Cerca de 50 alunos de sopro e percussão tocam, gratuitamente, no Museu de Arte Moderna de São Paulo nos dias 27 de abril e 04 de maio
Os alunos do Projeto Guri – programa de educação musical da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, voltado para crianças e adolescentes entre 06 e 18 anos – apresentam-se nos próximos domingos, dia 27 de abril e 04 de maio, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), às 11h. Ambos abertos ao público e gratuitos, os eventos terão a participação de aproximadamente 50 alunos, integrantes da Banda de Música de Itaberá – Grupo de Referência do Projeto, que alterna entre o universo erudito e popular – e da Banda de Música do polo de ensino de Avaré.
Compostos por alunos em estágio mais avançado de aprendizagem, os grupos de sopro e percussão interpretarão músicas como: Symphonic Overture, Valince, Aquarela do Brasil, Sweet Child o’Mine, entre outras.
A Banda de Música de Itaberá, que se apresenta neste domingo, 27 de abril, é um dos 12 Grupos de Referência do Projeto Guri, que contam com o patrocínio da Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP. Criados em 2010, estes grupos têm o objetivo de estimular e intensificar a formação e a qualificação musical dos guris. Hoje, o Projeto conta com formações de referência nas cidades de Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Ourinhos, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba, que são subdivididas em: coro, coro e percussão, grupo de percussão, camerata de violões, camerata de cordas friccionadas (violinos, violas, violoncelos e contrabaixo), camerata de cordas dedilhadas (cavaco, violão e viola caipira), orquestra, banda de música e big band.
Serviço
Data: 27/04 e 04/05, domingo
Horário: 11h
Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM
Endereço: Parque do Ibirapuera – Avenida Pedro Alvares Cabral, s/n° – São Paulo/SP
Projeto Guri
Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: CCR Autoban (municípios de Jundiaí, Campinas, Sumaré, Cordeirópolis, Nova Odessa, Santa Bárbara D´Oeste e Vinhedo); Arteris (municípios de Rio Claro, Jaú, Sertãozinho, Franca e São Carlos); Sky (municípios de Campos do Jordão, São Carlos, Batatais, Lorena e Taubaté); Duke Energy (municípios de Fartura, Rosana, Salto Grande, Mirante de Parapanema e Sandovalina); Deloitte (municípios de Vinhedo, Elias Fausto e Santa Gertrudes); Mercedes-Benz (municípios de São Carlos e Iracemápolis); Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (Grupos de Referência); Azul (município de Campinas), Banco Votorantim (município de Itapeva); GRUPO BB E MAPFRE (município de São Carlos), Capuani (município de Tietê); CCR SP Vias (município de Itapeva); Grupo Maringá (município de Ourinhos e Itapeva); EDP (municípios de Aparecida, Lorena e São Sebastião); Magazine Luiza (município de Franca); Pinheiro Neto (município de Sorocaba); Supermercados Tauste (municípios de Bauru e Marília); Cipatex (município de Cerquilho); PPE Fios (município de Cerquilho); Secretaria de Cultura de Águas de Lindóia (município de Águas de Lindóia); Pirelli (município de Elias Fausto e Campinas); Pampilli (município de Birigui).
Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, desde 1995, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclado e percussão. Mais de 49 mil jovens fazem aulas em mais de 400 polos distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os polos de ensino localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação Casa, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista fica por conta de outra organização social, ambas ligadas à Secretaria de Cultura. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. O projeto já atendeu mais de 540 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
Sobre a Amigos do Guri
A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que, desde 1995, administra o Projeto Guri. De 2004 até hoje, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação Casa. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto – a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. As informações completas estão no site www.projetoguri.org.br