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Gestão aeroportuária domina discussões sobre evento de aeroportos em Brasília

por Agência Canal Veiculação

No segundo dia de trabalhos, a Air port Infra Expo – Gestão de Aeroportos propôs a discussão sobre os fatores a serem considerados no desenvolvimento de aeroportos internacionais e de conexão. O evento reuniu autoridades, empresas e especialistas em Brasília nestes dias 24 e 25 de março

O diretor de Aeroserviços da Egis, Emanuel Legrand, abriu as pales tras pela manhã afirmando que a gestão aeroportuária deve acontecer de forma integrada, considerando ope ração, serviços e investimentos. A Egis é uma empresa internacional que atua na área de engenharia e consultoria nas áreas de transportes e seu executivo mencionou que “a consultoria de engenharia tem seu valor agregado na formulação a longo prazo das estratégias de funcionamento e no acompanhamento dos ope radores, considerando a profissionalização da gestão, garantindo o nível de serviços e a otimização as receitas ara equilibrar Opex e Capex”.

Regulamentações — Focado nas padronizações ope racionais, o diretor da ICAO (International Civil Aviation Organization), Franklin Hoyer, discorreu sobre a importância da homogeneização das regulamentações e chamou a atenção para o baixo número de aeroportos certificados. “Em 2009, apenas 5% dos aeroportos internacionais da América Latina eram certificados. Entre eles, nenhum do Brasil. As causas para essa baixa adesão às certificações são a inadequação das infraestruturas, a falta de mão de obra treinada e a ausência de legislação específica”.

Hoyer explicou que todas as LARs (regulamentações latino americanas da aviação civil) fazem parte hoje do sistema eletrônico de notificações da OACI. “Em breve teremos todos os 19 anexos sobre segurança da OACI. Temos 11% dos aeroportos internacionais certificados e a meta para 2016 é chegar a 20%, ou seja, 90 aeroportos”.

Viracopos – Quarto maior hub da América Latina, Viracopos caminha para consagrar-se como um hub internacional. Em 2014, o aeroporto movimentou 18,1 milhões de passageiros, registrando 10% de crescimento de passageiros domésticos e 20% de passageiros internacionais. “A previsão para este ano é de crescimento de 45% de ope rações internacionais”, afirmou Roberto de Oliveira Luiz, diretor comercial da Inframérica, durante palestra no evento.

Além de hub internacional, Viracopos vem sendo opção para conexões domésticas. “Temos 40 destinos nacionais e oito internacionais. 50% dos passageiros que passam pelo aeroportos vêm ou vão para cinco cidades, o que indica o potencial de crescimento no âmbito da aviação regional. Bauru, Pampulha, Juazeiro do Norte e outras localidades já são destinos pedidos pelas cias. aéreas a partir de Brasília, indicando o potencial da aviação regional”.

O complexo aeroportuário tem hoje 29 fingers, 16 a mais do que no início da concessão feita há dois anos e performa 60 ope rações na hora pico, com 80% da capacidade, o único do pais a ope rar em tais condições. “Nossa meta é chegar a 78, o que será ótimo para o desenvolvimento da aviação regional”, concluiu Luiz.

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