Home Entretenimento Verstappen pode testar carro da Formula E quando quiser

Verstappen pode testar carro da Formula E quando quiser

por Paulo Fernandes Maciel

Fórmula E: “Verstappen está convidado a testar nosso novo carro quando quiser”, diz Jeff Dodds, CEO do Campeonato Mundial de Fórmula E

Executivo comentou afirmação de Max Verstappen comparando carros da Fórmula 1 e Fórmula E: “Estamos em momento ascendente e carro segue 30% mais veloz que o da F1”

O CEO da Fórmula E, Jeff Dodds, afirmou nesta sexta-feira, antes da largada para a primeira corrida do final de semana do E-Prix de Jeddah de Fórmula E, que o piloto quatro vezes campeão mundial da Fórmula 1, Max Verstappen, está “oficialmente convidado” a testar a nova geração de carros da Fórmula E, GEN4, “quando quiser, em qualquer pista do mundo” e que o resultado pode deixar o piloto da equipe Red Bull F1 “impressionado”.

A entrevista completa com o executivo da Fórmula E, conduzida pela apresentadora britânica Nikki Shields, e pelo comentarista e ex-piloto escocês David Coulthard, pode ser vista na íntegra neste link: 
https://www.instagram.com/p/DUtLMXBDGm4/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA== 

Verstappen

Fórmula E com esteroides

Dodds, que conhece pessoalmente Verstappen, deu uma entrevista bem-humorada, antes da largada para Etapa 4 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, na qual foi perguntado sobre as declarações do piloto de Fórmula 1 e disse ter respondido logo em seguida mandando uma “mensagem brincalhona para Verstappen”. Na quinta-feira, após o segundo dia de testes coletivos da Fórmula 1 com a nova geração de carros híbridos da categoria (com trem-de-força que gera 50% da potência de fonte elétrica e 50% do motor V6 a combustível saintético), em Bahrein, Verstappen afirmou que a pilotagem do novo carro “não parece muito Fórmula 1, parece um pouco mais Fórmula E com esteroides”.

Em dezembro de 2024, Dodds e Verstappen fizeram uma aposta sobre o título da Fórmula 1, apontando que doaria 250 mil euros a instituições de caridade caso Verstappen não conquistasse seu quarto campeonato na categoria. Com a vitória do piloto holandês, tanto a Fórmula E quanto Verstappen concordaram em fazer a doação de forma conjunta, doando 125 mil euros à organização More Tha Equal (que luta por mais oportunidades para mulheres no automobilismo) e outros 125 mil euros para a Wings For Life (fundação sem fins lucrativos para pesquisa de tratamentos para medula espinhal).

Momento ascendente da Fórmula E


Segundo Dodds, enquanto a Fórmula E passa por um momento de “trajetória ascendente”, com a preparação da nova geração de carros 100% elétricos GEN4, que terá de 50% a 70% mais potência do que o GEN3 Evo, além de tração integral ativa e aerodinâmica variável.

Ainda assim, o GEN4 seguirá sendo o carro de corrida mais eficiente e sustentável do mundo, com quase 100% de eficiência do motor elétrico, regenerando 40% da energia utilizada e utilizando componentes 100% recicláveis.

Com potência máxima de corrida de 450 kW (equivalente a 611,83 cavalos), MODO DE ATAQUE de 600 kW (equivalente a 815,78 cv) para ultrapassagens, frenagem regenerativa aprimorada de 700 kW e capacidade de bateria de até 55 kWh em modo de corrida, para estratégias de corrida mais ousadas, o GEN4 será capaz de passar dos 322 km/h (200 mph) e ainda assim se manter acelerando de 0 a 100 km/h até 30% mais rápido do que um carro de F1.

De acordo com Dodds, a F1 “talvez comece a questionar sua própria identidade”. O diretor-executivo do Campeonato Mundial de Fórmula E lembrou ainda que seis dos atuais 20 pilotos da Fórmula E são contratados também por equipes da Fórmula 1 para ajudar no desenvolvimento dos novos carros da categoria, bem como no desenvolvimento de estratégias de pilotagem dos novos equipamentos híbridos.

Verstappen

Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, comentou a fala de Verstappen :


“A fala foi sobre um carro da Fórmula 1, mas ao que parece ele fez referência aos carros da Fórmula E. Não estou surpreso com a fala, Max [Verstappen] está claramente dizendo que ele gosta de muito de acelerar, sabemos que ele gosta de ter força total à sua disposição.

“O novo carro da Fórmula 1 obviamente tem unidade de força com 50% de potência [vindo] do sistema elétrico, 50% do motor a combustão, e não entrega um estilo de pilotagem do qual ele gosta, neste momento.

“Nós sabemos como Max é, ele fala abertamente o que pensa, mas é uma pessoa incrível, e ele acredita que ter uma junção de dois mundos está prejudicando a Fórmula 1 neste momento.

Monetização em ascendência

“Obviamente, nós [Fórmula E] temos [motorização] puramente elétrica. A Fórmula 1 costumava ter motorização puramente a combustão e, por isso, não estou realmente surpreso de ouvir ele dizer algo assim.

“O que eu acho interessante também sobre a fala de Max é porque o nosso novo carro GEN4, totalmente elétrico, tem 70% mais potência [do que o atual GEN3 Evo), o carro vai tranquilamente passar dos 320 km/h em condições de corrida e ainda vai conseguir acelerar 30% mais rápido do que um carro de Fórmula 1.

“Então estamos nesta trajetória [ascendente], estamos conseguindo extrair ainda mais potência do conjunto elétrico, num momento em que a Fórmula 1 talvez esteja começando a questionar sua própria identidade.

“Nosso grid atual de pilotos tem seis pilotos que testam ou que ajudam a desenvolver carros da Fórmula 1, bem como a desenvolver estratégias de pilotagem do novo carro. Eles [Fórmula 1] estão indo para a estratégia de ter mais corridas de rua, estão se tornando mais eletrificados e isso são coisas que nós [Fómrula E] fazemos há mais de 11 anos.

“Mandei uma mensagem mais brincalhona para ele ontem à noite, eu não vi meu celular ainda, mas acho que ele não respondeu. Se Max quiser testar o carro GEN4, acredito que ele vai ficar muito impressionado com o que estamos preparando”.

“Está totalmente convidado, sem câmeras, sem imprensa. Em qualquer pista do mundo em que ele queira pilotar, nós podemos levar um carro e mostra isso a ele”.


No Brasil, a transmissão fica a cargo de Band/Band Sports e Grande Prêmio, com a Etapa 5 no sábado, 14 de fevereiro:

Conecte-se e acompanhe o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube: @FIAFormulaE #ABBFormulaE

Sobre a Fórmula E


O Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E é conhecido como a próxima evolução do automobilismo. Como a primeira competição totalmente elétrica do mundo, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E funciona como um “laboratório vivo de alta velocidade, onde inovação e adrenalina se encontram.

O campeonato atingiu a marca de 150 corridas e serve como um importante campo de testes para os principais fabricantes automotivos do mundo — incluindo Porsche, Jaguar, Nissan, Stellantis, Mahindra e Lola Cars — para inovar e refinar as tecnologias de veículos elétricos (EV) que definirão a mobilidade urbana do futuro.

Por trás desse desempenho está um profundo compromisso com o impacto. A Fórmula E é uma empresa certificada pela B Corp — o primeiro e único esporte do mundo a obter essa certificação —, refletindo sua dedicação a altos padrões de transparência social e ambiental. É também o único esporte do mundo a ser Net Zero Carbon desde sua criação, se tornando recentemente o primeiro a obter a certificação BSI Net Zero Pathway, estabelecendo uma nova referência global para ações climáticas baseadas em ciência.

Como um desafiante progressista no cenário esportivo, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E é definido por sua competição imprevisível, disputada roda a roda. Em 11 temporadas, o campeonato coroou 10 campeões diferentes, provando ter um dos títulos mais competitivos e abertos do esporte de nível mundial. Tendo compromisso com a acessibilidade e um grid de pilotos e fabricantes de primeiro nível, o campeonato continua a reescrever as regras do esporte de elite, envolvendo uma nova geração que valoriza a ambição proposital e a ação destemida.

www.FIAFormulaE.com 

 
Para questões de mídia da Fórmula E, entre em contato com: [email protected]  

Sobre a ABB:


A ABB é líder global em tecnologia de eletrificação e automação, possibilitando um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. Ao conectar seu conhecimento em engenharia e digitalização, a ABB ajuda as indústrias a operarem com alto desempenho, tornando-se mais eficientes, produtivas e sustentáveis para terem um desempenho superior. Na ABB, chamamos isso de “Engineered to Outrun” (Projetado Para Superar). A empresa tem mais de 140 anos de história e cerca de 110.000 funcionários em todo o mundo. As ações da ABB são listadas na SIX Swiss Exchange (ABBN) e na Nasdaq Stockholm (ABB).

www.abb.com 

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações