Em apenas três anos Brasil terá mesmo cenário que a Europa para pagamentos mobile;
País vive bom momento para investimentos em tecnologia
Na noite da última quarta-feira, 7 de Maio, reuniram-se no The View Bar, em São Paulo, grandes nomes do e-commerce mundial. O Adyen Insights 2014 destacou as melhores práticas do mercado de compras online e também um panorama do atual cenário brasileiro neste segmento. Um dos principais pontos abordados durante o encontro foi a tendência mundial de crescimento de pagamentos via mobile – 20% do total de transações online no mundo todo têm origem em dispositivos móveis, segundo recente estudo da Adyen, líder global em pagamentos multicanais. E, apesar de o Brasil ainda ter um caminho a trilhar quando se fala em mobile payments, Roelant Prins, diretor comercial da Adyen, afirma que o País terá um cenário equiparado à Europa atualmente em apenas três anos. “Alguns segmentos, como o de compra de ingressos devem despontar logo”, aposta.
Nomes de peso como Philipp Povel, fundador da Dafiti; Sergio Herz, CEO da Livraria Cultura e Haroldo Korte, CEO da Atomico, marcaram presença em um debate que identificou tendências e necessidades do comércio eletrônico brasileiro. Entre os principais impeditivos, foram citados problemas com taxas e impostos, lacunas com a questão do frete grátis devido à dimensão continental do Brasil e com a qualidade das entregas de produtos adquiridos pela internet. Em contrapartida, o País possui uma perspectiva favorável para bons investimentos. Para Haroldo Korte, CEO da Atomico, cujo foco é o posicionamento de empresas de tecnologia, “os brasileiros são entusiastas do assunto e há espaço para que novas empresas cheguem e ofereçam soluções”. A única ressalva foi feita por Sergio Herz: “O que ainda falta ao varejo online brasileiro é conhecer melhor o seu consumidor”, alertou o CEO da Livraria Cultura.
O Adyen Insights 2014 possibilitou a troca de experiências de grandes players brasileiros em diferentes segmentos. “O saldo é bastante positivo, pois tivemos a presença de empresas de múltiplos setores opinando a respeito do mesmo tema e oferecendo uma visão ampliada sobre o presente e o futuro do comércio eletrônico no País. A tecnologia já é a grande aliada em empresas varejistas e em poucos anos ela vai determinar o sucesso de uma companhia”, pontuou Jean Christian Mies, vice presidente sênior da Adyen para a América Latina.
Tendências
O encontro contou ainda com a presença de David Whitelaw, CFO da Edgar Dunn & Company. O executivo trouxe à tona a necessidade do varejo online se adaptar ao novo cenário em que o surgimento de novas tecnologias propiciou a diversidade dos métodos de pagamento. David destacou também pontos importantes para melhorar a performance de um e-commerce , entre eles os pagamentos em apenas um clique, adequação a formas locais de pagamento e hábitos locais de consumo, além da importância de uma análise detalhada dos canais de compra.
Para os players do varejo online nacional, a atenção a grandes temas de tecnologia (Big Data, Computação em Nuvem, etc.) é ponto central para o desenvolvimento da infraestrutura que o País precisa para dar o próximo passo no comércio eletrônico. “Nós (e-commerces) somos empresas de tecnologia e tudo que está relacionado ao assunto ainda está em construção no Brasil”, lembrou Haroldo Korte, CEO da Atomico.
Já o CEO da Livraria Cultura enfatizou a importância da tecnologia para a empresa. “A tecnologia é uma grande aliada do nosso negócio e realmente importante em todos os nossos processos, já que estamos totalmente focados na integração dos multicanais de venda.
De fato, a atenção está voltada para a mudança de paradigmas com a ascensão mobile e a mudança, aos poucos, dos brasileiros sobre pagamentos online. “Agora que a maioria dos comerciantes em todo o mundo estão se engajando com os consumidores através da web móvel, o cenário mudou de, ‘será que as pessoas realmente compram bens e serviços com seus dispositivos móveis?’ para este fato: ‘o comércio móvel é um canal de vendas vital tanto para comerciantes e consumidores – e, portanto, merece maior atenção’, comentou Roelant Prins, da Adyen.
O executivo também pontuou os objetivos da empresa em contribuir cada vez mais com o mercado de pagamentos no Brasil e os incessantes investimentos em tecnologia e inovação nas soluções Adyen para uma breve futura evolução e revolução do mercado de pagamentos no País, já que a companhia provê uma solução capaz de suprir essa necessidade, apontada como lacuna mercadológica durante o evento. “No varejo brasileiro, a Adyen oferece um caminho assertivo em payments para mover o Brasil no sentido que precisa quando falamos na evolução do comércio eletrônico do País”, finalizou Philipp Povel, fundador da Dafiti.