Home Mídia Corporativa Plataformas nacionais investem alto para desenvolver mercado de afiliação

Plataformas nacionais investem alto para desenvolver mercado de afiliação

por Agência Canal Veiculação

Brasileiras Hotmart e Lomadee apostam em seus programas de afiliados e produtos digitais para garantir tecnologia de qualidade com a cara brasileira.

“O Brasil é a bola da vez”. A afirmação é da executiva da Lomadee, uma das empresas nacionais do mercado de afiliação que identificaram o potencial deste negócio no Brasil. Como estratégia, ambas investem pesado em programas de afiliação e produtos digitas para atender à demanda do mercado nacional, que apresenta características fundamentais e diferenciadas.

Segundo pesquisa do Comscore, empresa de análise do mundo digital, o Brasil lidera o ranking dos países com maior índice de conexão com a blogosfera: 95,9% dos usuários. Essa é uma característica cultural típica que conduz o mercado e beneficia as relações entre anunciantes e afiliados, motivando as plataformas nacionais a desenvolverem programas de afiliação que gerem rentabilização e aumentem o tráfego, com qualidade.

Para João Pedro Resende, CEO e fundador do Hotmart – plataforma com mais de 10 mil produtores e 150 mil afiliados – o marketing de afiliados vive um momento de descoberta. “O potencial deste mercado no país é gigantesco dada a facilidade e criatividade dos publishers brasileiros em produzir conteúdos e a necessidade das empresas de trabalhar com mídias para aquisição de clientes que tragam resultados e ao mesmo tempo tenham menos riscos de não retornar o investimento”, aponta Resende, que ainda diz que apesar de alguns publishers já usarem esta mídia, a maioria ainda utiliza formas de monetização muitas vezes menos rentáveis por falta de conhecimento ou de uma experiência com algum programa de afiliados eficiente.

Com opinião semelhante, Isabela Ventura, Head da Lomadee, plataforma de afiliação do Buscapé Company, acredita que o mercado de afiliação brasileiro está começando a colher os frutos do seu bom trabalho. “Estamos em um momento de franca expansão, quando o nosso business já movimenta bilhões. Parte dessa evolução se deve à percepção do varejo sobre o marketing de afiliados, que há muito tempo deixou de ser uma aposta”.

A Head acredita que a modalidade está cada vez mais posicionada como uma alternativa viável para os e-commerces alcançarem metas. “Outra razão para o crescimento refere-se ao Brasil e especificamente aos brasileiros. Estamos em todas as redes sociais, queremos ter blogs, queremos nos expressar e o mais importante: queremos cada vez mais conteúdo específico e com qualidade”, completa. A Lomadee aposta na qualidade para dar credibilidade aos afiliados e gerar chances reais de conversão. Atualmente a empresa possui 250 mil afiliados e conta com 60 anunciantes de diversos segmentos, com destaque para e-commerces, lojas de departamentos, moda e turismo.

Para obter resultados as duas plataformas explicam que é preciso desenvolver ferramentas e produtos digitais que funcionem. O Ceo do Hotmart acredita no uso correto do e-mail marketing como estratégia para aumentar a receita, além de uma comunicação mais pessoal para surtir efeito. Já para a Head da Lomadee, tudo depende do modelo de negócio, mas a contextualização da publicidade ao conteúdo faz toda a diferença.

Tendências – Outra diretriz alcançada com o crescimento do e-commerce e do marketing de afiliados foi o fortalecimento da venda de infoprodutos pela internet, tais como treinamentos online, e-books e vídeo aulas. O Hotmart, que também trabalha com este tipo de produto, acredita que o setor ganhará ainda mais força em 2014.

De outro lado, o Lomadee aposta nos segmentos de moda e turismo como propulsor do mercado de afiliação. “Temos hoje um projeto de ter um número cada vez maior de e-commerces de moda em nosso portfólio. Outro setor em alta é o de turismo, embalado por eventos específicos, como a Copa do Mundo, e pelo aumento do poder aquisitivo do brasileiro”, destaca Isabela Ventura.

Com o mercado aquecido, outro desafio constante para plataformas como Hotmart e Lomadee é manter sempre em crescimento a sua base de afiliados. Um caminho adotado por estas empresas para se aproximar e estreitar relacionamento com os empreendedores digitais é participar ativamente de eventos de conteúdo e networking, como o que acontece no próximo mês de maio, em São Paulo (SP), o Afiliados Brasil – Congresso Brasileiro de Marketing de Afiliação. No evento, Hotmart e a Lomadee participam do espaço ExpoAfiliados, destinado à apresentação de programas de afiliação e incentivo do networking entre os empreendedores.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações