1,5K
Testes de Misseis no Irã em 2008
A imagem foi difundida pelo site Sepah News e foi publicada em muitos meios de comunicação social, só mais tarde se percebeu que o terceiro mssil não tinha sido disparada (segunda foto), e foi por isso acrescentado à imagem posteriormente (primeira foto).
Maio 1970, fotografia vencedora prémios Pulitzer
Esta fotografia mostra Mary Ann Vecchio a gritar junto do corpo do estudante Jeffrey Miller na Universidade de Kent Sate, onde a guarda havia disparado contra uma manifestação, tendo morto quatro e ferido nove estudantes. Quando a fotografia foi publicada na Life Magazine, (a primeira imagem, manipulada), nota-se que um poste situado mesmo atrás da cabeça de Mary Ann Vecchio foi apagado.
Capas de Imprensa de O.J. Simpson
No Verão de 1994 OJ Simpson era preso por suspeita dos homicídios da sua ex-mulher Nicole Smith e o seu amigo. A fotografia da sua detenção com o numero de detenção por baixo foi publicada por numerosas revistas, entre elas a Time e a Newsweek. As diferenças entre ambas as imagens são bastantes, sendo a da Time a imagem adulterada e a da Newsweek a imagem verdadeira e sem estar manipulada. A Time foi acusada de manipular a imagem, tornando através de filtros e mascaras de tornar OJ Simpson mais negro, e de colocar a placa com a numeração da detenção (em baixo) mais pequena.
Stalin
Também Stalin apagava os seus inimigos das fotografias. Nesta fotografia o comissário Nikolai Ivanovich Yezhov (à esquerda de Stalin na primeira fotografia) depois de deixar de ser pessoa de confiança de Stalin foi removido da fotografia (a segunda fotografia).
George W. Bush em visita a uma escola
Uma das imagens muito difundidas e usadas contra o presidente norte americano, embora a imagem (a primeira fotografia) seja uma montagem, já que as inúmeras imagens da imprensa que se encontravam nesse dia no local para fazer a cobertura mostram (como na segunda imagem, a verdadeira), que George W. Bush segurava o livro corretamente.
Bombardeamentos no Líbano
Uma das imagens manipuladas que deram bastante o que falar, foi feita em Agosto de 2006 num bombardeamento à capital do Líbano captado por um fotógrafo da Agência Reuters. Embora o fotógrafo de início tenha negado, as marcas de fumaça negra visívelmente duplicadas e aumentadas no canto superior esquerdo da imagem, e também na zona superior direita embora não tão profundamente, denotam bem o uso da ferramenta “clone” do photoshop. A imagem chegou a ser difundida pela Agência Reuters para todo o mundo, o que obrigou a explicações e pedido de desculpas dos responsáveis da Agência. A segunda imagem é a imagem original sem alterações ou tratamentos.
Lenine e Trotsky
A fotografia que se segue foi tirada em 7 de Novembro de 1919 na celebração do segundo aniversário da revolução de Outubro. No centro da imagem está Lenin com o tradicional gorro e sobretudo russo. A sua esquerda está Trotsky de uniforme militar e óculos. Nesta altura Trotsky era a figura de destaque na Rússia. Mais tarde em 1967, Trotsky e três outros, (Kamenev, Khalatov e um desconhecido), seriam apagados da fotografia.
Tubarão e Helicopetero Militar
Uma das imagens mais difundidas pela Internet e através de e-mail’s sobretudo em 2001 como sendo um flagrante verdadeiro de um grande tubarão precipitando-se sobre um soldado mariner das forças norte americanas. A fotografia resulta da combinação de duas imagens que se encontram (sobrepostas), uma de um tubarão e outra de um helicópetero militar. A fotografia do helicópetero foi tirada em S.Francisco junto da Golden Gate Bridge, e a fotografia do grande tubarão branco foi registrada na África do Sul.
Fotografia de Abraham Lincoln
Este retrato bastante conhecido de Lincoln (à esquerda), é composto de uma fotografia da cabeça de Lincoln que foi retirada do retrato ao centro. Para compor a fotografia final e o corpo, foi usada outra fotografia do político sulista John Calhoun. Esta montagem foi feita porque Lincoln não tinha feito em vida nenhuma fotografia numa pose mais heróica.
Torres Gemeas – Turista é fotografado antes do impacto de um dos aviões.
Uma imagem que surgiu algumas semanas depois dos atentados do 11 de Setembro contra as Torres Gêmeas do World Trade Center. Apesar de ser uma excelente montagem, evidência alguns erros; como poderia o turista estar tão descontraído e não ter ouvido o barulho do avião se aproximando!? Como poderia a camara ter sobrevivido?!? Além de tudo isso há ainda o principal, o fato de o ponto de observação exterior se situar no topo da torre 2 (a torre a sul), apesar disso a torre mostra o lado norte, e no caso da torre 2, o avião colidiu com esta pelo lado sul e não pelo lado norte.