Lançado em 2011, o Snapchat tem ganhado visibilidade no Brasil, após algumas personalidades da web começarem a fazer uso desse aplicativo. A principal proposta do app é eliminar os dados e conteúdos compartilhados pelos usuários segundos depois de serem enviados.
Para a ESET – fornecedora de soluções de segurança da informação – toda vez em que um aplicativo ganha notoriedade, torna-se alvo de cibercriminosos e, portanto, exige um cuidado redobrado dos usuários. “É preciso que as pessoas sejam cautelosas no uso do Snapchat para evitar riscos”, alerta Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil.
Para ajudar os usuários, a ESET reuniu cinco dicas importantes para aproveitar o Snapchat com segurança.
1- Já existem aplicativos que salvam as fotos
Fotos que deveriam ser apagadas, já podem ser salvas com a ajuda de apps específicos. Por isso, lembre-se que se um de seus contatos utiliza alguma dessas ferramentas, talvez o conteúdo que você espera que desapareça segundos depois de compartilhar, pode não ser destruído.
2- Seja cuidadoso com quem interage
Compartilhar muitas informações seja por meio de textos ou fotos, com alguém que você acabou de conhecer, nunca é uma boa ideia. O melhor é fazer isso com alguém da família, amigos próximos ou pessoas que você tenha um relacionamento de confiança.
3- Leia os termos de uso do aplicativo com atenção
Esse não é o passatempo preferido de ninguém, mas quando envolve sua segurança e privacidade, é melhor ficar atento. Os termos do Snapchat são muito específicos. Ao habilitar a opção “Find Friends”, você permite que o aplicativo sincronize os contatos do seu dispositivo para descobrir quais amigos já utilizam a aplicação.
4- Pense duas vezes antes de enviar uma foto
Saber que uma foto ou informação pode sumir segundos depois de ser enviada pode parecer muito divertido, porém lembre-se que seu amigo tem a opção dar um print screen da tela. Por isso, se pergunte o que acontece que essa foto for gravada. Se a ideia lhe causa preocupações, então pense duas vezes antes de compartilhar.
5- Dados de acesso são como documentos
Seja cuidadoso aos fazer login na frente de pessoas desconhecidas. Fornecer dados de acesso para uma terceira pessoa também coloca sua privacidade e segurança em risco.
Sobre a ESET
Fundada em 1992, a ESET é uma fornecedora global de soluções de segurança que provê proteção de última geração contra ameaças virtuais. A empresa está sediada na cidade de Bratislava (Eslováquia), com centros de distribuição regionais em San Diego (Estados Unidos), Buenos Aires (Argentina) e Singapura, e com escritórios em São Paulo (Brasil), Cidade do México (México), Praga (República Chega) e Jena (Alemanha). A ESET conta ainda com Centros de Pesquisa em nove países e uma ampla rede de parceiros em mais de 180 localidades.
Desde 2004, a ESET opera na América Latina, a partir de Buenos Aires, onde conta com uma equipe de profissionais capacitados a responder às demandas do mercado local de forma rápida e eficiente, a partir de um Laboratório de Pesquisa focado na investigação e descoberta proativa de várias ameaças virtuais.
Além de seu produto mais conhecido, o ESET NOD32 Antivírus, desde 2007, a ESET oferece o ESET Smart Security, uma solução unificada que utiliza a multipremiada proteção proativa. As soluções ESET oferecem aos clientes corporativos o maior retorno sobre investimento (ROI) da indústria, ao garantir uma alta taxa de produtividade, velocidade de exploração e um uso mínimo de recursos.