Edição brasileira do maior portal de games do mundo promove ação inusitada para o lançamento do game Watch Dog 2, da fabricante francesa Ubisoft
Os fãs do IGN tiveram uma surpresa nos últimos dias. Ao entrar na edição brasileira do maior portal de games do mundo, líder em audiência online no segmento, os usuários sentiram um distúrbio na navegação como se o site estivesse sofrendo uma intervenção de hackers. Não estavam errados, os hackers personagens do jogo Watch Dogs 2 invadiram o IGN para promover o lançamento mundial do jogo. “Foi uma invasão sutil com pequenas intervenções que simularam um hackeamento. A ideia era que ninguém entendesse o que estava acontecendo e começassem a reclamar de bug e gerar buzz em cima disto. Foi o que realmente aconteceu, recebemos dezenas de e-mails dos nossos usuários”, revela Aydin Sarmadi, diretor geral do IGN. Seguindo uma estratégia, as peças, no primeiro dia, não eram clicáveis e eram mais enigmáticas, no segundo dia, mostraram maiores evidências de que os hackers eram da ubisoft e etc.
A ação foi dividida em dois dias, com as intervenções dos “hackers” em 7 e 8 de junho, com um total de seis no desktop e duas na versão mobile. A revelação para os fãs acontece nesta quinta-feira, dia 9 de Junho, com um vídeo e matéria que explica que tudo não passou de uma brincadeira para anunciar o lançamento do jogo.
A primeira edição de Watch Dogs foi lançada em maio de 2014 e vendeu 9 milhões de cópias. O jogo tem um Hacker como personagem principal motivado pela vingança da morte de sua sobrinha e que consegue invadir os sistemas da cidade com seu celular. O game é narrado em terceira pessoa com mapa aberto para ser explorado na cidade de Chicago, permitindo que até 8 participantes joguem juntos no modo online.
O sucesso de vendas também se traduziu no reconhecimento da crítica, com mais de 173 prêmios e nomeações, incluindo três prêmios e quatro nomeações dos Game Critics Awards. Além das melhorias em relação à versão anterior, o Watch Dogs 2 tem a cidade de São Francisco como cenário e vinha gerando especulações se haveria um novo protagonista.
Sobre o IGN Brasil
O IGN é o maior portal de games do mundo, com 29 edições internacionais em 22 idiomas e presente em 112 países, incluindo o Brasil, onde foi lançado em fevereiro de 2015. A redação do IGN é comanda por Pablo Miyazawa, com mais de 20 anos de carreira jornalística dedicada à cobertura do mercado de games. O ex-apresentador de programas de games da TV Globo, Gustavo Petró, também é um dos editores do IGN. Flávia Gasi, PHD em Games e professora universitária, é uma das principais colunistas do time. No estúdio interno, localizado na sede da Webedia, em São Paulo são produzidos os programas Gamepedia, IGN News, Video Reviews, Daily Fix, Walkthroughs, Unboxing e o Live streaming.
Sobre a Webedia
Fundada em 2007, a Webedia (www.webedia.fr) uniu-se, em 2013, com a Fimalac, companhia de investimentos liderada pelo bilionário Marc Ladreit de Lacharriere, acionista da agência de classificação de risco de crédito Fitch Ratings. O grupo lançou desde 2012 vários sites verticais hoje líderes no Brasil, como AdoroCinema (www.adorocinema.com), IGN (br.ign.com), PurePeople (www.purepeople.com.br) e PureBreak (www.purebreak.com.br). Em agosto de 2015, a Webedia anunciou a compra por R$ 49 milhões do maior site de culinária do Brasil, o TudoGostoso (www.tudogostoso.com.br). Em março deste ano, a Digital Stars, network de influenciadores liderada por Luiz Felipe Barros, também passou a integrar o portfólio da Webedia. Todos os seus verticais na internet brasileira somam mais de 20 milhões de visitantes únicos por mês.