Solução da Inventti resgata notas e evita multas
Empresa catarinense lança no mercado sistema que recupera antigas notas eletrônicas e evita complicações com o Fisco.
Todas as notas fiscais emitidas e recebidas por uma empresa devem ser guardadas por um período de cinco anos, mais o ano corrente. Muitas empresas não têm essas informações organizadas e correm risco constante de sofrer penalidades com a fiscalização.
Para eliminar esse problema, a empresa catarinense Inventti oferece uma solução que resgata os arquivos XMLs de notas de forma automática e deixa a empresa em conformidade legal e livre de autuações e multas.
A consultora de negócios da Inventti, Karine Gresser, explica que o sistema da Inventti, chamado Compliance, faz o download do XML da NF-e, e encontra todas as notas que o cliente precisa em um determinado período.
De acordo com o Ajuste SINIEF que estabelece as regras da Nota Fiscal eletrônica, o armazenamento dos documentos deve ser feito tanto pelo emitente quanto pelo destinatário. Isto segue o mesmo modelo que era adotado com os documentos em papel, porém agora via arquivo. Muitas empresas pecam no controle, principalmente dos arquivos corrrespondentes às Notas Fiscais eletrônicas recebidas pela empresa, deixando a base fiscal com furos.
“A empresa é obrigada a guardar a NF-e pelo período previsto na legislação tributária, para que o documento possa ser apresentado ao Fisco, caso seja solicitado”, complementa Gresser.
Sobre a Inventti:
A Inventti está há cerca de 20 anos no mercado e é pioneira em sistemas para gestão de Documentos Fiscais eletrônicos. Hoje também atua no segmento de Gestão Empresarial Web. A empresa, com cerca de oito mil clientes, teve um crescimento de 30% em 2013 e projeta para 2014 um incremento de 20% nos negócios.