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Pesquisa com 112 operadores de telecom aponta que ‘sistemas adjuntos’ é a chave para criação de serviços digitais

por Agência Canal Veiculação

Sistema adjunto – que opera em paralelo ao sistema legado – e se encarrega de realizar novas funções (share data, voLTE etc) é a escolha das operadoras para a geração de novas formas receitas

DUBLIN, Irlanda/São Paulo, 29 de julho de 2016 – Uma pesquisa feita pela companhia irlandesa Openet, líder global do mercado de BSS (Business Support System- sistema de suporte aos negócios, em português), com mais de 112 operadores de telecomunicação, destaca uma mudança nas estratégias das companhias rumo à geração de novas formas de receita, com oferta de novos serviços digitais. A pesquisa foi feita em maio deste ano e, dentre os entrevistados, 21,5% são da região APAC; 37,5% são de EMEA; 16% Norte América e 25% de CALA.

O estudo mostrou que há uma tendência clara em direção a projetos menores, com prazos mais curtos e também com risco reduzido. E, de acordo com os entrevistados pela pesquisa, o caminho que permitirá que esse movimento se torne realidade passa pela adoção de Sistemas Adjuntos e por soluções baseadas em casos de uso individuais como: cobrança VoLTE e qualidade de serviço, gestão, upsell inteligente, alertas de uso em tempo real, dados patrocinados e dados compartilhados.

O Sistema Adjunto pode ser entendido como um Sistema Conjunto ou que coexiste em paralelo ao Sistema legado, exercendo funções que o legado não é capaz de fazer. Seja porque é inadequado pela sua infraestrutura insuficiente ou porque é lento, inflexível e incapaz de implementar as novas tecnologias. Sistema adjunto se encarrega de realizar novas funções como shared data, VoLTE etc, necessárias para gerar novas receitas.

De acordo com os entrevistados, a visão de futuro está em colocar sistemas ágeis para realizar as novas funções, em projetos mais curtos e em tempo hábil para que novos negócios possam ser criados rapidamente. O estudo também revela que o principal motivo pelo qual as operadoras estão transformando o BSS é desenvolver, entregar e monetizar novos serviços digitais.

Os sistemas adjuntos são considerados na pesquisa a chave para a cobrança em tempo real – como um complemento aos sistemas de faturamento já existentes. Os sistemas adjuntos viabilizam novos projetos em período de tempo curto, em escalas de tempo significativamente menores do que em projetos de transformação tradicionais. Como resultado, 46% das operadoras pretendem adotar os sistemas adjuntos no prazo de 6 a 12 meses, com 42% estudando implementar dentro de 3 a 6 meses. Esse movimento para projetos menores e mais ágeis foi demonstrado pelo fato de que as operadoras consideram soluções como casos de uso individuais estão sendo vistos como uma opção eficaz para obter a transformação de oferta de serviços digitais e geração de novas fontes de receita.

Historicamente, projetos de transformação para ofertas de novos serviços digitais têm sido demorados, caros e tiveram uma elevada taxa de insucesso. 68% das operadoras conhecem implementações BSS que falharam. O custo de projetos BSS que apresentaram falha varia entre as operadoras, mas 50% colocam o custo entre US$5 e US$20 milhões e 10% colocam o custo acima de US$ 100 milhões. Entretanto, o impacto de projetos BSS que falharam é sentido principalmente pela área de Marketing e no desenvolvimento de novos produtos. As operadoras acreditam que o principal impacto de falhas BSS está na prorrogação/prolongamento de lançamento de produtos (80%), na incapacidade para reagir a avanços competitivos (64%) e no aumento do custo global de OpEx despesas operacionais (62%).

“As operadoras estão sentindo as reverberações da transformação digital acontecendo ao seu redor e querem um pedaço desse mercado. Enquanto os negócios do Google, Netflix e Amazon avançam, as operadoras estão sobrecarregadas com sistemas legados”, disse Barry Marron, GVP de Marketing da Openet. “Agora é imperativo que as operadoras possam acessar e usar sistemas automatizados em tempo real. Os dias de projetos de transformação que levam anos estão fadados à morte. A próxima fase da transformação nas operadoras tem que ser viabilizada em poucos meses”.

Faça o download do relatório da pesquisa: BSS and Digital Transformation – Operator Views on the Role of BSS in Digital Transformation.

Sobre a Openet

A Openet é fornecedora independente líder de BSS em tempo real (sistemas de suporte de negócio) para fornecedores de serviços de comunicação. O software da Openet assegura que mais de 600 milhões de usuários de telecomunicações móveis em todo o mundo aproveitem a melhor experiência de rede e dados, permitindo que as operadoras monetizem o uso de dados em “tempo real”. Desde sua fundação, em 1999, a Openet esteve constantemente à frente no desenvolvimento e na inovação do software para telecomunicações. Isso é caracterizado por sua plataforma aberta, sua experiência de domínio e sua expertise em engenharia. Seu sucesso é personificado por relacionamentos de longo prazo que mantém com as maiores operadoras globais.

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