Home Dicas Oito dicas e segredos para melhorar radicalmente o desempenho da sua rede

Oito dicas e segredos para melhorar radicalmente o desempenho da sua rede

por Agência Canal Veiculação

Regras simples de configuração podem ampliar a performance da rede de computadores, garantindo maior produtividade nas empresas

 

A rede de computadores é responsável por conectar todos os sistemas tecnológicos de uma empresa, assim como boa parte de seus colaboradores. Por apresentar sintomas como lentidões, quedas de conexão, ruídos e até falhas em ligações telefônicas, a rede de computadores por muitas vezes é alvo de críticas por parte de seus usuários.

 

Para auxiliar as empresas a alcançarem desempenho em seus processos, o especialista Rodrigo Alabarce, diretor operacional da Nap IT, oferece oito dicas que, ao serem aplicadas, podem determinar e melhorar o estado de saúde de uma rede.

 

1- Segmente a rede: Aplique a segmentação de rede por meio da utilização de switches e configurações adequadas. E não se esqueça: jamais utilize hubs e outras tecnologias compartilhadas.

 

2 – Evite a saturação de links WAN: Trabalhe proativamente e impeça a saturação dos links WAN. Mantenha a utilização do link em até 70% da sua capacidade.

 

3 – Controle o tempo de resposta: O tempo de resposta é geralmente inferior a 100ms (um décimo de segundo), mais comumente, menos de 2ms em uma LAN.

 

4 – Evite a saturação por broadcast ou multicast: Nenhum segmento de rede deve ter mais de 20 de broadcast ou multicast. Broadcasts são enviados para todos os hosts em uma rede e deve ser limitado usando VLANs. O tráfico multicast é enviado para um grupo de máquinas, mas também deve ser controlado e limitado a apenas aquelas máquinas registradas para receber.

 

5 – Mantenha seus segmentos sem erros de CRC: Nenhum segmento deve ter erros na camada 2 ou camada de enlace, ou seja, não pode haver um único CRC a cada milhão de bytes de dados trafegados.

 

6- Não permita colisão de pacotes: Nos segmentos Ethernet deve haver menos do que 0,1% de colisão de pacotes.

 

7 – Monitore a utilização de CPU: A utilização de CPU igual ou superior a 75% para um intervalo de cinco minutos, provavelmente, sugere problemas de rede. A utilização de CPU normal deve ser muito menor do que os 75% em períodos normais.

 

8 – Implemente priorização de tráfego – QoS: O QoS deve ser ativado em dispositivos de rede para permitir a priorização das aplicações que sejam sensíveis ao tempo de resposta ou sensíveis à largura de banda.

Sobre a Nap IT

A Nap IT – Network Solutions é uma empresa 100% brasileira especializada em consultoria de redes corporativas e soluções integradas de TI. Fundada em 2011, iniciou operação atuando dentro do novo conceito de Tuning de Rede, no qual a customização torna as tecnologias aptas a operarem em alta disponibilidade. A aplicação do conceito é realizada pela análise e configuração customizada dos equipamentos, para que a rede atinja seu potencial máximo, com alta velocidade e elevados níveis de estabilidade e segurança.

 

Na área de soluções integradas de TI, associa qualidade e agilidade na prestação de serviços a tecnologias de ponta oferecidas por seus renomados fornecedores e uma equipe qualificada e certificada. Com um portfólio completo de serviços, a Nap IT oferece ainda outsourcing, cabeamento estruturado, monitoramento de infraestrutura, certificações e venda. E nas soluções específicas para desempenho de rede, entrega gerenciamento de projetos e análise de rede; otimização, implementação e segurança de rede; e gestão de telefonia.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações