Cetesb apresenta nova sinalização de balneabilidade no litoral paulista
Com novo design e informações bilíngues, as tradicionais bandeiras verde e vermelha da Cetesb mudaram para garantir mais segurança a quem frequenta as praias
As 175 praias do litoral paulista ganharam um novo layout em suas sinalizações de balneabilidade. A iniciativa da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), moderniza a comunicação com o público e oferece dados mais claros, precisos e de fácil leitura para moradores e turistas.
A principal mudança está na atualização das antigas bandeiras verde (própria) e vermelha (imprópria). O novo design permite a identificação da qualidade da água de forma rápida e visual. Além disso, as placas e bandeiras agora contam com informações em inglês, o que amplia a acessibilidade para os visitantes estrangeiros.

Com essa reformulação, a expectativa é aprimorar a experiência de lazer, com foco em bem-estar e conscientização. A transição para o novo modelo visual simplifica o entendimento das condições da água e se consolida como uma ferramenta eficaz na prevenção de riscos à saúde.
Balneabilidade no feriado de Corpus Christi conforme a Cetesb
O boletim da Companhia, divulgado nesta quinta-feira (4), aponta que 117 praias ostentam a bandeira verde para este feriado prolongado. No Litoral Norte, municípios como São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela têm diversas opções próprias para o mergulho. Na Baixada Santista, as boas opções estão em Ilha Comprida e Peruíbe.
Monitoramento
O monitoramento da Cetesb indica 58 pontos com bandeira vermelha no Litoral, portanto, fique ligado: respeite as sinalizações, afinal, praias consideradas impróprias podem causar quadros de infecções gastrointestinais, de pele e de vias respiratórias. Caso chova durante o feriado, a recomendação é evitar o mar nas 24 horas seguintes aos temporais.
Mesmo com as temperaturas mais baixas, sempre tem quem aproveita para caminhar na areia, praticar esportes ou até encarar um mergulho.