As vendas pela internet no Brasil dispararam 28% em 2013, e o setor arrecadou R$ 28,8 bilhões. Números que poderiam ser muito maiores caso reduzissem as fraudes. De acordo com levantamento da Mintel, empresa de pesquisa de mercado, um a cada três brasileiros tem medo de fraude em compras pela internet. Um dos principais motivos apontados é o uso indevido de cartões.
Para auxiliar os consumidores na luta contra as fraudes, a Super, empresa de meios de pagamentos que opera a ContaSuper, criou os cartões virtuais pré-pagos exclusivamente para compras pela Internet.
Com essa ferramenta, a pessoa tem uma grande segurança ao comprar pela Internet, pois funciona da seguinte maneira: a pessoa carrega seu cartão virtual no valor da compra que vai efetuar e, se sobrar algum valor, descarrega o cartão, transferindo o dinheiro novamente para a conta. Caso o sitesofra um ataque ao seu Banco de Dados e tenha vazamento, o cliente estará sem saldo e a compra não será permitida.
Luiz Almeida, vice-presidente da Super, avalia que é fundamental as empresas e os consumidores estarem preocupados em evitar fraudes, principalmente os operadores de meios de pagamentos. “Estamos chegando perto do Black Friday, onde deve haver um número maior de pessoas comprando. A Internet hoje oferece produtos de qualidade e, muitas vezes, a preços mais acessíveis, mas, é importante desenvolver sempre novas ferramentas para ganhar a confiança dos usuários de cartões de crédito, que não os usam para pagar na internet e, dos milhões de consumidores que não têm coragem de comprar online, apesar da comodidade e vantagens. Com cartões virtuais com limite isolado do saldo da conta, o cliente pode fazer compras grandes e pequenas sem a insegurança da exposição de limites ou saldos bancários. Temos que acordar todos os dias pensando como evitar a fraude hoje, é um processo contínuoe evolutivo, uma luta que nuncavaiparar”, diz ele.
Solução também para empresas:
Para as empresas que compram em sites do exterior e revendem em sites aqui no Brasil, a opção do pré-pago também é muito interessante, pois diferente do cartão de crédito tradicional, onde o crédito para compras só atualiza mensalmente, no cartão pré-pago não há limites de valores para compras. “É uma solução interessante para aqueles que compram em valores mais elevados, já que além de evitar fraudes com o uso do cartão virtual, ele tem um limite mais conveniente que no cartão de crédito, sem ficar preso aos limites mensais, basta demonstrar renda compatível com os objetivos da compra”, explica Luiz Almeida.
SUPER
A Super é uma empresa de meios de pagamentos que opera a ContaSuper (www.contasuper.com.br), uma conta não bancária que pode ter cartões pré-pagos de múltiplas funções com bandeira MasterCard.
A história da EMPRESA começou em setembro de 2010, quando Alfredo Moraes e Márcio Salomão, que tinham vendido a Validata, decidiram entrar no mercado de cartões pré-pagos, abriram a empresa e contrataram uma equipe de especialistas do mercado financeiro, que inclui hoje Luiz Almeida (ex-Credicard), Cláudio Junes (ex-Validata), Antônio Zaneratti (ex-GetNet) e Flávio Ramalho (ex-Validata).
Eles se reuniram em torno de uma plataforma de gerenciamento de conta não bancária e cartões pré-pagos com tecnologia de ponta, e partiram para a homologação MasterCard, concedida em dezembro de 2012.
Desde janeiro de 2013, a Super já comercializou mais de 180 mil contas e pretende chegar ao final do ano com uma movimentação financeira de R$ 300 milhões. Em cinco anos, a meta é atingir R$ 6 bilhões anuais.