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Black Friday no Brasil não é mais uma promessa, é uma realidade

por Agência Canal Veiculação

Bruno Couto

Isso é um statement de mercado, apenas em faturamento, 2015 representou R$ 1,5 bilhões de reais versus R$ 872 milhões de 2014. Marcas e órgãos de proteção ao consumidor começam a se preparar em média com 6 meses de antecedência, vemos mobile tomando proporções jamais antes vistas, e tudo isso, num ano onde se dava por tudo perdido.

No Brasil, tudo que vêm de fora fica com seu “jeitinho”, a Black Friday não poderia ser diferente. No começo, muito se falou da “Black Fraude”, de fato, nos primeiros anos, de 2010 até 2012, os varejistas se adaptavam ao modelo, muitas vezes deixaram a desejar nas apostas. Aqui, ao invés de um evento de loja física, se tornou desde sempre um evento mais forte no varejo online. Nos Estados Unidos, eles seguem o Thanks Giving, antecipando as compras do Natal, já no Brasil, a Black Friday tem sido para alguns varejistas, desde 2014, o novo Natal.

O Grupo Netshoes não só surfa nessa onda, como foi precursora de inovações nessa data que ainda é recente, mas já representa o mês mais importante para o ano na empresa. Criamos em 2014 o Black November, que devido ao sucesso voltou maior e melhor em 2015, com a adesão da nova loja de moda da Netshoes, a Zattini. Fomos o primeiro varejista do mundo a dar navegação gratuita para consumidores por mobile e app.

O nosso Black November deu a chance do consumidor aproveitar o mês inteiro de ofertas imperdíveis e fazer um esquenta do sucesso que seria a Black Friday. Não à toa, e na verdade resultado de um trabalho incansável da equipe de tecnologia, comercial, marketing, logística, central de relacionamento e um suporte nunca antes de visto dos gestores companhia, os resultados foram muito expressivos: registramos um crescimento de 170% no número de pedidos na Black Friday vs. 2014. Em apenas um dia, o Grupo Netshoes realizou um faturamento histórico de mais de 50% da media mensal do primeiro trimestre de 2015. Na Netshoes, houve pico superior a 100% no número de acessos simultâneos, e a Zattini apresentou crescimento de 372% de acessos em relação à media do 1º semestre do ano. Os pedidos realizados pelo m-commerce cresceram 464% em relação a data anterior…

Enfim, os dados são infinitos, mas o mais importante disso tudo, é que contra fatos não há argumentos: uma empresa que se organiza, respeita os compromissos assumidos com o consumidor, se prepara para o sucesso, faz de uma oportunidade uma realidade. O Black Friday foi nosso em 2015!

Bruno Couto, Head de Marketing do Grupo Netshoes

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