Home Artigos Triste Notícia: AVG revela que Brasil passa para 3º lugar em maior número de spams no mundo

Triste Notícia: AVG revela que Brasil passa para 3º lugar em maior número de spams no mundo

por Agência Canal Veiculação

A AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores, anuncia o resultado de seu Relatório Mundial de Ameaças à Segurança. Desenvolvido entre abril e junho de 2011, o estudo sobre as tendências e desenvolvimento do mundo das ameaças online revelou que o Brasil é o terceiro País em maior número de spams.

A pesquisa também apontou que os Estados Unidos continuam a ser o primeiro país em spam, uma vez que a língua mais utilizada neste tipo de mensagem é o inglês. O Reino Unido aparece em segundo lugar, seguido do Brasil. No entanto, na comparação do primeiro e do segundo trimestre, acredita-se que o Brasil estará em segundo lugar novamente nos próximos três meses.

“Esta pesquisa é muito interessante, pois com ela podemos medir a evolução dos ataques e a colocação do Brasil no ranking mundial de vírus. Desta forma, acompanhamos o quadro e assim focamos nosso trabalho nos setores onde realmente é necessário”, comenta Mariano Sumrell, diretor de marketing da AVG Brasil.

A pesquisa ainda constatou que o “Trusted Malware”, um vírus que parece ser confiável, continua a crescer rápida e gradativamente. No período do estudo, o laboratório da AVG constatou um aumento considerável no número de certificados digitais roubados para serem utilizados na assinatura de malwares, antes de serem distribuídos por hackers. Um aumento significativo de mais de 300% foi identificado no início de 2011, na comparação com os doze meses de 2010. A prática de confiar em arquivos assinados está deixando de ser usada.

Com o objetivo de aumentar as receitas de suas operações, durante o período analisado, foi apontado que os cibercriminosos estão migrando seu foco para novos mercados. Segundo Yuval Ben-Itzhak, CTO da AVG Technologies, a pesquisa indicou que centenas de servidores vivem em operação em todo o mundo e que a maioria deles estão ativos para roubar credenciais de usuários para serviços bancários online e outros ativos privados.

“A World Wide Web deve ser remarcada como World Wild Web. Como as técnicas de ataques de hackers continuam muito ativas é preciso agir rápido. Os usuários também precisam tomar uma atitude. Produtos de segurança com proteção devem ficar atentos às ameaças potencialmente prejudiciais que se escondem na web. Notamos também que as plataformas dos computadores de usuários estão deixando de ser o foco dos criminosos cibernéticos. O Windows, Android e Mac estão sendo direcionados”, explica Ben-Itzhak.

A pesquisa também apontou que, cada vez mais, os cibercriminosos estão usando dispositivos móveis como alvo de ataque. “Os SMS e aplicativos falsos facilitam bastante a entrada de vírus nos dispositivos móveis. As técnicas de ataques a celulares são muito mais fáceis de operar do que em PCs. Por enviar spam para baixar aplicativos, ou simplesmente colocá-los em lojas de download ou mercados, a distribuição de software é considerada bem mais fácil”, comenta Karel Obluk, cientista-chefe da AVG Technologies.

Para ver o estudo na íntegra acesse: http://www.avgbrasil.com.br/relatorio-ameacas-Q2-2011

Sobre o estudo
Durante três meses, o estudo foi realizado na base dos usuários da AVG Technologies, o que possibilitou uma visão geral da web, de dispositivos móveis, dos riscos de spam e das ameaças. As estatísticas referenciadas foram obtidas a partir do AVG Community Protection Network.

O AVG Community Protection Network atua como um grupo de ajuda online, no qual a comunidade ajuda a proteger as redes de todos. Informações sobre as últimas ameaças são coletadas dos clientes que optarem por participarem no programa de melhoria do produto e compartilhadas com a comunidade para garantir que todos recebam a melhor proteção atual possível.

 

Com mais de 120 milhões de pessoas usando diversos aplicativos do AVG é possível fornecer 1,5 bilhão de ameaças potenciais para análises diárias. A AVG fornece a proteção para a comunidade e cada novo usuário que optar por participar aumenta o nível de segurança de toda a comunidade como um todo.

Sobre AVG Technologies
AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 120 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação.

A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, and Yahoo! No Brasil, no Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.

Mais informações em www.avgbrasil.com.br.

Você também pode gostar

1 comentário

Carlos Xandelly 14 de julho de 2011 - 13:16

Malditos SPAMs…na maioria das vezes perco mais de 1 hora para acessar e arrumar minha Caixa postal.Lamentável, mas de cada 1000 emails que recebo, só 30 são realmente ‘emails’ o restante, ou seja, os outros 970 são puro lixo que vem destes robôs postadores de mala direta…..

tipo
aumente seu P…… !
Sexo 100% prazer é …. !
Ganhe Grana Rápida….!

e por ai vai…..só lixoooo….quem sabe um dia os provedores consigam fazer algum tipo eificiente de rastreio e bloqueio deste tipo de email.

Uma coisa que me intriga???

ONDE CONSEGUEM NOSSOS DADOS?

cheguem na fonte, e 80% dos problemas serão solucionados…

no mais e agora..
MORTE AOS SPAMS

Responder

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações