As Loot boxes estão gerando polêmica mundial
As loot boxes, funcionalidades que ficaram conhecidas através de jogos como Overwatch ou Star Wars Battlefront 2;
Geroaram uma imensa reação a nível mundial que virou um dos principais assuntos em torno da indústria de viideojogos.
Criadas como forma de monetização dos jogos, as loot boxes fizeram surgir uma reação tão forte e unânime;
Que parece que as desenvolvedoras estão batendo em retirada, procurando agradar a seus usuários e evitar a intervenção dos governos e autoridades no sentido da sua proibição.
Os primeiros casos
Foi o caso da Monolith Productions, anunciando que, depois de ter “ouvido sua comunidade”;
Concluiu que a funcionalidade estava desvirtuando o espírito de seu jogo Shadow of War e se comprometeu a retirar completamente seu sistema de prêmios randomizados até julho de 2018.
Semelhança com jogos de azar
As funcionalidades de loot boxes incentivam o jogador a gastar dinheiro (sempre em pequenas quantidades, a famosa “microtransação”).
Para conseguir itens de destaque no jogo;
Alguns para melhorar sua performance, outros puramente cosméticos.
Em geral, os itens são randomizados, isto é, o jogador precisará de sorte (determinada pelas “odds” definidas pela desenvolvedora) para conseguir seu prêmio.
Mas seu dinheiro cairá na conta na desenvolvedora com uma “odd” de 100% de certeza.
Esse mecanismo é, em tudo, semelhante a uma máquina caça-níquel ou outro jogo de cassino online,;
E foi isso que motivou fortes críticas em diversos países, principalmente porque grande parte dos usuários são adolescentes e menores.
Protestos em diferentes países
As reclamações não param de surgir.
No final de 2017, o governo da Bélgica, através de seu ministro da Justiça, afirmou que a União Europeia deveria proibir essa funcionalidade.
Nos Estados Unidos, um político havaiano lançou uma iniciativa legislativa para proibir as loot boxes para menores de 21 anos.
Na Austrália, o jornal ABC lançou uma reportagem imensa a denunciar o problema.
Mais recentemente, em abril, a comissão de jogos da Holanda declarou que tinha inspecionado 10 videogames e que em 4 deles tinha encontrado funcionalidades que estavam dentro do enquadramento da lei de jogos de azar do país;
E informou que as desenvolvedoras teriam um prazo para fazer alterações.
Mas não será este o futuro da indústria?
Um artigo recente publicado pela Juniper Research aponta que o futuro da indústria de videogames terá de passar pelas loot boxes;
Pois elas já representam uma quantidade considerável das receitas das empresas e serão difíceis de substituir, pois os preços vêm se mantendo estáveis.
Além disso, os mecanismos são extremamente populares na China, de onde não têm surgido reclamações nem protestos como se tem assistido nos países ocidentais.
A indústria pode não ter escolha
Por outro lado, o fato é que se o público mantiver sua indignação, a indústria não terá como reagir.
E o caso da China não é exemplo; nesse país, as autoridades podem agir em qualquer momento e quase sem aviso, como fizeram recentemente proibindo o poker online.
Da mesma forma, as loot boxes na China podem desaparecer em qualquer momento.