Plataforma digital visa oferecer atendimento especializado de prevenção e tratamento em saúde mental
Saúde mental é um conceito vago que engloba desde transtornos como dislexia, autismo, síndrome de Down, demência senil, depressão, até distúrbios psicológicos e de comportamento – ansiedade e estresse, por exemplo – diretamente relacionados com as condições de vida impostas pela sociedade atual.
Embora seja tão abrangente, é longa a tradição de lidar mal com as pessoas que têm “problemas mentais”. Atualmente, a Política Nacional de Saúde Mental vigente no Brasil e instituída por lei federal defende o atendimento dessas pessoas fora dos hospitais e enfatiza a necessidade de sua reabilitação psicossocial. Para que isso seja realizado de forma eficaz, é necessária a implantação de medidas de apoio não só ao paciente, mas também à sua família.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças e transtornos mentais afetam mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo e, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), entre 75% e 85% das pessoas que sofrem desses males não têm acesso a tratamento adequado. Só no Brasil, são 23 milhões de pessoas com algum tipo de transtorno ou disfuncionalidade em saúde mental.
Nesse sentido, as novas tecnologias em saúde apontam para possibilidades na Psiquiatria. A Dokter – plataforma digital que visa conectar médicos a pacientes em consultas domiciliares – oferece uma alternativa de atendimento psiquiátrico no conforto de casa. Dentro do aplicativo, consultas com especialistas podem ser agendadas das 8h às 20h de segunda à sexta-feira.
O atendimento médico domiciliar em Psiquiatria vem ao encontro da antiga tendência de desospitalização deste setor da saúde, assistindo a essa população e oferecendo tratamento humanizado a partir de uma nova perspectiva baseada na valorização do ser humano e no entendimento de que o transtorno mental pode não apenas ser uma doença, mas também um problema social.