Em meio ao caos do trânsito da Av. Nossa Senhora do Carmo, na Região Sul de Belo Horizonte, será possível observar o registro de um gesto simples e cheio de ternura. A nova foto do Mural Templuz, Projeto Moradores Paraty, traz em preto e branco, a imagem de uma ribeirinha do município de Paraty, no Rio de Janeiro, oferecendo uma flor. O registro foi feito pelo fotógrafo Marcus Desimoni durante a terceira edição do Projeto Moradores, realizado no estado carioca, em 2012.
“Essa foto virou um símbolo do nosso projeto, que já está em sua 13ª edição. Essa mulher chegou até a barraca em que estávamos fazendo as fotos com essa florzinha na mão e o seu primeiro gesto foi oferecê-la para gente, o que nos rendeu essa belíssima imagem”, conta Marcus. Ele ainda lembra que o ato chamou atenção por ser inusitado. “O olhar dela e sua expressão por si só já eram capazes de transmitir simplicidade, carinho e ternura”, ressalta.
Junto com outros profissionais da agência Nitro, Marcus viaja pelas cidades com o projeto Moradores, em eu monta uma tenda em espaço público e faz registro das pessoas que passam por ali. A intenção é fazer fotos em preto e branco para obter um resultado simples e, ao mesmo tempo, bastante expressivo, no rosto das pessoas. Já foram realizadas edições em várias cidades, como Tiradentes, Belo Horizonte, Mariana, Petrolina, Juazeiro, dentre outras. Após a primeira etapa, o grupo retorna com uma grande exposição dessas fotos em algum espaço importante da cidade. “Em Tiradentes, fizemos nas próprias charretes e em BH, tomamos o espaço da Praça da Liberdade”, explica o fotógrafo.