No novo relatório Cinco Tendências para 2026, o IBM Institute for Business Value (IBV) identifica as estratégias que irão fortalecer ainda mais a vantagem competitiva das empresas no próximo ano. Desde transformar a volatilidade em oportunidade até potencializar o uso da IA, bem como impulsionar a computação quântica.
1 – A tomada de decisão rápida transformará a disrupção em oportunidade, mas o sucesso depende de uma IA atuante não somente assistente:
- 99% dos executivos na América Latina afirmam que precisam tomar decisões cada vez mais rápidas, e 98% disseram que as decisões mais críticas que tomaram em 2025 foram corretas;
· 85% dos executivos na região destacam que perderão vantagem competitiva se não conseguirem operar em tempo real;
· Um em cada quatro entrevistados afirma que sua organização teve agentes de IA tomando ações independentes em 2025 (dado global), e 69% na América Latina esperam contar com essa capacidade até o final de 2026.¹
· No entanto, 40% (dado global) confirmam que as iniciativas de agentes de IA foram bem-sucedidas em 2025, segundo métricas objetivas. ²
2 – Os colaboradores já não temem a IA e querem adotá-la, mesmo com mudanças significativas em seus papéis:
- 61% dos colaboradores globalmente esperam que seus papéis mudem significativamente em 2026 devido às novas tecnologias, e ainda mais (81%) confiam que conseguirão acompanhar os avanços futuros;
- 63% (dado global) trabalhariam com um agente de IA e aproximadamente metade (48%) se sentiria confortável sendo gerenciada por um;
- 61% (dado global) dizem que a IA torna seu trabalho menos rotineiro e mais estratégico;
- Apesar de 62% dos executivos na América Latina afirmarem que os colaboradores estão apreensivos com mudanças nos processos e responsabilidades, 88% no mundo confirmam que a IA está transformando a cultura corporativa positivamente.
3 – Os consumidores aceitam falhas, mas confiança e transparência continuam inegociáveis:
- 56% dos consumidores ao redor do mundo dizem que estão entusiasmados com serviços inovadores habilitados por IA que aceitariam falhas;
- 89% dos consumidores globais querem saber quando interagem com IA;
- 95% dos executivos na América Latina destacam que a confiança do consumidor na IA definirá o sucesso de novos produtos e serviços;
- Quatro em cada cinco executivos dizem que confiariam menos em uma marca se ela ocultasse intencionalmente o uso de IA (dado global);
- Dois terços mudariam de marca, e metade pagaria mais para evitar IA oculta (dado global).
4 – Resiliência e soberania da IA serão essenciais enquanto as organizações protegem seus recursos de computação:
- 87% dos executivos na América Latina afirmam que a soberania da IA deve fazer parte da estratégia empresarial para 2026;
- Quando questionados sobre a dependência excessiva de recursos de computação em certas regiões, 54% na região concordaram.
5 – A IA impulsionada pela computação quântica exigirá colaboração no ecossistema e as organizações mais preparadas já estão tendo vantagem competitiva:
- Organizações abertas à adoção de computação quântica têm três vezes mais probabilidade de atuar em múltiplos ecossistemas do que outras organizações (dado global);
- 71% dos executivos na América Latina dizem que parceiros aceleram a adoção tecnológica, e 74% afirmam que os dados desse ecossistema melhoram os resultados dos negócios;
- Na América Latina, 88% dos executivos destacam que parceiros do ecossistema ajudam suas organizações no impacto da disrupção.
Metodologia do estudo
Para identificar as tendências-chave no cenário empresarial em 2026, o IBM Institute for Business Value realizou um estudo de dupla perspectiva composto por duas pesquisas em larga escala: uma com altos executivos e outra com consumidores. A pesquisa com executivos incluiu 1.028 líderes C-Level de grandes organizações em 20 setores. Para complementar a visão executiva, a pesquisa com consumidores coletou respostas de 8.500 colaboradores com diferentes níveis de conhecimento sobre IA, desde compreensão básica até especialistas. Foram utilizadas estatísticas descritivas para identificar tendências e análises de regressão sobre os dados executivos para descobrir fatores que influenciam diversas perspectivas estratégicas.
¹ baseado em achados do estudo IBM IBV: O ascenso estratégico da IA agente (outubro 2025)
² baseado em dados não publicados do estudo IBM IBV: O ascenso estratégico da IA agente (outubro 2025).
Fonte: https://brasil.newsroom.ibm.com/