A torcida da Rio 2016 vira livro através da lente de fotógrafo carioca
O Rio de Janeiro, em 2016, foi palco do maior encontro esportivo do planeta: as Olimpíadas. A cidade foi tocada pelo clima esportivo e pela celebração do encontro de tantas nacionalidades diferentes. A Rio 2016 foi marcada também pelo engajamento e pela animação da torcida. O fotógrafo Thiago Facina e alguns de seus alunos se espalharam pela cidade para captar toda a emoção que vibrava em torno das atividades olímpicas e transformá-la em livro. Assim, torcedores de várias nacionalidades chegando às arenas, outros de olhos vidrados nas quadras e veias saltadas no pescoço, trabalhadores formais e informais que circulavam entre convidados e atletas, famílias que assistiram aos jogos pela televisão, festas, música, descontração, euforia e desolação serviram de inspiração para Thiago e seus alunos. O livro ‘Torcedores’ será lançado no dia 06/12, na Livraria Cultura.
O Livro
Por não gostar de esportes, Thiago virou suas lentes para a plateia. E descobriu ali um material riquíssimo – seus modelos, tão concentrados nas competições, se mostram completamente desarmados e vulneráveis nas fotos. São personagens entregues às suas próprias emoções. Sem filtros.
A ideia do livro surgiu durante os jogos Pan-Americanos de 2007, com o fotógrafo sentado nas arquibancadas e vendo mais interesse nos torcedores que nos jogadores. Thiago percebeu ali que havia algo muito especial acontecendo e que merecia um registro: “A mim interessavam os gritos, as expressões de raiva, felicidade, frustração, tristeza, catarse. Rapidamente dividi o público em dois: uns são apenas plateia, outros são torcedores. Pretendem interferir diretamente no placar vaiando o adversário, empurrando seus ídolos aos berros, fornecendo um gole de água através de seus aplausos. Nos seus olhos eu vejo admiração.”
O projeto demorou quase dez anos para sair do papel e a oportunidade surgiu justamente durante os jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. E veio acompanhado de oficinas com estudantes. Esses alunos saíram em campo para exercitar seus olhares. Seus registros fotográficos ficaram tão bons que assinam, pois, a coautoria do livro ao lado do mestre.
A Oficina
Vinte e quatro jovens do ensino médio da rede pública de ensino foram selecionados para participar da oficina com duração de 2 meses de aulas (junho e julho de 2016) e 2 meses de vivência de campo (agosto e setembro) e carga horária total de 60 horas. Ao longo desse período, foram trabalhados aspectos teóricos (história da fotografia e da arte, antropologia da imagem, entre outros) e práticos voltados para o ‘olhar fotográfico’. Durante as olimpíadas e paralimpíadas esses jovens foram a campo juntamente com o fotógrafo Thiago Facina para exercitar tudo que foi trabalhado em sala de aula. Além disso, foram estimulados a registrarem as torcidas em seus próprios campos de atuação (casa, vizinhança, escola etc) de modo a exercerem o aprendizado também em suas localidades. Foi montado um estúdio exclusivo para o período da oficina e foi fornecido transporte (riocard) e lanche (no estúdio) para os jovens. As melhores fotos em campo foram selecionadas para compor o livro.
“Torcedores” tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura e conta com apresentação de Martin Curi, doutor em Antropologia pela UFF, que faz uma análise bastante apaixonada do comportamento das torcidas ao redor do Mundo partindo do incidente com o atleta francês Renaud Lavillenie. Diz ele, em um dos trechos: “Considerando as múltiplas formas de torcer só pode haver a conclusão que não existe uma forma universalmente correta de torcer. Mas há uma disputa de tentar definir qual seria a forma correta em cada contexto cultural. Muitas vezes estas disputas tem uma argumentação moral em tentar rotular o outro como mal educado e, portanto, inferior”.
Além de estar à venda nas melhores livrarias do país, o livro estará disponível também no site da editora Arte e Ensaio.
Serviço:
Lançamento do livro de fotografias ‘Torcedores’
Autores: Thiago Facina e alunos
Local: Livraria Cultura – Rua Senador Dantas, 45 – Centro – RJ
Data: 06/12/2016
Hora: 17h00
Preço: R$ 60,00
Ficha técnica do livro
Torcedores
Autores: Thiago Facina, Adão Paiva, Fernanda Joaquim, Gabriel Reis, Gabrielle Patitucci, Géssica Nunes, Jailton Nunes, Laura Coelho, Leandro Queiroz, Mariane Freitas, Rafael Franco, Ramon “Raginmund” Lopes, Tainá Barbosa, Teresa Lumo, Yuri Leal
Editora Arte Ensaio, 2016, 152 páginas, 29 cm, ilustrado
Preço: R$ 60,00
Edição: português e inglês
ISBN: 978-85-60504-85-5
Produção e coordenação geral: Baluarte Cultura