Com o conceito de sharing economy, ou economia compartilhada, ganhando cada vez mais popularidade no mercado brasileiro – muito devido a maior popularização da tecnologia e do número de smartphones -, muitas empresas vêm criando suas comunidades, seja para trocar ou compartilhar objetos e custos . No Brasil, dividir roupas, comida, viagens e até imóveis vem se tornando cada vez mais comum. Como exemplo, temos alguns cases interessantes de plataformas de consumo colaborativo que mostram essa realidade.
A Tripda (www.tripda.com.br) é uma plataforma online de compartilhamento de caronas, que pretende revolucionar o jeito do brasileiro viajar a partir da disseminação da carona em todo o País. Fundada a um ano por dois brasileiros, a empresa já ofereceu mais de 320 mil viagens de carona, o equivalente a 21 viagens de ida e volta para a Lua. Presente em 13 países, a Tripda já soma mais de 150 mil usuários no mundo.
O Airbnb, plataforma de hospedagem alternativa, foi uma das primeiras empresas a popularizar a economia compartilhada, unindo a tecnologia ao modelo de hospedagem dos antepassados, que, quando viajavam, buscavam abrigo nas casas de moradores locais e sempre encontravam uma porta aberta. Assim nasceu um dos maiores exemplos de economia colaborativa do mundo, a comunidade do Airbnb, que já hospedou mais de 30 milhões de pessoas no mundo todo e ajuda a afirmar que os padrões de consumo estão mudando.
A Kickante, plataforma de financiamento coletivo, permite o lançamento de campanhas de forma rápida, desburocratizada e democrática e oferece todo apoio em relação a divulgação de campanhas, desde o cálculo do investimento necessário para colocar o projeto em prática até o apoio de marketing. Fundada em 2013, a plataforma já lançou mais de 1.000 campanhas e captou mais de R$ 4 milhões. Além disso, a Kickante trabalha com campanhas flexíveis, ideais para projetos que não possuem um valor mínimo e podem ser beneficiados a partir de qualquer valor arrecadado e tudo ou nada.