A mais recente ampliação da parceria de longa data entre as empresas impulsiona o crescimento da Samsung no Canadá
A Samsung Electronics Co., Ltd. anuncia hoje que foi selecionada pela Videotron, uma das principais operadoras de telecomunicações do Canadá, para modernizar sua infraestrutura de rede com a solução 5G Non-Standalone (NSA) e 4G LTE Core Gateway da Samsung, ampliando ainda mais sua presença em redes móveis junto à operadora e proporcionando benefícios operacionais e aos clientes, como maior flexibilidade e conectividade ainda mais fluida.
A Samsung fornecerá uma solução completa e pronta para uso, baseada em seu Core 5G e 4G nativo em nuvem, implementado em servidores Dell PowerEdge com processadores AMD EPYC 9005 e Red Hat OpenShift, a principal plataforma de aplicações em nuvem híbrida do setor, baseada em Kubernetes. Essa configuração reforça o compromisso da Samsung com soluções de redes abertas e interoperáveis e sua capacidade de oferecer uma infraestrutura de rede ponta a ponta com um ecossistema diversificado de parceiros.
Os principais destaques da colaboração incluem:
- Aprimoramentos em resiliência e confiabilidade para oferecer experiências consistentes e de alta qualidade
- Operações preparadas para automação, otimizando a gestão do ciclo de vida e reduzindo a complexidade
- Escalabilidade e operações flexíveis para apoiar a evolução e o crescimento da Videotron
“A entrega bem-sucedida da nossa infraestrutura RAN pela Samsung nos passou segurança para confiar também a ela a nossa rede central”, disse Mohamed Drif, Vice-Presidente Sênior e Chief Technology Officer da Videotron. “A solução utiliza plataformas abertas e baseadas em padrões do setor, oferecendo a flexibilidade operacional de que precisamos ao elevar o patamar de serviço para nossos clientes em Quebec e expandir, por todo o Canadá, nossa marca digital de serviços móveis e internet residencial, a Fizz. A abordagem nativa em nuvem está totalmente alinhada à nossa estratégia de evolução de rede”.
Essa colaboração na rede central dá continuidade à bem-sucedida parceria das empresas em Radio Access Network (RAN), iniciada em 2019, e demonstra a confiança contínua da Videotron na capacidade da Samsung de fornecer infraestrutura essencial de rede.
“A expansão da nossa relação com a Videotron, de RAN para Core, é uma prova da tecnologia de rede virtualizada ponta a ponta de classe mundial da Samsung”, disse Stephen Wiktorski, Vice-Presidente e Head de Redes da Samsung Electronics. “Essa implementação permitirá que a Videotron otimize ainda mais o desempenho de sua rede e reduza a complexidade operacional, ao mesmo tempo em que mantém a conectividade fluida para clientes em todo o Canadá. Com este avanço na parceria, temos orgulho de seguir apoiando a Videotron na concretização de sua visão de redes escaláveis e preparadas para o futuro”.
Este mais recente avanço entre as empresas permite que a Samsung fortaleça ainda mais sua posição no mercado canadense de telecomunicações. O movimento ocorre após um recente lançamento de Core por outra operadora canadense, além do papel da Samsung na implementação do primeiro roaming gateway da América do Norte. Essas soluções avançadas de rede, baseadas em hardware padronizado pelo setor e arquitetura aberta, permitirão que as operadoras ofereçam serviços aprimorados aos seus clientes e estabeleçam a base para futuras inovações de rede.
Além de ampliar a atuação da Samsung em redes Core no Canadá, essa implementação reforça o compromisso da empresa em capacitar operadoras em todo o mundo com soluções escaláveis e nativas em nuvem. Desde 2015, a Samsung oferece soluções de Core nativas em nuvem, do LTE ao 5G standalone. A empresa já implementou Cores comerciais em larga escala no Canadá, na Coreia, no Japão e na Índia, entregando conectividade confiável para centenas de milhões de usuários.
A Samsung integra automação orientada por AI e análises inteligentes para auxiliar as operadoras a preparar suas redes para o futuro, oferecendo prontidão para tecnologias emergentes. Com base em seu crescimento global contínuo em Core e em seu plano de desenvolvimento de evolução de longo prazo — do core em nuvem ao core nativo em AI —, a Samsung está posicionada para desempenhar um papel estratégico na definição da próxima geração da infraestrutura global de telecomunicações.