Agora, todos os smartphones, de qualquer operadora terão acesso à conta corrente Zuum pelo celular
A Zuum, joint-venture entre MasterCard e Telefonica Vivo, anuncia a expansão de seus serviços para assinantes de qualquer operadora de telefonia móvel brasileira que possuam um smartphone – através de um aplicativo disponível para Android e iOS. Com a ampliação, o serviço estará disponível para todos os aparelhos com essa tecnologia em uso no Brasil. A solução funciona como uma conta corrente no celular e possibilita a realização de pagamentos de contas, recarga de celular e transferências de dinheiro através do celular e o uso de um cartão pré-pago com bandeira MasterCard para compras e saques.
Para os clientes Vivo, a conta continua sendo usada em qualquer aparelho celular, mesmo os feature phones (modelos mais simples e com menos funções). Para isso, é usado o canal USSD (Unstrucutured Supplementary Service Data), que funciona de forma parecida com o SMS, com troca de mensagens, mas com a vantagem de não ter custo para o cliente além de não deixar registrado as mensagens, garantindo a segurança dos dados do consumidor.
A expansão dos serviços da Zuum para todas as operadoras vai ao encontro de um dos principais objetivos da empresa: interligar a população que não possui conta em bancos aos já bancarizados, permitindo a realização de transações financeiras, como o recebimento de salário diretamente no cartão, e transferências: “Com essa visão, decidimos abrir nossa operação também para os clientes de todas as operadoras móveis através dos smartphones, que hoje já ultrapassam a marca de 70 milhões”, afirma Marcos Etchegoyen, presidente da Zuum.
Segundo o executivo, esta ação faz parte de uma estratégia de crescimento que será feita em etapas: “Hoje já atendemos 320 mil clientes. Para o final de 2015, a expectativa é elevar este atendimento para 1,2 milhão de pessoas”, diz o executivo. Atualmente, a empresa atua fisicamente em quatro estados (Sergipe, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul). Segundo Etchegoyen, a expansão para outros estados deve ser intensificada a partir de janeiro de 2015.