Home Noticias Cinco Tendências para 2026 – América Latina

Cinco Tendências para 2026 – América Latina

por admin

No novo relatório Cinco Tendências para 2026, o IBM Institute for Business Value (IBV) identifica as estratégias que irão fortalecer ainda mais a vantagem competitiva das empresas no próximo ano. Desde transformar a volatilidade em oportunidade até potencializar o uso da IA, bem como impulsionar a computação quântica.

1 – A tomada de decisão rápida transformará a disrupção em oportunidade, mas o sucesso depende de uma IA atuante não somente assistente:

  • 99% dos executivos na América Latina afirmam que precisam tomar decisões cada vez mais rápidas, e 98% disseram que as decisões mais críticas que tomaram em 2025 foram corretas;

·      85% dos executivos na região destacam que perderão vantagem competitiva se não conseguirem operar em tempo real;

·      Um em cada quatro entrevistados afirma que sua organização teve agentes de IA tomando ações independentes em 2025 (dado global), e 69% na América Latina esperam contar com essa capacidade até o final de 2026.¹

·      No entanto, 40% (dado global) confirmam que as iniciativas de agentes de IA foram bem-sucedidas em 2025, segundo métricas objetivas. ²

2 – Os colaboradores já não temem a IA e querem adotá-la, mesmo com mudanças significativas em seus papéis:

  • 61% dos colaboradores globalmente esperam que seus papéis mudem significativamente em 2026 devido às novas tecnologias, e ainda mais (81%) confiam que conseguirão acompanhar os avanços futuros;
  • 63% (dado global) trabalhariam com um agente de IA e aproximadamente metade (48%) se sentiria confortável sendo gerenciada por um;
  • 61% (dado global) dizem que a IA torna seu trabalho menos rotineiro e mais estratégico;
  • Apesar de 62% dos executivos na América Latina afirmarem que os colaboradores estão apreensivos com mudanças nos processos e responsabilidades, 88% no mundo confirmam que a IA está transformando a cultura corporativa positivamente.

3 – Os consumidores aceitam falhas, mas confiança e transparência continuam inegociáveis:

  • 56% dos consumidores ao redor do mundo dizem que estão entusiasmados com serviços inovadores habilitados por IA que aceitariam falhas;
  • 89% dos consumidores globais querem saber quando interagem com IA;
  • 95% dos executivos na América Latina destacam que a confiança do consumidor na IA definirá o sucesso de novos produtos e serviços;
  • Quatro em cada cinco executivos dizem que confiariam menos em uma marca se ela ocultasse intencionalmente o uso de IA (dado global);
  • Dois terços mudariam de marca, e metade pagaria mais para evitar IA oculta (dado global).

4 – Resiliência e soberania da IA serão essenciais enquanto as organizações protegem seus recursos de computação:

  • 87% dos executivos na América Latina afirmam que a soberania da IA deve fazer parte da estratégia empresarial para 2026;
  • Quando questionados sobre a dependência excessiva de recursos de computação em certas regiões, 54% na região concordaram.

5 – A IA impulsionada pela computação quântica exigirá colaboração no ecossistema e as organizações mais preparadas já estão tendo vantagem competitiva:

  • Organizações abertas à adoção de computação quântica têm três vezes mais probabilidade de atuar em múltiplos ecossistemas do que outras organizações (dado global);
  • 71% dos executivos na América Latina dizem que parceiros aceleram a adoção tecnológica, e 74% afirmam que os dados desse ecossistema melhoram os resultados dos negócios;
  • Na América Latina, 88% dos executivos destacam que parceiros do ecossistema ajudam suas organizações no impacto da disrupção.

Metodologia do estudo
Para identificar as tendências-chave no cenário empresarial em 2026, o IBM Institute for Business Value realizou um estudo de dupla perspectiva composto por duas pesquisas em larga escala: uma com altos executivos e outra com consumidores. A pesquisa com executivos incluiu 1.028 líderes C-Level de grandes organizações em 20 setores. Para complementar a visão executiva, a pesquisa com consumidores coletou respostas de 8.500 colaboradores com diferentes níveis de conhecimento sobre IA, desde compreensão básica até especialistas. Foram utilizadas estatísticas descritivas para identificar tendências e análises de regressão sobre os dados executivos para descobrir fatores que influenciam diversas perspectivas estratégicas.
¹ baseado em achados do estudo IBM IBV: O ascenso estratégico da IA agente (outubro 2025)
² baseado em dados não publicados do estudo IBM IBV:
 O ascenso estratégico da IA agente (outubro 2025).

 

Fonte: https://brasil.newsroom.ibm.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações