Crescer, vencer, evoluir, persistir e, principalmente, permanecer. Veja algumas dicas para manter-se ativo no mercado.
Melhorar a produtividade e a capacidade da equipe, atingir novos clientes e reduzir despesas gerais, são apenas uma das responsabilidades de um empreendedor. Gerir uma empresa requer treinamento, planejamento, compromisso e acima de tudo uma estratégia mercadológica que preveja ações para os altos e baixos.
“Seguir cartilha pode dar certo, mas é preciso saber que cases de sucesso são exemplos a serem seguidos, mas não na íntegra, pois cada empresa tem suas particularidades e a cada ano novas exigências e variáveis surgem no mercado”, afirma o Fabio Rizzo, CEO da Vindula, empresa especializada em soluções na internet e softwares. Tentando driblar essa volatilidade existem algumas ações que o empreendedor pode adotar:
1- Informatizar é preciso:
Facilitar os processos aumenta a produtividade e dá mais tempo para que os colaboradores invistam sua energia em resultados. Ferramentas de gestão são lançadas constantemente e vale à pena o investimento uma vez que com elas processos burocráticos são otimizados, armazenamento de documentos ficam mais organizados e equipes, consequentemente, tornam-se mais efetivas;
2- Sem metodologias arcaicas:
Desenvolver uma metodologia que atenda as exigências do mercado e que se encaixe em contextos atuais facilita o cotidiano do funcionamento da empresa, pois é através dela que funcionários serão norteados em buscas dos melhores resultados;
3- Fale a língua do seu mercado:
Comunique-se! Na era da informação não existe progresso sem comunicação. É por meio dela que a empresa aprende a otimizar seus processos. Sistemas de comunicação eficazes mantém a tríade funcionário-empresa-mercado sempre alinhados;
4- Pesquise:
Lembre-se que o universo não gira em torno de uma única empresa e dos métodos que ela adotou. Mantenha-se sempre atualizado das novidades, faça cursos, participe de palestras, estude, converse, pesquise. O conhecimento é o grande trunfo da humanidade, use-o com sabedoria e certamente encontrará soluções inteligentes;
5- Inove:
A inovação é uma necessidade real de toda empresa, grande ou pequena. Desapegue de antigos produtos e serviços que não traz mais benefícios e invista. Inovação vende, e bem, mas como todo passo, deve ser tomado com precaução e ter embasamento estratégico.
‘A/O Vindula é uma ferramenta perfeita, pois funciona focada no mercado e está em constante atualização para suprir as necessidades e particularidades de cada empresa. A Intranet corporativa transforma o dia-a-dia da organização, melhorando a comunicação entre os departamentos e trazendo diversas opções de interação e conteúdo’, conclui Rizzo.
Sobre o Vindula
Primeira solução de intranet corporativa Open Source do Brasil, o Vindula é um software gratuito, desenvolvido com o intuito de ser um facilitador de comunicação entre os colaboradores e a empresa. De fácil instalação e navegação, a ferramenta permite total liberdade na alteração do código e manutenção do software. Além disso, o Vindula foi construído utilizando o gerenciador de conteúdo Plone, um dos gerenciadores Open Source mais poderosos do mercado, capaz de integrar qualquer tecnologia, Java, DotNet, PHP, todos através de interfaces de WebServices. Com interface ágil e intuitiva, o software agrega mais funcionalidade aos sistemas operacionais, podendo ser instalado na plataforma da empresa ou hospedado no sistema de nuvem através de SaaS.