A utilização da Automação acessível transforma a produção da igus robôs
Com mais de 1.500 aplicações, empresa alemã mostra que automação acessível com robôs de baixo custo
aumentam eficiência e reduzem tarefas repetitivas
A robótica tornou-se parte integrante de muitas fábricas, e não apenas delas. A automação acessível e econômica alivia os funcionários e garante processos mais eficientes.
Menos tarefas monótonas, processos mais rápidos e maior eficiência: a especialista em plásticos igus conta com ampla automação em sua própria produção e logística. Mais de 1.500 aplicações — entre cobots, robôs delta e veículos autônomos — já operam na fábrica em Colônia, e o número cresce continuamente. A mensagem central é simples: automatizar não precisa ser cara nem complexo.
Alguns trabalhos quase não despertam mais interesse, como remover o excesso de plástico de peças moldadas por injeção milhares de vezes ao dia. “Está se tornando cada vez mais difícil inspirar as pessoas para essas atividades rotineiras. Isso é mais do que compreensível”, confirma Alexander Mühlens, Diretor da Unidade de Negócios de Automação de Baixo Custo da igus. “Por isso, lançamos uma iniciativa chamada “No boring jobs”. Ao automatizar tarefas simples, queremos dar suporte aos funcionários, aliviá-los de tarefas monótonas e entediantes e tornar os processos mais eficientes.”

Na automação acessível a experiência aplicada e compartilhada
O que começou como um projeto experimental cresceu rapidamente: Hoje, a igus já automatizou 1.500 processos internos de forma econômica e planeja mais 1.000 aplicações nos próximos dois anos. “Queremos transmitir esse conhecimento aos clientes que antes eram desencorajados pelos altos custos e pela complexidade das soluções de automação convencionais. A feira de robótica automática 2025 oferece a oportunidade perfeita para isso.”
Todas as soluções aplicadas internamente podem ser replicadas pelos clientes ou adquiridas totalmente montadas. A base dessa estratégia é a plataforma online Link. que reúne mais de mil robôs e componentes de baixo custo — entre garras, sensores e sistemas de visão — de mais de 200 fabricantes. “Nosso lema é: robótica para todos, mesmo para pequenas empresas com baixo orçamento e pouca experiência em automação”,” diz Mühlens.
Cobot ReBeL: investimento recuperado em oito semanas
O ReBeL, robô colaborativo com braço articulado feito de polímeros de alto desempenho, custa 4.970 euros. O software intuitivo perite programar movimentos com a mesma facilidade de um jogo eletrônico. “O cobot é, portanto, ideal para tarefas simples de pick & place ou como ferramenta de montagem, atividades para as quais robôs industriais de grande porte seriam completamente superdimensionados” explica Mühlens.
A igus mostra que o ReBeL comprova seu valor ao realizar esses “trabalhos chatos” diariamente em sua própria instalação de produção. Na fábrica da igus, o ReBeL perfura milhares de roscas em extremidades de haste todos os dias e marca componentes no processo de extrusão com uma unidade de impressão a jato de tinta. “O retorno sobre o investimento (ROI) foi obtido após apenas oito semanas”, enfatiza Mühlens.
Veículos autônomos e robôs em série com retorno rápido
Outras soluções da igus também alcançam retorno em poucos meses. O ReBeL Move, robô móvel autônomo de quatro rodas, transporta peças de até 200 quilos nas fábricas da empresa e pode ser configurado em 15 minutos por aplicativo. “Os custos de cerca de 30.000 euros foram amortizados em pouco menos de oito meses”,” informa Mühlens.
As soluções removem o jito de plástico nas mais de mil máquinas de moldagem por injeção da igus foram ainda mais rápidas: o retorno ocorreu em apenas seis meses.
Outro exemplo são os robôs delta, que colocam elos de esteiras porta cabos em uma máquina de montagem automática Nesse caso, os custos de cerca de 40.000 euros foram recuperados em dez meses.
“Todos esses exemplos mostram que, atualmente, é possível para muitas empresas automatizarem processos de rotina de forma confiável com um orçamento gerenciável e pouca experiência anterior. Isso significa que elas são menos afetadas pela escassez de mão de obra qualificada. Nós as apoiamos nessa empreitada.”
Sobre a igus®
A igus® GmbH desenvolve e produz plásticos para movimentação. Esses polímeros autolubrificantes e de alto desempenho melhoram a tecnologia e reduzem os custos em qualquer aplicação que envolva movimentação. A igus® é líder mundial do mercado em sistemas de fornecimento de energia, cabos altamente flexíveis, buchas autolubrificantes e buchas lineares, bem como tecnologia de fuso de avanço feito de tribo-polímeros.
A empresa familiar com sede em Colônia, na Alemanha, está representada em 31 países e emprega 5.000 pessoas em todo o mundo. Em 2023, a igus® gerou um volume de negócios de 1.136 bilhões de euros. A pesquisa realizada nos maiores laboratórios de testes do setor proporciona constantemente inovações e mais segurança aos clientes. A igus® possui 243.000 peças disponíveis em estoque e a vida útil pode ser prevista online. Nos últimos anos, a empresa se expandiu, criando start-ups internas em áreas como rolamentos de esferas, redutores de robôs, impressão 3D, a plataforma RBTX para Robótica de Baixo Custo e plásticos inteligentes para a Indústria 4.0.