Com qualidade full HD e amplo ângulo de visualização, produtos possuem uma nova tecnologia para que as imagens sirvam como provas judiciais
Depois de lançar em 2013 a câmera oculta, que tem uma lente de apenas dois milímetros e fica praticamente invisível, a Axis Communications, criadora da câmera IP, apresenta ao mercado uma nova série de câmeras miniaturas para uso discreto. Além de manter o tamanho reduzido de suas antecessoras, a série F traz uma tecnologia que melhora a imagem a ponto de permitir seu uso como prova judicial.
“Para que um vídeo seja aceito como evidência de crime num processo, é preciso que ele permita a identificação incontestável dos envolvidos. O problema é que nem sempre a imagem é nítida o suficiente e acaba-se perdendo detalhes quando há muito contraste de luz, principalmente à noite”, afirma Sergio Fukushima, gerente técnico da Axis. “Por isso, nós dedicamos anos de pesquisa para desenvolver uma tecnologia que melhorasse a capacidade de visualizar detalhes em qualquer cenário”.
O resultado é o Amplo Alcance Dinâmico (WDR) com Captura Forense. Trata-se de uma capacidade exclusiva de compensar o contraste de iluminação e gerar um melhoramento na imagem capaz de ajudar a esclarecer eventos e autorias. Objetos que antes apareciam escuros são apresentados com mais clareza, como se houvesse uma fonte de luz próxima a ele.
Diferentemente das câmeras tradicionais, as câmeras em miniatura da Axis possuem até 12 metros de cabo entre a lente e o sensor, numa ponta, e o corpo da câmera na outra extremidade, longe da vista do público. Esse formato altamente flexível permite instalar o produto em espaços reduzidos, como caixas eletrônicos, e garante discrição para lojas e hotéis. A ponta menor pode ficar embutida em paredes, tetos, portas, elevadores e atrás de uma folha de metal com apenas a superfície da lente visível.
Graças à resistência a trepidações, choques, vibrações e movimentos bruscos, elas também são indicadas para videomonitoramento móvel em viaturas de polícia, ônibus e ambulâncias. Para armazenar as imagens, basta inserir um cartão de memória SD no slot da própria câmera.
Informações técnicas
A série F é composta por uma unidade principal, a Axis F41, e quatro modelos diferentes de unidades com lentes e sensores. Na F41 ficam o processador, o slot para cartão SD e outras conexões, além de recursos como o WDR com Captura Forense. Ela oferece vídeo full HD (1080p) a até 60 quadros por segundo, ideal para capturar objetos em alta velocidade. Também oferece áudio bidirecional, portas de entrada e saída para integração com sistemas de alarmes, porta RS323 para integrar dados externos ao vídeo e Power over Ethernet para alimentação das câmeras através do próprio cabo de rede, e capacidades de vídeo inteligente, como detecção de movimento.
Já as quatro unidades com lente e sensor de imagem são conectadas à AXIS F41 por meio de um cabo que pode ter 3 ou 12 metros. Cada uma delas vem em diferente formato e tipo de lente para variados campos de visão, chegando a até 194° de ângulo de visão horizontal e classificação IP66.
A unidade principal e dois modelos das unidades com sensores estarão disponíveis a partir de julho. A partir de setembro, outras duas unidades com sensores chegarão ao mercado para completar a série F. As unidades serão vendidas separadamente.
Sobre a Axis Communications
Como líder no mercado de vídeo em rede, a Axis está liderando o caminho para um mundo mais tranquilo, seguro e inteligente – conduzindo a mudança do sistema de vídeo vigilância do analógico para o digital. Oferecendo soluções de vídeo em rede para instalações profissionais, os produtos e soluções Axis são baseados em uma plataforma de tecnologia aberta e inovadora.
A Axis possui mais de 1600 funcionários dedicados em 40 localidades ao redor do mundo e opera com parceiros em 179 países. Fundada em 1984, a Axis é uma empresa de TI com base na Suécia e listada na NASDAQ OMX Stockholm como AXIS.