Home Dicas Mente saudável em corpo saudável: agilize sua mente na era digital

Mente saudável em corpo saudável: agilize sua mente na era digital

por Paulo Fernandes Maciel
mente saudável

Mente saudável em corpo saudável: agilize sua mente na era digital

Na atualidade, é muito fácil encontrar plataformas e conteúdo online que nos ajudem a fazer várias rotinas de exercícios e mesmo cuidar de nossa dieta incentivando ter uma mente saudável.

No entanto, cuidar da mente é um ponto que não deve ser negligenciado e existem vários meios de ajudar a otimizar os cuidados com essa parte tão importante de nossos corpos na era digital.

mente saudável

Plataformas digitais para arte, cultura e educação

Na era digital, plataformas de vídeo como o YouTube ou redes sociais como o Instagram ou Facebook oferecem uma enorme quantidade de conteúdo sobre entretenimento e tópicos virais que atraem rapidamente a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, nessas plataformas também é possível encontrar vários conteúdos que nos ensinem sobre tópicos diversos, que vão de cultura a ciência espacial, e que nos motivem a tomar ações tão importantes como aprender a empreender.

Nesse contexto, plataformas como Duolingo, Codecademy ou edX também nos ajudam a desenvolver novas habilidades, criar rotinas estratégicas e adquirir novos conhecimentos que mantêm nosso cérebro ativo e aberto a novos horizontes, tornando-se ferramentas que favorecem o desenvolvimento do pensamento estratégico.

Os jogos também ajudam a desenvolver a mente

Muitas vezes, os jogos têm sido relacionados exclusivamente ao campo do entretenimento. No entanto, plataformas como a LeoVegas, por exemplo, oferecem jogos ao vivo que, além de nos entreter, também ajudam no desenvolvimento da agilidade mental e do pensamento estratégico. Modalidades de cassino, como pôquer, roleta ou blackjack, já foram reconhecidos pela ciência por sua ajuda no desenvolvimento do pensamento estratégico e até mesmo, no caso do pôquer, adquiriram o status de jogos da mente, figurando ao lado do xadrez, das damas e do bridge.

Além disso, outros jogos de estratégia mais recentes do que os mencionados anteriormente também deram um salto no mundo digital. O jogo de cartas UNO e o jogo de tabuleiro Monopoly, que já se tornaram clássicos nas últimas décadas e são dos mais reconhecidos na atualidade, são exemplos disso.

mente saudável

O futuro do mundo digital

À medida que a tecnologia avança, são criados mais e melhores recursos digitais que ajudam a deixar de lado as barreiras geográficas e espaciais. Graças a tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada, agora é possível explorar lugares remotos ou adquirir novas habilidades e conhecimentos mesmo sem sair de casa.

Por exemplo, os óculos de realidade virtual atualmente disponíveis para smartphones ou consoles de videogame como o PlayStation permitem que seus usuários desfrutem de uma experiência imersiva e tenham uma ideia muito mais clara das possibilidades que dispositivos mais avançados podem nos oferecer num futuro próximo.

transformação digital

Graças ao desenvolvimento exponencial que as tecnologias de telecomunicações tiveram nos últimos anos, é possível que hoje possamos usufruir de uma ampla variedade de conteúdos de entretenimento ou educacionais, além de abrir as portas para novos horizontes de pesquisa em vários campos da tecnologia. Dessa forma, a criação de novas experiências digitais também contribui para o desenvolvimento de novas habilidades em nosso cérebro, ajudando-o a melhorar sua agilidade e o pensamento estratégico de modo a complementar as múltiplas alternativas já existentes, que nos ajudam a melhorar nosso bem-estar físico.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário