Adepta do business intelligence há mais de dez anos, a companhia paranaense de energia dá mais um importante passo em sua estratégia de proporcionar autonomia e poder de análise para todos os usuários
- Além de agilidade e simplificação de processos complexos, o SSBI proporciona economia de recursos
São Paulo, 14 de janeiro de 2016 – Com forte tradição na utilização de soluções analíticas e usuária da plataforma da MicroStrategy há mais de dez anos, a COPEL (Companhia Paranaense de Energia), responsável por gerar, transmitir e distribuir energia elétrica em todo o estado, além de serviços de telecomunicações, avançou mais uma importante etapa: a implementação do Self-Service BI (SSBI). A iniciativa, além de integrar efetivamente o BI aos processos de negócio da companhia, quebrou paradigmas e barreiras culturais na empresa, aumentou o controle e permitiu uma governança eficaz por parte da equipe de tecnologia.
Com 60 anos de existência, a COPEL atende diretamente a 4.391.313 unidades consumidoras em 395 municípios e 1.113 localidades (distritos, vilas e povoados) paranaenses. Nesse universo incluem-se 3,5 milhões de lares, 89 mil indústrias, 373 mil estabelecimentos comerciais e 369 mil propriedades rurais. O quadro de pessoal é integrado por 8.653 empregados.
Segundo Jeferson Guerber Kindl, da área de TI da COPEL, para chegar até o SSBI, um longo caminho foi percorrido no que diz respeito à adoção de ferramentas analíticas dentro da empresa. O grande precursor foi o projeto de implantação de um painel estratégico, criado para atender as necessidades da presidência e que permite o acompanhamento dos principais indicadores, com base em dados atualizados diariamente. “Encontrar o patrocinador certo para alavancar o Business Intelligence foi o primeiro desafio para que atingíssemos nossos objetivos. Quando efetivamente a equipe de TI aproximou-se da área de planejamento estratégico para trabalharem no desenvolvimento deste cockpit para a alta direção, os nossos projetos analíticos atingiram outro patamar”, enfatiza.
Até então o elevado volume de informações provenientes das mais diversas áreas da companhia estava consolidado em planilhas eletrônicas e era tratado por uma série de ferramentas e recursos, muitas vezes não homologados pela área de TI.
BI para todos
Com o desenvolvimento do SSBI, todos os dados, que vão desde conteúdos técnicos até importantes processos de gestão da empresa, passaram a ser explorados de maneira muito mais simples. O carregamento das planilhas é realizado dentro do ambiente de BI pelo próprio usuário, de acordo com sua necessidade. Sem falar que as respostas também são obtidas muito mais rapidamente e com conteúdos mais eficientes e assertivos.
Algumas aplicações, que agilizam e modificam a rotina e ainda proporcionam redução de custos, passaram a ser desenvolvidas internamente por qualquer pessoa sem a dependência de TI. Um especialista de negócio na área de Inadimplência da Distribuição, por exemplo, criou um novo processo com base no BI, que proporcionou uma economia de recursos significativa. O tempo de execução de suas tarefas, que incluem o envio diário de resumos relacionados aos índices de inadimplência, cortes no fornecimento de energia, passou de horas para minutos. O SSBI, nesse caso, além de automatizar e centralizar um processo complexo antes realizado por múltiplas ferramentas tornou a apresentação desses relatórios mais requintada, graças aos dashboards e à plotagem de dados em mapas.
Essa nova aplicação também aumentou a efetividade da estrutura de BI dentro da COPEL. “Quando surge uma nova demanda por alguma solução analítica, ao invés de, como ocorria no passado, seguir uma sequência de atividades, a necessidade é na maioria das vezes prontamente atendida. O mais interessante é que este processo geralmente resulta em um projeto novo, seguindo a abordagem tradicional do passado, porém mesmo levando alguns meses para ser concluído, os resultados já estão sendo entregues imediatamente de alguma forma. Isto tudo está sendo o principal fator de alavancagem da ferramenta na organização”, ressalta Kindl.
Para colocar em prática o projeto, a COPEL estruturou seu ambiente de tecnologia da informação (TI), realizou uma série de treinamentos internos junto aos usuários finais, definiu e detalhou uma estratégia de implementação. Este processo levou cerca de seis meses para ser concluído. O emprego das capacidades de visualizações da ferramenta de exploração de dados, MicroStrategy Visual Insight foram um dos pontos cruciais na viabilização dos projetos.
Sobre a MicroStrategy Incorporated
Fundada em 1989, a MicroStrategy (Nasdaq: MSTR) é fornecedora líder mundial de plataformas de software empresarial. A missão da empresa é fornecer as plataformas mais flexíveis, poderosas, escaláveis e fáceis de utilizar para análise, mobilidade, identificação e fidelidade, oferecidas tanto para uso nas instalações físicas do cliente ou em nuvem.
O MicroStrategy Analytics Platform™ permite que organizações líderes analisem grandes quantidades de dados e distribuam a visão de negócios por toda a empresa. Nossa plataforma de análise fornece relatórios e dashboards, e permite aos usuários realizar análises ad hoc e compartilhar suas ideias em qualquer lugar, a qualquer momento. O MicroStrategy Mobile App Platform™ permite que as organizações construam rapidamente aplicações ricas em informações que combinam multimídia, transações, análises e workflows personalizados. O MicroStrategy Identity Platform™ (nomeada MicroStrategy Usher™) oferece às organizações a capacidade de desenvolver um aplicativo móvel seguro para identificar e credenciar. O MicroStrategy Loyalty Platform™ (nomeada MicroStrategy Alert) é uma solução móvel para fidelidade e engajamento do cliente de última geração. Para saber mais sobre a MicroStrategy, visite www.microstrategy.com e siga-nos no Facebook (http://www.facebook.com/microstrategy) e Twitter (http://www.twitter.com/microstrategy).
MicroStrategy, MicroStrategy Business Intelligence Platform, MicroStrategy Analytics Platform, MicroStrategy Mobile App Platform, MicroStrategy Identity Platform, MicroStrategy Loyalty Platform, MicroStrategy Usher, e MicroStrategy Analytics Desktop são marcas comerciais ou marcas registradas da MicroStrategy Incorporated nos Estados Unidos e em outros países. Outros nomes de produtos e empresas mencionados aqui podem ser as marcas comerciais de seus respectivos proprietários.