Home Mídia Corporativa Falha POODLE no SSL 3.0: por que investir em segurança extra na Internet?

Falha POODLE no SSL 3.0: por que investir em segurança extra na Internet?

por Agência Canal Veiculação

Pela terceira vez em menos de dois anos, o protocolo SSL – uma das mais famosas formas de comunicação criptografada na web – foi quebrado. Em outubro, três pesquisadores do Google encontraram o bug, batizado de Padding Oracle on Downgraded Legacy Encryption – ou simplesmente POODLE –, na versão 3.0 do protocolo. Este erro possibilita a interceptação de dados (de contas bancárias e senhas diversas) trocados entre usuários e servidores de empresas. Utilizando aplicações e outros meios, hackers podem alterar informações ou acessá-las diretamente nas ferramentas sem serem detectados.

 

Basear a segurança das transações eletrônicas exclusivamente em um protocolo tão suscetível a problemas é muito arriscado, e não apenas para usuários. As empresas que vazarem dados de cartão de seus clientes precisarão arcar com multas e a consequente perda de confiança por parte de atuais e futuros clientes – um dos ativos mais importantes de qualquer empreendimento, dentro ou fora da Internet.

 

Poucos gateways de pagamento no Brasil utilizam proteções sobressalentes para os dados. Uma delas, chamada BSE (browser-side encryption) codifica essas informações dentro do navegador do próprio usuário, impedindo o acesso por parte da loja ou site de serviços. Isso também é interessante para o outro lado da bancada, já que nenhum desenvolvedor interno terá a chance de perder ou colocar dados em risco. Com a proteção extra, mesmo que o protocolo SSL se torne obsoleto, as informações continuarão protegidas.

 

Algumas mudanças na configuração do navegador podem desabilitar o uso do SSL 3.0, e versões atualizadas de browsers como Firefox e Chrome já vêm com esse suporte desligado por padrão. A questão é que a responsabilidade pela segurança das transações nunca pode ser repassada ao consumidor, que não quer nem saber de onde o problema surgiu, na maioria dos casos. Contar com um sistema que assegure clientes e lojistas virtuais é, sem dúvida, não apenas uma opção, mas a mais útil e operacional hoje em dia.

 

*Henrique Dubugras é sócio-fundador do Pagar.me, solução digital voltada a empreendedores virtuais, atuando como Gateway – e facilitador – entre empresas e toda a burocracia que elas enfrentam para receber pagamentos

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações