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Nordeste se transforma em cenário de games

por Paulo Almeida

Se o Brasil está entre os maiores mercados consumidores de videogame no mundo, nada mais justo que a cultura e características geográficas do país sejam retratadas nos jogos produzidos por aqui. Pensando nisso, pouco a pouco o Nordeste começa a servir de ambiência para as realidades virtuais apresentadas nos games, com produções que valorizam as raízes da região.

Um desses games que está quase saindo do forno é o ‘Cangaço’, desenvolvido pela Sertão Games, produtora de jogos digitais do Piauí. Trata-se de um game 3D de ação e estratégia em tempo real (RTT), totalmente em português, recheado de desafios e humor. O jogador assume o comando de um bando de cangaceiros ou uma tropa da volante, e precisa sobreviver a batalhas e desafios na caatinga nordestina.

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Desenvolvido por pesquisadores de Campina Grande, Xilo foi premiado no SBGames, um dos maiores eventos do setor

De acordo com o produtor executivo e CEO da Sertão Games, Erick Passos, a ideia de investir nesta estética surgiu da vontade de criar algo novo e com empatia à cultura brasileira.

“Investimos neste jogo porque ele é diferente. Tem muita gente fazendo mais do mesmo. Nós também gostamos de jogos de fantasia, espaço, guerra, mas o cangaço é um fenômeno extremamente rico em termos culturais, em termos de enredo e personagens. Por isso investimos nessa estética”.

O jogo inclui três campanhas: single-player, onde o usuário joga sozinho em um cenário; o modo multiplayer online, onde o gamer pode jogar com outros jogadores em tempo real; e o sistema para criação e compartilhamento de mapas e jogos personalizados (custom games).

No modo single-player, o jogador vive sob o ponto de vista de três heróis: o cangaceiro, a cangaceira e o capitão da volante.

Cada uma das histórias é jogada separadamente, e o jogador tem o controle sobre a evolução de todos os aspectos dos heróis e seu bando (atributos, armas, itens e habilidades). Para evitar a linearidade, o jogo possui pelo menos duas possibilidades diferentes de final, e os eventos delas são relacionados, criando um enredo complexo para o jogador explorar.

O ‘Cangaço’ também possui o modo multiplayer competitivo, com vários mapas de batalha que podem ser jogados através da internet, que não deixa a desejar a nenhum outro multiplayer de grande porte.

Para os jogadores mais criativos, o jogo acompanha o sistema de edição de jogos personalizados (custom games), o que permite a edição/criação de novas unidades, armas, itens, habilidades, mapas de batalha e até campanhas completas.

A plataforma online permite que esses jogos personalizados sejam compartilhados com amigos, e as criações de jogadores que forem mais interessantes e populares serão destacadas e premiadas com brindes. O jogo será lançado em abril, para as plataformas Mac, Windows e Linux.

O produtor executivo do game ressaltou que, investir no cangaço foi uma forma de se destacar das produções americanas. “Estamos negociando a comercialização com alguns canais, como Nuuvem e Gog, mas ele também será vendido através do nosso site. O preço ainda não pode ser divulgado em função das negociações com os canais”, disse Erick Passos.

‘XILO’ TERÁ VERSÃO DEMONSTRATIVA

Outro nome de peso quando se fala em representação do Nordeste é o Xilo Game (http://www.xilogame.com/), desenvolvido por pesquisadores de Campina Grande, que, dentre tantas homenagens, foi premiado no SBGames, um dos maiores eventos do setor de jogos na América Latina.

De acordo com seu criador, Rodrigo Motta, que também é coordenador do curso de Jogos Digitais da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa), ainda é cedo para falar do potencial comercial deste tipo de game, mas ressalta o poder de sua proposta.

“Nós só queríamos fazer um jogo com coisas que gostávamos. Alguns desenvolvedores têm foco no mercado global e não estão nem aí em desenvolver esse tipo de game, enquanto outros acreditam que esse produto tem forte diferencial. O Xilo foi muito bem aceito, até quem não acredita nessa estética reconheceu que é um jogo bem feito. Agora vamos esperar o resultado das vendas para termos um panorama, se vale a pena investir”.

A previsão é que em maio deste ano seja liberada uma versão demonstrativa do game e em junho ele já comece a ser comercializado. De acordo com Rodrigo Motta, o mês para início das vendas foi escolhido estrategicamente.

“É o mês do São João, que tem tudo a ver com nosso jogo, e também é o mês da Copa do Mundo, quando haverá um interesse global no Brasil. Então vimos aí uma chance de divulgar o jogo para um público maior”, disse. O jogo vai ser lançado para PC, Mac e iPad e ainda não teve o preço divulgado.

 

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