Curso é o único no Brasil capacitado para aplicar o Dual N Back
Muito se discute sobre a necessidade de aumentar a capacidade do cérebro. Algumas técnicas são bem conhecidas e muito corriqueiras, como fazer palavras cruzadas, sudoku, tentar executar tarefas do cotidiano de forma diferente, como tomar banho no escuro ou comer de olhos fechados. Tudo isso é eficaz para estimular o cérebro e desenvolvê-lo.
Porém, Roberto Corazza, professor e criador do Método Mente Proativa, explica, ainda, que as velhas práticas para treinar o cérebro acabam o acomodando, através de exercícios que se tornam fáceis de executar depois de algum tempo de treinamento. “Muita gente é adepta a palavra cruzada. É realmente interessante, mas se você fizer só isso, ficará muito bom em palavra cruzada e seu cérebro irá se acostumar. Ou seja, este não será mais um exercício efetivo para o seu cérebro”.
Por este motivo, o Método Mente Proativa aposta em exercícios diferenciados e é o único capacitado no Brasil para aplicar o Dual N Back, técnica comprovada em mais de 30 países. “O Dual N Back é comprovadamente um exercício eficaz para aumentar a capacidade do cérebro e é a primeira vez que um curso o apresenta no Brasil. Além disso, o Mente Proativa completa os ensinamentos com 15 minutos de exercícios diários, que o aluno pode praticar em casa”, comenta.
Nesse contexto, em A Revolução do Aprendizado (The Learning Revolution), de Gordon Dryden e Jeannette Vos, e em Ensinando com o Cérebro em Mente (Teaching With the Brain in Mind), de Eric Jensen, são expostos alguns fatos interessantes para começar a entender o cérebro humano e verificar quais seriam as maneiras mais eficazes de aumentar a capacidade cerebral.
Sabe-se através dessas duas obras, então, que a hereditariedade determina entre 30% e 60% das conexões neurais, enquanto o ambiente em que a criança convive determina entre 40% e 70% das conexões neurais; a plasticidade do cérebro é definida como a habilidade de processar o estímulo que recebe, aumentando as suas conexões e desenvolvendo um processo cerebral mais rápido e efetivo; o cérebro muda através do processo de realização de conexões, e não ao chegar a respostas e soluções; estímulos do ambiente podem impactar o QI de uma criança em 20 pontos, tanto para cima quanto para baixo; aos 5 anos de idade, 50% da capacidade de aprendizado do cérebro já está conectada. Aos 8 anos de idade, 80% da capacidade de aprendizado do cérebro já está conectada; circuitos em diferentes regiões do cérebro amadurecem em momentos diferentes, criando uma janela de oportunidades.
Dessa forma, é necessário encontrar maneiras de amadurecer e fortalecer nosso cérebro para que se possa melhorar seu funcionamento. “Menos de 50% da inteligência nasce conosco, a grande parte vem de nossas experiências e aprendizados ao longo da vida. Por este motivo, apostamos no Método Mente Proativa, que trabalha a estimulação cognitiva, tendo sido desenvolvido de acordo com as últimas descobertas da neurociência mundial e baseado no novo conceito das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner. Qualquer ser humano possui pelo menos um tipo de inteligência, e é esta inteligência que precisa ser potencializada”, explica Roberto Corazza, professor do Método Mente Proativa.
Assim, o método também trabalha a Inteligência Emocional, que é responsável pelo sucesso ou fracasso de qualquer aprendizado, de qualquer pessoa. O aluno precisa estar bem consigo mesmo para adquirir conhecimento, pois a Emoção tem domínio sobre a Razão, através da liberação do Cortisol, o hormônio regulador do stress.
Sobre o Método Mente Proativa
A função do Método MENTE PROATIVA, utilizando o conceito de plasticidade cerebral, é criar, fortalecer e desenvolver as conexões entre os neurônios, através de uma rica atividade mental, trabalhando várias funções cognitivas, pois somente desta forma seu cérebro terá melhor capacidade de raciocínio, atenção, visão espacial, linguística e memória. Exercícios para o corpo e para o cérebro são necessários, e para isso não existe fórmula mágica, nossos exercícios são regulares e progressivos, fazendo com que quanto mais você exercite uma função, melhor ela fique. Um de nossos exercícios mais populares é o Dual N Back, criado nos Estados Unidos, que trabalha diretamente na inteligência de trabalho do cérebro, aumentando a capacidade de raciocinar e resolver novos problemas.
Além disso, através de exercícios Neuróbicos, iremos tirar seu cérebro da zona de conforto, fazer você utilizar regiões pouco exploradas.