Quando falamos de tamanho, ao menos na tecnologia e em se tratando de consumo de dados, quanto maior o dispositivo maior o consumo de vídeo. Para quem acompanha os últimos lançamentos, é perceptível como os aparelhos estão ganhando forma e tamanho ao longo dos anos.
Tanto em termos de tamanho quanto em resolução da tela, o fato é que os consumidores assistem cada vez mais vídeos em seus celulares.
Essa tendência ainda é reforçada por outros fatores, como por exemplo, a popularização dos serviços de streaming como Spotify e Netflix, que possibilitam encontrar conteúdo em tempo real; os novos formatos de vídeos na web, como o 360º no Youtube ou 4K em serviços on demand, além da explosão do interesse por comunicação visual, basta olhar como os vídeos ficaram mais e mais presentes em portais de notícias e até mesmo em redes sociais como Facebook e Instagram.
No Brasil, alguns números já chamam a atenção:
– 52% dos usuários assistem vídeos curtos no celular, semanalmente
– 35% dos usuários assistem filmes completos no celular, semanalmente
– O tempo gasto vendo vídeos cresce principalmente entre os smartphones: 51% entre 2012 e 2014
– Em 2012, as pessoas passaram 4 horas por semana assistindo vídeos no smartphone e hoje assistem mais de 6 horas por semana do conteúdo de vídeo nestes mesmos aparelhos
Hoje, o volume de dados representa 45% do tráfego móvel. Em 2020, serão 60% de todo o consumo de dados móveis. Além disso, vídeo vai crescer 55% ao ano até 2020, o que significa que até lá, o consumo de vídeo terá crescido 13 vezes comparado com o volume de dados atual, e um dos principais motivos é aumento do tamanho da tela de dispositivos móveis.
A Ericsson é a impulsionadora da Sociedade Conectada – uma empresa líder em tecnologia da comunicação e serviços. Nosso relacionamento a longo prazo com todas as maiores operadoras no mundo permite que pessoas, negócios e sociedades alcancem seu potencial e criem um futuro mais sustentável.
Nossos serviços, softwares e infraestrutura – especialmente nos setores de mobilidade, banda larga e na nuvem – permitem à indústria de telecomunicações e outros setores a concretizar melhores negócios, aumentar a eficiência, melhorar a experiência do usuário e captar novas oportunidades.
Com mais de 115 mil profissionais e clientes em 180 países, combinamos tecnologias em escala global e liderança em serviços. Damos suporte a redes que conectam mais de 2,5 bilhões de assinantes. De todo o tráfego mundial de dados, 40% deles passa pelas redes da Ericsson. Nosso investimento em pesquisa e desenvolvimento garante que nossas soluções – e nossos clientes – estejam sempre na frente.
Fundada em 1876, a Ericsson está sediada em Estocolmo, na Suécia. Em 2014, a empresa gerou receitas de 228 bilhões de coroas suecas (US$ 33,1 bilhões). A Ericsson está listada nas bolsas de valores NASDAQ OMX (Estocolmo) e NASDAQ (Nova York).
Na América Latina estamos presente desde 1896, quando entregamos equipamentos pela primeira vez na Colômbia. No início do século XX, aumentamos nossa presença na região ao firmar acordos na Argentina, Brasil e México. Hoje, estamos presentes em mais de 50 países da América do Sul, América Central, México e Caribe, com instalações completas, como unidade de Produção e Centro de Inovação com atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), além de Centro de Treinamento. A Ericsson é a fornecedora líder do setor de telecomunicações com mais de 40% do mercado na América Latina e mais de 100 contratos de serviços de telecomunicações na região.