Home Mídia Corporativa E-commerces faturam mais e atraem fluxo maior de clientes com “inteligência em Marketing digital”

E-commerces faturam mais e atraem fluxo maior de clientes com “inteligência em Marketing digital”

por Agência Canal Veiculação

Como fazer para entrar nas buscas preferidas dos novos consumidores, que só em 2012 compraram 20% mais na internet, se comparado a 2011? Qual o caminho indicado para aumentar as vendas, em um universo com dezenas (ou centenas) de concorrentes, eliminando custos desnecessários, além de otimizar o tempo dos negócios? A resposta é planejamento, com foco nas ações de marketing digital.

Idealizada em 2004, a Uselink é consultoria em marketing digital surgida em uma época em que o mercado de internet ainda engatinhava no Brasil. Naquele tempo, comprar, vender e prestar consultoria para negócios na web era como negociar terreno em Marte: poucos lunáticos acreditavam. A Uselink participou desta transformação, prestando consultoria em marketing digital para empresas reconhecidas no mercado, como o Grupo Pão de Açúcar, a CVC, a Cyrela e a Fastshoes, entre outros clientes importantes.

Mercado online

Nestes nove anos, o mercado superou a desconfiança, se modernizou e os e-commerces no Brasil são responsáveis por 66,7 milhões de pedidos online, em 2012. Em faturamento isso representa, aproximadamente, R$ 22,5 bilhões, segundo a consultoria E-Bit. ?Hoje, não basta mais apenas ter um e-commerce para vender um produto. É preciso entender a dinâmica interna dos negócios, para depois, oferecer qualidade, agilidade e segurança aos clientes?, garante Eduardo Sani, CEO e Consultor de Marketing Digital da Uselink.

O consultor Eduardo Sani desenvolveu um plano em 14 passos, inspirados num modelo europeu de resultados por performance. O processo otimiza as ações da empresa na internet, resultando em melhor investimento da verba de marketing. O consultor sugere, ainda, a melhoria ou a montagem do site ou e-commerce, com foco nos resultados desejados: aumento nas visitas, taxa de conversão e faturamento. A empresa recebe um novo posicionamento em relação ao público-alvo e incorpora novos conhecimentos da prática de e-commerce ao seu dia a dia.

Os 14 passos para o sucesso

Para chegar a estes objetivos, o consultor de marketing digital estabelece junto à empresa um cronograma de trabalho com uma tarefa por semana para a melhoria do potencial de vendas e visitação do site. Nas primeiras duas semanas, a Uselink faz uma avaliação das páginas principal (home) e internas da empresa, usando algumas ferramentas de trabalho entre elas o Google Analytics. Esta é a hora de estudar a empresa e entender o mercado em que ela está inserida. Com o diagnóstico feito, vem

o terceiro e quarto passos, que consistem num plano para otimizar o site, melhorando a navegabilidade e a ?encontrabilidade?. São as fases BI (Business Intelligence) e SEO (Search Engine Optimization). Para consultorias realizadas em e-commerce, há uma importante etapa e que pode ser decisiva para o aumento da conversão e das vendas: a análise do carrinho/checkout ? aqui é possível avaliar porque a compra não foi concluída e quais caminhos tomar para que isso seja minimizado.

Deste ponto, já é possível definir a estratégia para melhorar a performance do site da empresa. Nas 10 semanas seguintes, a Uselink desenvolve modelos de relatório, faz pesquisas com clientes, analisa e aumenta a base de e-mails do público-alvo, avalia e sugere novas campanhas de mídia baseadas em performance e incrementa o uso das redes sociais da empresa, como Facebook e Twitter.

Durante todo este período, empresa e Uselink se reúnem uma vez por semana, num encontro de duas horas, onde são apresentados os próximos passos da consultoria e os resultados alcançados até então. É essencial, para que o processo seja bem-sucedido, que haja engajamento por parte do cliente na implementação das mudanças necessárias para o cumprimento das metas estabelecidas.

Como tudo começou…

Eduardo Sani fundou a Uselink em 2004, depois de já ter feito de tudo um pouco na vida: de vendedor de jornal em farol a salva-vidas. Nascido em São Pedro, no interior de São Paulo, chegou à capital paulista aos 20 anos de idade atraído por um emprego no jornal Lance. Mas descobriu que a rotina seria bem diferente do que imaginava. Em vez de cobrir clubes de futebol e competições esportivas, Eduardo acabou vendendo manchetes nos faróis de São Paulo.

E ali descobriu sua veia publicitária: começou a perguntar para quais times os motoristas torciam. O resultado: a maioria era corintiana. Eduardo não teve dúvida e comprou uma camisa do Timão. Ação de marketing perfeita. Os jornais que ele demorava 3 horas para vender iam embora rapidinho, em 45 minutos. Um golaço que despertou a atenção de um motorista, que convidou Eduardo – dono de um porte atlético conquistado graças ao nado profissional – para ser promotor da marca Calvin Klein em um shopping.

Eduardo já sabia o que queria e prestou vestibular para Propaganda e Marketing. Mas, enquanto cursava a faculdade e precisava se bancar, continuou a acumular empregos. Foi salva-vidas em dois clubes, segurança de casa noturna, operador de telemarketing e até atendente do 156 da prefeitura. O conhecimento adquirido na faculdade o levou para o mercado publicitário, onde trabalhou como estagiário na Inter.net, gerente de mídia do grupo TV1, coordenador de mídia do grupo ?Gruda em Mim que o Boi não te lambe?, gerente de marketing da Farfetch e sócio da Mesa da Nena, fabricante de brigadeiros Gourmet. Há dois anos se dedica exclusivamente a empresa que criou, a Uselink. Atualmente, a consultoria de marketing digital presta serviços para o grupo TV1 (que atende clientes como Cyrela, Living e MAC), Ídolos Eternos, Carmim Store, Agência Sim, Clínica Dermatológica Erica Sakata, Mima Pet e PD Dutra.

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