*Por Gladys Mariotto
Para as empresas, a capacitação adequada de seus profissionais é um desafio constante, pois existe a necessidade de gerir recursos, conciliar horários e alcançá-los com uma linguagem eficaz. O desafio torna-se ainda maior quando se trata de profissionais deskless, ou seja, que não possuem um computador disponível em sua rotina, para auxiliá-los em seu aperfeiçoamento.
Atuando desde 2012 com educação, e já tendo capacitado mais de 100 mil profissionais, compreendemos que o uso da tecnologia deve ser pensado e estruturado para atender as necessidades de profissionais que precisam aprender novas formas de atuação em seu trabalho, de modo prático e eficiente. Para o empregador, existe também a exigência de apresentar serviços e produtos com qualidade para seus clientes. E isso pode ser alcançado, associando uma plataforma e uma interface que ofereçam conteúdo de fácil entendimento e interação.
O desenvolvimento necessário na área em que se atua poderá ser melhor aceito desde que cada treinamento seja pensado, desenvolvido e aplicado de acordo com a estrutura já existente.
Recursos como metodologia diferenciada, conteúdo desenvolvido de acordo com o negócio e necessidade do cliente, cores, formatos, sons e imagens, além de praticidade na interação com a tecnologia disponível são fatores que possibilitam uma maior aprendizagem desses colaboradores, otimizando o tempo.
O processo de educação à distância precisa ser pensado do início até o fim. A barreira pode estar em um conteúdo ruim, em uma plataforma que não seja intuitiva, na falta de suporte aos alunos. São muitos pontos para cuidar e, a falta de um dos pilares, pode colocar um bom projeto em risco.
A tecnologia nos beneficia também na atualização de conceitos e práticas que já estão inseridas há muito tempo no cotidiano dos profissionais da base da pirâmide. Possibilitando que novos aprendizados sejam aplicados de forma mais ágil e direcionada ao campo de atuação, promovendo competências e dinamizando o potencial para os profissionais da base da pirâmide.
* Gladys Mariotto (54 anos – CEO) – Formada em Belas-Artes, Filosofia, com pós-graduação em História da Arte e Sociologia, Mestrado em Filosofia e Doutoranda em educação. Esse vasto currículo acadêmico foi construído mesmo com o primeiro vestibular sendo feito aos 36 anos. A metodologia do Já Entendi foi desenvolvida e aprimorada durante toda a trajetória acadêmica, além das diversas produções de livros, apostilas e filmes nos últimos 16 anos, e é a tese de doutorado da Gladys (que foi interrompida).