LC APOSTA EM AÇÕES DE COMUNICAÇÃO PARA ESTREITAR RELAÇÃO COM COLABORADORES
Encontros com o presidente e novas ferramentas direcionam uma nova perspectiva para integrar a empresa e aproximar a liderança de seu operacional
Possibilitar uma relação mais próxima e transparente com seus colaboradores é um dos objetivos estratégicos da LC Restaurantes, especializada em alimentação para coletividades. Por isso, a empresa investe em novos canais e ferramentas, buscando estabelecer essa diretriz em suas práticas. No decorrer dos anos de atuação no mercado de alimentação corporativa, gerenciando e implementando restaurantes em empresas de diversos portes e segmentos, desenvolveu variadas iniciativas de comunicação e recursos humanos, algumas que já foram colocadas em prática e outras que estão em processo de implantação para 2014, o que representa um novo passo para a LC na profissionalização de seus processos.
Segundo Dâmaris de Luca, Diretora de Novos Negócios da LC Restaurantes, um dos focos para o ano foi o desenvolvimento efetivo de ferramentas gerenciadas por um novo departamento de comunicação interna. “A LC sempre buscou criar iniciativas com o foco na motivação e valorização de suas pessoas. Isso já é feito há muito tempo, porém, hoje queremos destacar e tornar essas ações mais visíveis e acessíveis a todos. A empresa possui cerca de 250 colaboradores atuando na sede administrativa e aproximadamente 1.750 em suas mais de 200 cozinhas industriais espalhadas por 10 Estados do Brasil. Ou seja, é um grande desafio disseminar informação e realizar ações que contemplem a todo nosso grande time pelo país”.
Como exemplo, é possível citar o Café com o Colaborador, ação realizada mensalmente. Nela, cerca de 15 colaboradores das unidades de negócio da LC são convidados para uma reunião na sede administrativa para quebra de rotina. No evento, além de dinâmicas e atividades de integração e destaque ao valor do colaborador, o presidente Lucílio Tadeu Castelo de Luca contribui cedendo parte de seu dia para compartilhar experiências e ter um conversa informal com os participantes. Com isso, todos podem conhecer melhor a empresa onde trabalham, além de estreitarem uma relação com a liderança da organização.
Uma das novidades da comunicação para 2014 foi a implementação na sede administrativa do mural Momento LC. A ferramenta substituiu o antigo “Quadro de Avisos”, e fica localizada na copa da sede e no corredor principal do prédio de RH. O veículo de comunicação foi desenvolvido com uma proposta de layout clean, visando tornar a leitura agradável e interessante. Também foram preparadas editorias para padronizar as informações apresentadas, o que possibilita um melhor alinhamento de seu conteúdo. Nelas, são abordados temas como a história das pessoas na empresa, dicas culturais enviadas pelos próprios colaboradores, aviso sobre processos no local de trabalho, aniversariantes, novidades, entre outros assuntos. O mural também conta com um “porta-revista”, no qual os colaboradores podem acompanhar as novidades e os principais fatos da empresa consultando a revista trimestral corporativa Acontece. O plano é que o projeto seja disseminado também nas unidades de negócio da LC até o final do ano.
Dentro desse tema, ainda estão previstas para o ano diversas ações. O Manual de Comunicação da LC, que contemplará diversas condutas que deverão ser praticadas pelos colaboradores na formatação de e-mails e no conceito de comunicação da organização. A empresa já desenvolveu também um formato padrão para comunicados corporativos, o Informa LC, com notícias sobre a empresa, o Clipping de notícias, que compartilha alguns dos anúncios sobre a organização e seu segmento na imprensa, além de diversas campanhas que estão sendo desenvolvidas sobre temas como: sustentabilidade, qualidade de vida, incentivo à participação na ginástica laboral (disponibilizada aos departamentos duas vezes por semana), redução de custos, entre outros assuntos. “Entendemos que nosso maior patrimônio é o colaborador. Por isso, não medimos esforços para oferecer todo tipo de ferramenta que motive a sua participação e que o faça se sentir responsável por cada resultado alcançado”, finaliza Dâmaris.
Sobre a LC Restaurantes
Prestes a completar 25 anos, atuando em projetos especiais e personalizados, a LC Restaurantes se diferencia pela sua excelência em atendimento e serviços para empresas, hospitais, escolas, varejo e hotelaria marítima, estando presente em nove estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. A empresa conta com equipes altamente qualificadas para desenvolver projetos diferenciados, planejando ambientes que proporcionem ganhos de qualidade de vida. Dentre seus serviços, destacam-se Sabor Brasil (Sabor do Chefe, Sabor da Casa e Sabor Saúde), Cozinha & Arte, Prato à La Carte, Prato Light, Grill, LC Conveniência, Cafeteria, e outros.