores sejam largamente utilizados em setores que crescem rapidamente, como o de telefonia móvel e cloud computing, “Reconhecemos a necessidade crítica um software”, disse o gerente.
O MeeGo é um exemplo. No ano passado, a Intel informou que iria desenvolver o software em parceria com a finlandesa Nokia, mas em fevereiro a fabricante de smartphones declarou que faria do Windows Phone 7 sua plataforma primária.
A Intel é ativa em muitas outras áreas de software: a compra da McAfee é um sinal proeminente, mas a companhia tem feito outras aquisições menores em áreas como renderização gráfica e ferramentas de desenvolvimento.
“A expectativa é que a empresa continue com as aquisições na área de software”, afirmou Fisher.
A Intel precisa assegurar que exista uma ampla gama de sistemas operacionais otimizados para seus hardwares, incluindo Windows, Linux e Android. A empresa também trabalha com desenvolvedores no fornecimento de ferramentas de software.