Foto filme – Tron: Ares | Divulgação Disney+
Trailer legendado: https://youtu.be/zva3cTnEJ4s?si=HM0dFuwdmA00G6C_
Link das imagens: https://dam.gettyimages.com/thewaltdisneystudios/tron-ares-brasil
SÃO PAULO, Brasil (12 de janeiro de 2026) – Prepare para acelerar sua Motos de Luz, porque Tron: Ares chegou ao Disney+ na última quarta-feira (7). Protagonizado por Jared Leto (Blade Runner 2049), o filme está disponível com exclusividade no streaming e abaixo você encontra cinco motivos para conferir à produção e entrar no mundo virtual mais amado dos cinemas. Confira:
1- O retorno da icônica franquia Tron
Foto filme – Tron: Ares | Divulgação Disney+
Tron: Ares é o novo capítulo da amada saga iniciada em Tron: Uma Odisseia Eletrônica (1982), que se mostrou à frente de seu tempo dentro e fora das telas. A produção contou a história de Kevin Flynn (Jeff Bridges), programador de games transportado para um mundo virtual comandado pelo Programa Master Control, uma Inteligência Artificial tirânica que obriga programas de computador a disputar jogos mortais.
Como se não bastasse se antecipar a conceitos como internet e inteligência artificial, que ainda não existiam quando Tron foi produzido e lançado, o filme ainda fez história com o uso massivo de computação gráfica (CGI), algo revolucionário para a época. Tron: Ares chega ao Disney+ fazendo valer toda essa herança, abordando todo o avanço tecnológico pelo qual nosso mundo passou nas décadas que o separam do icônico primeiro longa.
2- A jornada de Ares, novo herói de Tron
Foto filme – Tron: Ares | Divulgação Disney+
Tron: Ares leva o nome do protagonista do filme, que marca uma verdadeira revolução na saga. Pela primeira vez, a história tem como personagem principal não um humano, mas um programa da Grade. Interpretado por Jared Leto, Ares é um guerreiro virtual trazido ao mundo real para cumprir uma perigosa missão para seu criador, o perigoso programador Julian Dillinger (Evan Peters).
Conforme avança na tarefa, Ares passa a questionar a própria programação e seu lugar no mundo. Esse questionamento o faz cruzar o caminho de Eve Kim (Greta Lee), programadora rival de Julian, que busca revolucionar o uso da tecnologia e pode ser a chave para o programa cumprir sua missão ou encontrar seu verdadeiro propósito.
3- Mundo virtual invade o real
Foto filme – Tron: Ares | Divulgação Disney+
E não é só o protagonista de Tron: Ares que deixa o mundo virtual. Além dos programas, alguns dos veículos e armas mais icônicos da saga também vieram da Grade direto para o mundo real. É o caso das lendárias Motos de Luz e dos perigosos Recognizers, que garantem uma boa dose de ação para o longa com suas altas velocidades e poder de destruição.
A chegada desses itens vindos do ciberespaço exigiu à equipe de produção um trabalho de engenharia à parte para tornar tudo o mais real possível. Um exemplo desse esmero pode ser visto na cena em que uma Moto de Luz deixa para trás um rastro de luz sólida que parte uma viatura ao meio. A cena foi gravada de forma prática, utilizando carros de polícia que foram cortados ao meio, remontados e partidos novamente por um caminhão.
4- Elenco de respeito
Foto filme – Tron: Ares | Divulgação Disney+
Para fazer jus ao novo capítulo de uma franquia tão importante, Tron: Ares conta com um elenco de respeito. O protagonista é vivido por Jared Leto, ator vencedor do Oscar® por Clube de Compras Dallas (2013). Além disso, o longa conta com a volta de ninguém menos que Jeff Bridges, astro que também foi premiado pelo Oscar, e interpretou Kevin Flynn – e o programa Clu – nos filmes anteriores.
A produção conta também com estrelas que dispensam apresentação, como os vencedores do Emmy® Gillian Anderson (Arquivo X) e Evan Peters (Dahmer: Um Canibal Americano), além dos jovens talentos Greta Lee (Vidas Passadas), Jodie Turner-Smith (The Acolyte), Hasan Minhaj (É Assim Que Acaba) e Cameron Monaghan (Gotham).
5- Trilha sonora monumental
Foto filme – Tron: Ares | Divulgação Disney+
Outro aspecto muito importante no DNA da franquia Tron é a trilha sonora, e Ares fez bonito também neste quesito. As composições do filme ficaram a cargo do Nine Inch Nails, influente banda de rock industrial formada por Trent Reznor e Atticus Ross, dupla que também tem uma carreira brilhante no cinema e na TV, e coleciona prêmios no Oscar®, Emmy® e Grammy®.
Vale notar que o trabalho em Tron: Ares pode levar o grupo ao Oscar 2026. O longa figura na pré-lista de indicados nas categorias de Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original, a qual podem concorrer por “As Alive As You Need Me To Be”.
Enquanto a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela premiação, bate o martelo, você pode conferir o trabalho da dupla e de quebra viver uma aventura virtual agora mesmo em Tron: Ares, já disponível no Disney+.
—
Os controles parentais do Disney+ garantem que a plataforma continue sendo uma experiência de streaming adequada para todos os integrantes da família. Os assinantes podem criar perfis protegidos por PIN e definir limites de acesso para determinados perfis com base na classificação de conteúdo.
Fonte: https://imprensa.disney.com.br/streaming/disney-plus