Rio de Janeiro recebe evento nacional do torneio de robótica com material LEGO®
Torneio educacional de robótica com material LEGO, que utiliza kits LEGO® desenvolvidos especialmente para o ensino e a aprendizagem encerra a temporada com etapa nacional e inaugura um novo formato; o Educacional é o responsável pela operação das duas etapas realizadas
Alunos de 33 escolas das redes pública e privada do Brasil se encontrarão no Rio de Janeiro durante a etapa final do torneio de robótica FIRST® LEGO® League na categoria Explore. O evento, que ocorre no GEO Isabel Salgado – Barra Olímpica, no sábado (17), marca o fim de mais uma temporada deste desafio educativo que utiliza kits LEGO® desenvolvidos especialmente para o ensino e a aprendizagem. O Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, unidade de negócios da Positivo Tecnologia, apoia a realização do torneio e oferece toda a operação e os suportes pedagógicos e tecnológicos necessários para a validação internacional junto à LEGO® Education.
Etapa nacional do torneio da FIRST® LEGO® League Explore com Robótica com material LEGO
A etapa nacional da FIRST® LEGO® League Explore com Robótica com material LEGO contará com mais de 200 alunos e 80 tutores para receber os projetos de tecnologia e inovação que se destacaram nos 15 eventos regionais que aconteceram ao longo do ano de 2026 em diversas cidades do Brasil. Os estudantes participam da categoria Explore (para crianças de 6 a 10 anos), e a equipe classificada irá participar da grande final internacional (FIRST® Championship), que será realizada em Houston, nos EUA, entre os dias 28 de abril e 1º de maio de 2027.

“A etapa nacional representa um momento importante de toda a jornada construída pelas equipes ao longo do ano. Para o Educacional, estar à frente da operação tanto da etapa nacional da FIRST® LEGO® League quanto da nova Future Edition reforça nosso compromisso com iniciativas que aproximam a inovação da sala de aula e ampliam as oportunidades de aprendizagem por meio da tecnologia”, afirma Alex Paiva, head de produtos do Educacional.
A temporada
A temporada atual da competição recebeu o nome de UNEARTHED e utiliza a arqueologia como ponto de partida para levar os participantes a encontrarem problemas que os arqueólogos enfrentam e criarem soluções para eles. A elaboração dos projetos estimula nas crianças o aprendizado prático, o trabalho em equipe, o raciocínio lógico e a resolução de problemas reais, utilizando a robótica de forma totalmente alinhada às competências educacionais contemporâneas e integrando conteúdos aplicados diretamente em sala de aula.
LEGO® League Future Edition
Além do torneio de robótica, o evento contará simultaneamente com a primeira edição da LEGO® League Future Edition, iniciativa que amplia a experiência dos estudantes para outros campos da tecnologia, da computação e da inteligência artificial. Esse será o primeiro evento no mundo dessa categoria, com um novo formato de atividades. Os estudantes precisam desenvolver ferramentas para conquistar pontuações durante um jogo com diversas missões e apresentar aos avaliadores o processo de desenvolvimento, chamado de design de engenharia.
Também precisam identificar um problema do mundo real, que, nesse ano, está relacionado ao tema das florestas tropicais, e desenvolver uma solução inovadora. O trabalho em equipe durante toda a jornada também é um ponto de avaliação. No total, serão 20 times participantes, com mais de 100 estudantes e 40 tutores de 17 escolas públicas e privadas, e a equipe classificada irá participar do evento internacional, na Grécia, em 2027.
“A Future Edition nasce justamente para ampliar essa experiência e acompanhar a evolução do próprio conceito de tecnologia. A robótica continua presente, mas passa a dividir espaço com temas como computação e inteligência artificial, colocando os estudantes diante de desafios que envolvem não apenas programar, mas também construir, testar, criar e apresentar soluções. É um novo formato que amplia as possibilidades de aprendizagem e estimula os alunos a olhar para a tecnologia de forma cada vez mais abrangente, indo além da robótica”, explica Paiva.
Mais informações sobre o Educacional podem ser obtidas no site do oficial da marca.
SERVIÇO:
FIRST® LEGO® League – Etapa Nacional e LEGO® League Future Edition
Data: 17/10/2026
Horário: 9h às 18h
Local: Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado – Av. Embaixador Abelardo Bueno – Barra Olímpica – Rio de Janeiro/RJ.
Sobre o Educacional
– Ecossistema de Tecnologia e Inovação – reúne soluções de apoio à aprendizagem em modelo disruptivo de negócio, com soluções como o Hub Educacional voltado para apoiar nos desafios de gestão, integração e pedagógicos. Área de negócios da Positivo Tecnologia e dedicada à educação, conecta pais, alunos, escolas, edtechs, editoras, empresas nacionais e internacionais em ecossistema único. Veja mais no site do Educacional
Veja mais no site do Educacional