Solução da PC Sistemas suporta desde os processos de importação até a venda ao consumidor final e se torna parte da história de sucesso da empresa
São Paulo, 29 de junho de 2016 – Estar sempre ao alcance do consumidor quando ele mais precisa. Esse é o lema da i2GO, importadora de acessórios essenciais – cabos, fones e baterias externas para gadgets. E, para conseguir a capilaridade necessária para atingir essa meta em um território como o brasileiro, a empresa enfrentou diversos desafios. Entre eles, o de fazer a gestão de uma empresa com potencial para crescer 100% em seu quarto ano de atuação – a faturamento em 2014 foi de R$ 6 milhões e, em 2015, de R$ 12 milhões.
Criada em 2012 por sócios baseados no Brasil e nos EUA, a marca de acessórios hoje está presente, além desses países, no México, Peru, Chile e América Central. “Para acompanhar essa expansão, desde o início contávamos com um software de gestão, mas não tínhamos relatórios claros e o sistema travava demais, fora o volume de retrabalho que tínhamos. A principal motivação para a troca do sistema foi a necessidade de ter um controle financeiro mais afinado. Sentimos necessidade, então, de escolher uma ferramenta que fosse flexível e customizável e que combinasse preço adequado e suporte forte”, conta Marcelo Castro , proprietário da i2GO.
Após estudar as opções do mercado, a companhia migrou a sua gestão para o WinThor, da PC Sistemas. “A PC se encaixou nas nossas expectativas, especialmente por ser focada no nosso segmento, o de distribuição. Hoje, o sistema nos dá suporte tanto na importação de nossos produtos quanto na venda para o consumidor final, distribuidoras e revendedores”, explica Castro.
Por trabalhar com diferentes margens e valores, devido ao diversificado perfil de clientes, além de contar com um centro de distribuição terceirizado, a i2GO identificou que a inconsistência de informações era o problema principal a ser eliminado com a nova ferramenta. A solução veio com o fim de registros manuais, que passaram a ser automatizados pelo sistema, e com a criação de perfis travados para cada cliente, ou seja, sempre com as mesmas características, como preços e margens para venda e faturamento.
O tempo economizado passou a ser investido em outras atividades mais estratégicas, como a definição de um plano de metas para a expansão das vendas e crescimento do negócio. “Antes a nossa percepção era que estávamos andando em círculos. Agora, além de eliminarmos a possibilidade de erro humano, com informações integradas, evitamos que aconteça, por exemplo, o faturamento de produtos que não temos em estoque no armazém, que é terceirizado. Se isso acontecer, o sistema, automaticamente, trava os itens indisponíveis do pedido, fatura os demais e nos alerta”, destaca Castro.
A adoção do software de gestão da PC Sistemas em seus computadores e smartphones permitiu à importadora medir a contribuição do ERP para o negócio em seu primeiro ano de uso. A ferramenta de maior destaque para o executivo é o Plano de Voo, que deu agilidade na visibilidade real e exata de indicadores, como o lucro atingido no final do mês e o acompanhamento de cada vendedor e das metas, a qualquer momento. Agilidade essa que, segundo Castro, permitiu à i2GO conquistar o resultado apresentado em 2015 e trabalhar focada na meta para 2016, que é de faturar R$ 20 milhões.
Para Ademar Alves, diretor executivo da PC Sistemas, é dever da empresa que fornece software de gestão estar atenta às inovações tecnológicas relevantes para o mercado de seus clientes. “No caso da i2GO, nossa preocupação em promover o rápido acesso às informações em nossas soluções, combinada com a mobilidade, deram ao gestor da empresa a solução que ele precisava para se preocupar apenas em expandir seus negócios”, finaliza o executivo.
Sobre a PC Sistemas
Há 29 anos no mercado, a PC Sistemas atua no desenvolvimento de softwares de gestão integrada (ERP) que atendem a toda a cadeia de abastecimento. Líder com mais de 40% de participação de mercado no setor atacadista distribuidor e presente em mais de 6 mil PDVs, a empresa possui também ferramentas e soluções especializadas nas demandas atuais do varejo. Com mais de 4,9 mil clientes e 53 mil usuários, desde 2013 a PC faz parte do Grupo TOTVS, considerado o maior provedor de soluções de negócios da América Latina. As eficientes operações da PC com seu ERP são complementadas por um amplo portfólio de serviços, como consultorias especializadas e treinamentos. Mais informaçõeswww.pcsist.com.br