A curitibana Louise Fátima Silva da Paixão, 14 anos, conquistou o 1º lugar na área de Linguística, Letras e Artes da Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (FENECIT), realizada no Recife (PE), com um projeto que investiga estratégias para incentivar a leitura nas escolas.
Além da premiação, Louise também recebeu o título de Destaque da Região Sul, reconhecimento concedido a apenas um projeto por região do país, o qual garantiu à estudante o credenciamento internacional para representar o Brasil na Exposciences Milset Europe, feira científica que acontecerá em 2026, na Itália.
O projeto Lendo e Aprendendo analisa o impacto dos hábitos de leitura no desempenho escolar e apresenta propostas para tornar o ato de ler mais acessível e prazeroso para crianças e adolescentes. Desenvolvido ao longo de três anos pela estudante do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o trabalho já representou o Paraná na final da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE) 2025, na USP.
Como desdobramento da pesquisa, Louise criou o Clube do Livro Lendo e Aprendendo, no qual estudantes se reúnem semanalmente para discutir obras literárias. O projeto também originou protótipos de aplicativos — Lendo e Aprendendo, voltado para o clube do livro, e Conecta, usado nos momentos de leitura da escola — que empregam recursos digitais para engajar jovens leitores em um ambiente já familiar para eles.
A estudante celebra o resultado. “É uma grande honra estar presente em feiras como a FENECIT. Ela representa não somente o quão longe o objetivo de incentivar a leitura está me levando, mas também como as iniciativas do projeto se mostram viáveis para incentivar a prática leitora, mostrando que o esforço e a dedicação aplicados estão trazendo frutos”.
Manifesto pela Leitura
O trabalho de Louise Paixão reflete o propósito do Manifesto pela Leitura Transformadora, compromisso lançado pelos colégios da Rede Positivo para fortalecer o hábito da leitura entre alunos, famílias e comunidade. A iniciativa prevê ações como a Casinha Literária no Parque Barigui e horários exclusivos de leitura nas escolas.
Sobre o Colégio Positivo
O Colégio Positivo, reconhecido como líder e referência no setor educacional, teve sua origem como um prestigiado curso pré-vestibular, expandindo sua atuação para se tornar uma instituição de destaque no campo da educação. Integrante do Grupo Positivo, sua história é marcada pelo compromisso de formar indivíduos éticos, conscientes e solidários, preparados para os desafios futuros com excelência. Desde os primeiros estágios da jornada educativa, o Colégio Positivo se distingue por sua abordagem transformadora, presente em todos os níveis de ensino. Com uma presença consolidada em 20 unidades distribuídas pelos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, a instituição acolhe aproximadamente 16,5 mil alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Fonte: https://www.centralpress.com.br/