Ambiente de experimentação de tecnologias conta com demonstrações nas áreas de arquitetura de redes, mobilidade, vídeo e cloud. A companhia aproveita o evento para destacar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.
A Cisco marca presença no Futurecom 2014, de 14 a 16 de outubro, no Expo Transamérica, em São Paulo. A companhia traz ao evento o Experience Suite, um ambiente de experimentação em tecnologias inovadoras com foco na virtualização para provedores de serviço. O estande se dividirá em quatro áreas: Mobilidade, Vídeo, Cloud e EPN (arquitetura de redes de última geração). A Cisco também aproveita o Futurecom 2014 para destacar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, dos quais é apoiadora e fornecedora oficial em soluções de redes e servidores. Além disso, participa do Congresso com palestras sobre SDN (Software-defined networking), Intercloud – novo conceito de interligação de “Clouds” que a Cisco está desenvolvendo com seus parceiros, e a Internet de Todas as Coisas.
As tecnologias reunidas no Experience Suite estão alinhadas com as novas demandas das operadoras a partir das mudanças pelas quais o setor vem passando. Uma delas, de ordem global e relacionada à Computação em Nuvem e à Internet de Todas as Coisas, vem exigindo maior aporte em novas tecnologias; já a outra, de ordem local e relacionada à busca por um aumento de produtividade, tem demandado soluções de rede mais inteligentes. A Cisco procurou se antecipar e atender a essas novas demandas expandindo sua atuação com diversas aquisições nos últimos anos.
A aquisição da NDS, em 2012, trouxe o que havia de mais avançado em Vídeo. Na área de arquitetura de redes, a compra da Cariden, em 2013, proporcionou à companhia a ampliação de seu portfólio com ferramentas de visibilidade e análise em tempo real. Já com a compra da Intucell, também em 2013, a Cisco pôde adicionar a tecnologia SON (self-optimizing network) às ofertas já existentes para infraestrutura de Internet móvel. São essas tecnologias que comprovam a aposta da Cisco em virtualização e que a companhia leva ao Futurecom este ano.
Arquitetura de redes
O destaque na área de arquitetura será a plataforma em software Cisco® Evolved Services Platform (ESP) e a sua base, a Evolved Programable Network (EPN), um conjunto de automação, convergência e programabilidade destinada a ajudar os provedores de serviço a obterem maior eficiência em suas redes. A plataforma Cisco ESP tem múltiplos fornecedores e está baseada em padrões abertos, incorporando a suíte de protocolo Openstack / Open Daylight e retificando a abordagem flexível e abrangente da Cisco para as tendências de SDN (Software- Defined Networking) e a NFV (Network Function Virtualization).
Entre as vantagens da Cisco ESP estão a reparação automática de falhas (com menor custo para os provedores de serviço), a convergência entre as diversas camadas de rede (sem barreiras entre core, Internet, etc) e os recursos inteligentes de orquestração, proporcionando controle completo e fácil escalabilidade para o futuro graças à virtualização. Como ferramentas adicionais, estão a Cisco WAE e a Cisco MATE, tecnologias de visão e análise em tempo real que permitem a extração de dados essenciais para o planejamento das redes e que já estão em fase de teste por operadoras brasileiras.
Mobilidade
Já para infraestrutura de Internet móvel, a Cisco apresenta sua linha Quantum, onde estão suas soluções de PCRF, Packet Core virtualizado e SON (self-optimizing network), com tecnologias inteligentes voltadas à maximização da performance, rentabilização e implementação de serviços de mobilidade para os provedores de serviço. A linha Quantum torna possível o rápido provisionamento de novos serviços móveis virtualizados, tais como dados patrocinados, nos quais o provedor de conteúdo paga para entregar dados ao usuário, proporcionando novas oportunidades de receita para as operadoras.
Outro foco da Cisco em Mobilidade são as femtocells, miniestações para celular nas quais a companhia é líder mundial. A solução de Femtocell da Cisco oferece recursos para locais com pouca cobertura da rede macro, como garagens, subsolos ou torres de escritórios, além de permitir a unificação com a rede Wi-Fi, garantindo menor custo para as operadoras (principalmente em aquisição de sites). As tecnologias da Cisco para infraestrutura de Internet móvel são amplamente utilizadas por operadoras brasileiras e visam um alinhamento de custo-benefício e melhor eficiência na aplicação do CAPEX.
Vídeo
Na área de Vídeo o destaque é a solução Cisco Videoscape Multiscreen Cloud DVR e as diversas possibilidades de uso. O Cloud DVR permite aos usuários capturar e gerenciar as gravações na nuvem, reproduzindo-as posteriormente em qualquer dispositivo conectado, além da possibilidade de pausar ou reiniciar programas ao vivo, fazendo facilmente a troca entre conteúdo stream e cloud. Flexibilidade para UX e informações de monetização para provedoras de serviço também são destaque nas demonstrações Videoscape Cloud Experience.
Cloud
A Cisco abordará as oportunidades em cloud computing com soluções completas para ofertas de “Cloud” privada, híbrida e pública, com destaque para o Cisco UCS – Unified Computing System, plataforma que integra computação, armazenamento e rede, com funções de virtualização. Entre as demos do UCS, estarão o UCS Platform Emulator, a Cisco IoE Application Platform, o UCS Director (interface online da plataforma) e o UCS Mini, além de muitas informações sobre a Intercloud e a integração com a Metacloud. O objetivo é mostrar como as diversas modalidades de “Cloud” (privada, híbrida e pública) podem alavancar oportunidades de negócios relacionadas ao dia a dia, bem como nas áreas da Internet de Todas as Coisas e do mundo M2M (Machine to Machine).
Rio 2016: tecnologia para eventos de grande porte
A Cisco aproveita também o Futurecom 2014 para destacar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. A companhia é apoiadora e fornecedora oficial da Rio 2016, na área de redes e servidores corporativos. Toda a infraestrutura, incluindo as redes LAN cabeadas e sem fio, roteadores IP, os equipamentos necessários para segurança e sistemas de gestão serão fornecidos pela Cisco. A Cisco também fornecerá os servidores de data center, incluindo os servidores Blade e Rack do Sistema de Computação Unificada (Unified Computing System).
Os visitantes do Futurecom também terão a oportunidade de encontrar Gustavo Borges, ex-atleta brasileiro de natação e medalhista dos Jogos Olímpicos, no dia 14 de outubro. No dia 15 é a vez de Yohansson do Nascimento Ferreira, velocista paraolímpico e medalhista nos jogos de Londres de 2012, prestigiar a companhia com sua presença.
Congresso Futurecom 2014
A Cisco também marca presença no Congresso Futurecom 2014. Confira a agenda:
Data | Painel | Executivo da Cisco |
14/10 das 16h às 17h10 | SDN: Utilizando as Redes de Forma Flexível e Inteligente. | Emerson Moura, Arquiteto de Serviços de Rede da Cisco do Brasil |
15/10 das 18 às 18h30 | Intercloud: How the IT world revolution will transform Service Providers. | Giuseppe Marrara, Diretor de Políticas Tecnológicas da Cisco do Brasil |
16/10 das 9h30 às 10h | A Internet de Todas as Coisas – Potencial e Desafios atuais | Rubens Camargo, Gerente de Desenvolvimento de Negócios |
Futurecom 2014
14 a 16 de outubro
Transamérica Expo Center – Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – São Paulo – SP