Home Mídia Corporativa Presidente da Infraero aponta desafios para fase de reestruturação durante evento em Brasília

Presidente da Infraero aponta desafios para fase de reestruturação durante evento em Brasília

por Agência Canal Veiculação

Gustavo do Vale esteve com o ministro da SAC, Eliseu Padilha, e outras autoridades na abertura da Airport Infra Expo – Gestão de Aeroportos na manhã desta terça-feira em Brasília. Estimativa da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) aponta que América Latina pode chegar a 543 milhões de passageiros em 2025.

Depois de apontar que os próximos aeroportos a serem concedidos à iniciativa privada serão Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS), o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, afirmou que os aeroportos de Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ) e Manaus (AM) não serão privatizados uma vez que garantem a subsistência fina nceira da Infraero. O posicionamento foi dado durante a abertura da Airport Infra Expo – Gestão de Aeroportos, evento que acontece até amanhã em Brasília.

Falando da ope radora aeroportuária estatal, Padilha detalhou a reestruturação pela qual passa a empresa. “A Infraero será reorganizada em três unidades, uma dedicada à prestação de serviços aos aeroportos regionais, outra à participações em complexos concedidos e, finalmente, outra para a navegação aérea”.

O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, comentou que as “concessões impactaram na Infraero, o que nos gerou o desafio da mudança da estrutura da gestão de uma empresa monopolista, que passou a viver em uma mercado concorrencial, no qual não é mais o benchmark”. Vale admitiu que a Infraero teve que se renovar sob todos os pontos de vista. “A mudança mais importante é que os aeroportos passarão a ser centros de negócios autônomos e com um superintendente com poder de decisão. Trata-se de uma mudança estrutural importante”.

Além disso, o presidente mencionou a reestruturação da empresa. “Perdemos 58% das nossas receitas e só conseguimos transferir ao setor privado cerca de 1/3 das nossas despesas, problema este que deverá ser sanado e que passa por aumento de receitas, controle de despesas e das três empresas: a Infraero Serviços, que prestará serviços aos aeroportos regionais e contará com um sócio internacional; a Infraero Participações, para lidar com os concessionários, e a Infraero Navegação Aérea, função que tem uma equação negativa do ponto de vista financeiro”. Vale terminou sua participação convidando: “Temos 60 centros de negócios à disposição daqueles que quiserem fazer negócios com a Infraero”.

Também esteve pre sente à cerimônia de abertura o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Marcelo Pacheco Guaranys, que anunciou a criação de um departamento para homogeneizar a regulação dos aeroportos no que tange aos serviços tanto de aeroportos concessionados como não concessionados.

América Latina – O diretor regional da ICAO, Franklin Hoyer, citou a importância do potencial da America Latina no setor da aviação civil e a urgência em desenvolver estratégias para evitar a limitação da capacidade dos complexos aeroportuários. “Sem restrições de capacidade a América Latina pode chegar a 543 milhões de passageiros em 2025, com a geração de 7 milhões de empregos. O Brasil pode passar dos 256 milhões de passageiros em 2025 e concentrar 45% do volume de mercado de passageiros da América Latina. Mas isto se e somente se fizermos a nossa lição de casa”, alertou Hoyer.

O diretor da Organização da Aviação Civil Internacional (IATA), Carlos Ebner, reforçou a mensagem. “Sabe-se que haverá restrições no Brasil e na Argentina, que focará uma limitação de 100 milhões de passageiros, com uma projeção de 445 milhões. Há três anos, o Brasil passava por uma das mais sérias crises de infraestrutura. As concessionárias investiram pesadamente e nós hoje levantamos a bandeira amarela quanto à saúde financeira do projeto de privatização. Para nós da IATA, se o aeroporto é privado ou público não nos interessa. Nossa preocupação é o nível de serviço oferecido às companhias aéreas e aos passageiros. Essa é a natureza da parceria que estabelecemos”.

Segundo ele, é necessário que se desenvolvam mecanismos que aumentem a eficiência e reduzam os custos. “Fundamental é evitar uma legislação que preserve os aeroportos como ilhas, que visam unicamente o lucro sem agilidade para melhorar os níveis de serviços”, disse.

A Aiport Infra Expo – Gestão de Aeroportos continua esta tarde com palestras sobre gestão de aeroportos regionais e essências e como workshop sobre controle de tráfego aéreo. Amanhã, último dia de evento, as palestras são sobre aeroportos internacionais, domésticos e de conexão e um workshop sobre recursos humanos. “Definimos o tema de Gestão de Aeroportos no Brasil porque, com as concessões e investimentos programados para os aeroportos, entendemos que é necessário discutir formas de criar uma gestão mais eficiente para que possamos aumentar o crescimento do setor”, disse a diretora executiva da Sator Eventos, idealizadora e organizadora da plataforma de eventos Airport Infra Expo.

Sobre a AIE 2015 – Gestão de Aeroportos

A AIE 2015 – Gestão de Aeroportos reunirá as principais autoridades aeroportuárias, representantes de entidades e empresas aéreas e especialistas do setor para debater sobre questões como a regulação técnica, planejamento do controle de tráfego aéreo, construção de aeroportos, operação e manutenção das instalações, estruturas de safety e security, transporte de cargas e recursos humanos para operação aeroportuária. O seminário, organizado pela Sator, acontece nos dias 24 e 25 de março, no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.airportinfraexpo.com.br/


Sobre a Sator

Empresa de comunicação e eventos, a Sator tem a missão de estabelecer a conexão e o intercâmbio entre pessoas, grupos e organizações para fomentar os mercados e desenvolver plataformas de negócios e conteúdo com abordagem inovadora e inteligente. A empresa conta com uma ampla experiência na organização de eventos de aviação como a Labace – Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (entre 2007 e 2009), a Feira Nacional de Aviação Civil (desde 2008) e o Broa Fly-in (2006 a 2008)

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