Home Dicas Tempo de tela: 5 dicas para transformá-lo em aprendizado

Tempo de tela: 5 dicas para transformá-lo em aprendizado

por Paulo Fernandes Maciel

5 dicas para transformar o tempo de tela em aprendizado


Com 167 milhões de brasileiros conectados, Start by Alura mostra como o uso estratégico de recursos digitais com o tempo de tela pode impulsionar o rendimento acadêmico
O uso de celulares em sala de aula costuma ser visto como um dos principais vilões da concentração e do desempenho escolar. No entanto, quando usado de forma estratégica e consciente, o dispositivo pode se tornar um verdadeiro parceiro no processo de aprendizagem, ampliando o acesso a conteúdos, organizando rotinas de estudo e tornando o aprendizado mais dinâmico.


Segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), em 2024, quase 90% da população brasileira a partir dos 10 anos já tinha acesso a celulares para uso pessoal. Isso representa cerca de 167,5 milhões de pessoas conectadas, com o celular consolidado como o principal meio de acesso à internet no país.
“Em vez de proibir o uso, o desafio é ensinar os estudantes a aproveitarem o potencial do tempo de tela do celular como um instrumento de aprendizado portátil.

tempo de tela

Com pequenas mudanças de hábito, é possível transformar o tempo de tela em uma rotina de estudos mais inteligente e flexível”, explica Amanda Irizaga, gerente de Conteúdo Educacional da Start by Alura, solução pedagógica voltada à educação digital.


A seguir, Amanda lista cinco atitudes práticas para transformar o tempo de tela no celular e outros gadgets em um aliado da aprendizagem:

1 – Aposte em aplicativos de anotações e revisão inteligente:

Ferramentas como Evernote, Notion e Quizlet ajudam a criar resumos personalizados, mapas mentais e flashcards interativos, facilitando a memorização de conceitos e fórmulas. Além disso, eles também servem como poderosos aliados para a organização: é possível criar listas de estudo, cronogramas de tarefas e listas de metas, transformando o celular em uma central de gerenciamento escolar. Ademais, permitem sincronização em nuvem, sincronização entre dispositivos e busca por palavras-chave, tornando o estudo mais organizado e acessível em qualquer momento.

2 – Explore recursos multimídia:

Leitura e escrita não são as únicas formas de aprendizado. Podcasts, videoaulas e audiobooks são excelentes alternativas para quem busca estudar em outros formatos e aproveitar melhor os momentos do dia a dia, como em deslocamentos, na academia, ou antes de dormir, permitindo que o conhecimento aconteça em qualquer lugar e momento.

3 – Transforme o feed em fonte de aprendizado:

Redes sociais também podem ser grandes aliadas aos estudos, tudo depende de como, e da escolha do que consumir. Transforme as redes num espaço de aprendizado, incluindo professores, alunos que estão em processos seletivos e influenciadores da educação úteis para o seu desenvolvimento, aprendendo de forma leve e criativa. Perfis no TikTok, Instagram e YouTube sobre atualidades, história, idiomas e ciências podem ajudar a aprender sem sair do entretenimento.

4 – Digitalize materiais e leve os estudos para onde for:

Manter os estudos organizados é fundamental para otimizar o tempo e o aprendizado — e a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. Escaneie resumos e anotações por meio de aplicativos que te permitem revisar esse conteúdo a qualquer momento como CamScanner, Adobe Scan e o Google Drive. Assim, o estudante tem acesso rápido aos próprios materiais, em um só lugar.

5 – Cuide do conforto visual:

Para leituras prolongadas, o conforto visual faz toda a diferença para manter o foco e o rendimento. Ative filtros de luz azul para tornar a leitura mais confortável e evitar o cansaço, contribuindo com o ritmo e desempenho. Esses filtros ajustam a tonalidade da tela, diminuindo a emissão de luz azul que interfere na qualidade do sono e provoca fadiga visual.


“Quando os estudantes aprendem a usar os recursos digitais com intencionalidade, a tecnologia deixa de ser um obstáculo e passa a ser um meio para potencializar a aprendizagem”, reforça Amanda.


Sobre a Start by Alura


Fundada em 2017, a Start by Alura é uma solução pedagógica completa que apoia e dá suporte a escolas para desenvolverem o pensamento computacional e habilidades digitais de forma curricular para estudantes do Ensino Infantil ao Médio, em linha com as exigências da BNCC de Computação.

Pioneira no universo de conteúdo em tecnologia para a educação básica, a iniciativa prepara os estudantes para as demandas de uma sociedade cada vez mais tecnológica, fortalecendo suas habilidades em lidar com o mundo digital e fortalecendo a criatividade e outras habilidades, abrindo portas para carreiras em tecnologia existentes e que ainda serão criadas.

Parte do Grupo Alun, formado por Alura, FIAP, PM3 e StartSe, a Start by Alura integra o maior ecossistema de educação em negócios e tecnologia da América Latina.

Mais informações no site oficial da marca.

    Você também pode gostar

    Deixe um Comentário

    Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações