Rede de relacionamento visa a administrar relação entre indústria, centros de pesquisas, academias e governos, para desenvolvimento de programas de TIC em cooperação com a União Europeia
Vice-presidente de Relações Públicas da Federação das Associações das Empresas Brasileira de TI (Assespro), Roberto Mayer é reeleito presidente da Plataforma Brasileira de Internet do Futuro – BraFIP, em assembleia geral realizada em 17 de setembro. A nova diretoria, que conta com José Antonioni, da Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software (SOFTSUL), como vice-presidente, fica à frente da entidade pelos próximos dois anos.
“Com a manutenção do trabalho continuaremos avançando no desenvolvimento do setor de TIC no Brasil, estreitando o relacionamento das empresas e associações nacionais com organismos da América Latina e países europeus”, afirma Roberto Mayer.
O que é a BraFIP?
A BraFIP é uma rede de relacionamento criada a e mantida inicialmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo a partir do projeto FIRST, e coordenada atualmente pela Assespro. Tem como objetivo de desenvolver plataformas tecnológicas brasileiras na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em cooperação com a União Europeia. Para isso, a entidade administra a relação entre indústria, centros de pesquisas, academias e governos.
Próximos passos
Na última assembleia, foram definidas diretrizes para o próximo mandato, que incluem:
– Apresentação do projeto Conecta 2020, pela SOFTSUL, do qual fazem parte oito instituições de nove países. A iniciativa propõe a criação de três novas plataformas tecnológicas nacionais na Costa Rica, Peru e Uruguai, além de fortalecer as já existentes no Brasil e Colômbia, para promover ações sincronizadas na América Latina e promover intercâmbio com as dos países europeus, como Inglaterra, Portugal e Espanha.
– Convite a empresas, centros de pesquisas, academias e órgãos públicos para apresentarem projetos de pesquisa e desenvolvimento em TIC por meio da captação de recursos disponibilizados pela União Europeia, via fundo Horizon 2020, que deve destinar 80 milhões de euros para programas de todo mundo nos próximos cinco anos.
– Incentivo à participação dos integrantes da BraFIP no Censo do Setor de TI anual, organizado pela Assespro, e do censo de mapeamento do setor acadêmico, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação.
Sobre a Assespro:
Fundada em 1976, a Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – ASSESPRO NACIONAL está entre as entidades empresariais mais antigas do mundo no setor de TI, com sede na capital federal, congrega as associações regionais e nacionais num formato de federação, portanto, é a união dos interesses estaduais. Além de representar as empresas em nível nacional e internacional, a Assespro Nacional é o espaço no qual ocorre a harmonização das atividades e a disseminação das melhores práticas entre as associações. Congrega atualmente mais de 1500 empresas e associações em 20 estados do Brasil, e atua como legítima representante do setor na interlocução com o mercado e as autoridades constituídas.